Não é exatamente fácil acompanhar a disputa entre Apple e Qualcomm: ela se tornou um emaranhado confuso de acusações e processos judiciais. No entanto, é fácil entender que as duas empresas estão bem irritadas uma com a outra.

Desta vez, segundo o Wall Street Journal, a Apple estaria projetando iPhones e iPads sem chipsets da Qualcomm: em vez disso, os futuros dispositivos usariam modems da Intel e da MediaTek.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

Por muitos anos, a Apple só usava modems da Qualcomm. Isso mudou no ano passado: alguns modelos do iPhone 7 e 7 Plus têm modems da Intel, assim como o iPhone 8 e 8 Plus. Agora, parece que ela quer cortar um de seus principais fornecedores.

Uma fonte diz ao WSJ que a Qualcomm não forneceu um software crítico para testar seus chips em protótipos do iPhone e iPad. A empresa afirma, no entanto, que seu “modem que poderia ser usado na próxima geração do iPhone já foi totalmente testado e lançado para a Apple”.

A mudança de fornecedores pode ser problemática. Especialistas em semicondutores dizem que os modems da Intel e da MediaTek têm desempenho inferior aos da Qualcomm em áreas como velocidade de download. Este mês, ela demonstrou seu chip capaz de atingir 1 Gb/s; as concorrentes ainda não chegaram lá.

Em janeiro, a Apple processou a Qualcomm em US$ 1 bilhão, alegando que ela cobrou valores abusivos por royalties do iPhone. Em abril, a Qualcomm processou a Apple, acusando-a de limitar o desempenho de seus modems no iPhone 7 para favorecer a Intel. Mais recentemente, a fabricante de processadores entrou com uma ação na China para interromper a produção de iPhones no país.

Com informações: Wall Street Journal, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Uriel Dos Santos Souza
O povo não pensa. A media Tek pode ter um salto que qualidade com um cliente que pede qualidade. A empresa não vai fazer coisa boa se ninguém paga por isso. neh!
Uriel Dos Santos Souza
Isso poderia fazer a Media Tek melhorar sua capacidade. Para poder fornecer algo bom pra maçã
Arthur Estevam
Essa maçã tá enchendo de minhoca.
Murilo Rafael De Mello
Calma meu jovem, esse é um ambiente saudável de discussão
joao silva
Cada um tenta ocupar um espaço,se você tem demanda por produtos de "segunda linha",você faz eles.No momento que eles tiverem demanda para produtos de "primeira linha",elas fazerem. Normalmente ter um produto bom ou ruim depende do mercado,tem gente que paga 4 mil reais para ter um produto bom,porém outros prefere pagar 1mil reais mesmo tendo um produto ruim
jacob
Esse orgulho dela ainda vai custar caro.
samuel voltolini
Provavelmente não, pra ele ficar falando merda assim...
Marcus Araújo
MediaTek ainda é vista muito como empresa de segunda linha, não uma concorrente à altura da Intel e da Qualcomm, que já estão bem estabelecidas no mercado. Isso por culpa da própria MediaTek. Vamos ver como essa "parceria" será de fato e se haverá uma virada positiva para a MediaTek.
Senhor Bean
E isso afeta os resultados brutos de processamento? Já viu os resultados do A11 Bionic? Já comparou com os resultados do Snapdragon 835?
McLovin
E o modem não fica dentro do SoC?
Paul
MediaTek? A Apple confiando na MediaTek e na LG pra as telas OLED. Muito bem Apple... very good, fine. Hahaha
Kick
Mediatek?!
Senhor Bean
Não sendo o processador, tá de boa.
Jonas S. Marques
Não sei onde entraria Mediatek nisso aí mas seria bem engraçado ver iPhone vindo com modem usado em aparelho de entrada Android.