Início » Negócios » Apple estaria preparando iPhones e iPads sem nenhum chip da Qualcomm

Apple estaria preparando iPhones e iPads sem nenhum chip da Qualcomm

Por
2 anos atrás

Não é exatamente fácil acompanhar a disputa entre Apple e Qualcomm: ela se tornou um emaranhado confuso de acusações e processos judiciais. No entanto, é fácil entender que as duas empresas estão bem irritadas uma com a outra.

Desta vez, segundo o Wall Street Journal, a Apple estaria projetando iPhones e iPads sem chipsets da Qualcomm: em vez disso, os futuros dispositivos usariam modems da Intel e da MediaTek.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Por muitos anos, a Apple só usava modems da Qualcomm. Isso mudou no ano passado: alguns modelos do iPhone 7 e 7 Plus têm modems da Intel, assim como o iPhone 8 e 8 Plus. Agora, parece que ela quer cortar um de seus principais fornecedores.

Uma fonte diz ao WSJ que a Qualcomm não forneceu um software crítico para testar seus chips em protótipos do iPhone e iPad. A empresa afirma, no entanto, que seu “modem que poderia ser usado na próxima geração do iPhone já foi totalmente testado e lançado para a Apple”.

A mudança de fornecedores pode ser problemática. Especialistas em semicondutores dizem que os modems da Intel e da MediaTek têm desempenho inferior aos da Qualcomm em áreas como velocidade de download. Este mês, ela demonstrou seu chip capaz de atingir 1 Gb/s; as concorrentes ainda não chegaram lá.

Em janeiro, a Apple processou a Qualcomm em US$ 1 bilhão, alegando que ela cobrou valores abusivos por royalties do iPhone. Em abril, a Qualcomm processou a Apple, acusando-a de limitar o desempenho de seus modems no iPhone 7 para favorecer a Intel. Mais recentemente, a fabricante de processadores entrou com uma ação na China para interromper a produção de iPhones no país.

Com informações: Wall Street Journal, Engadget.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.