Início » Aplicativos e Software » Microsoft testa desbloqueio de PCs com leitor de digitais no smartphone

Microsoft testa desbloqueio de PCs com leitor de digitais no smartphone

Felipe Ventura Por

Esta semana, a Microsoft lançou uma nova prévia do Windows 10 com uma enorme lista de pequenos ajustes. São melhorias nas configurações, no navegador Edge, e também na forma como você faz login.

A Microsoft está testando login sem senha através do aplicativo Authenticator. Ao configurar uma instalação limpa do Windows 10 S, você poderá escolher a autenticação pelo app. Então, você usará o leitor de digitais em seu smartphone para autorizar o login.

Se acontecer algo com seu smartphone, é possível usar um PIN como método alternativo. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para o Windows 10 S, versão que só roda apps instalados a partir da Microsoft Store.

A Samsung permite usar smartphones Galaxy para desbloquear PCs com a digital. Enquanto isso, a solução da Microsoft funciona até mesmo com iPhones.

Quanto às configurações, o Windows 10 ganhou uma forma nativa de escolher qual GPU cada app vai usar. Por exemplo, o Google Chrome ficaria restrito ao chip gráfico da Intel, enquanto um jogo usaria a placa de vídeo.

Sim, isso já era possível nos painéis de controle da AMD e Nvidia, mas está sendo incorporado ao sistema. A Microsoft avisa que essa nova configuração do Windows tem prioridade sobre o que você escolheu no Painel de controle da Nvidia ou AMD Catalyst.

Além disso, o Windows permite emparelhar dispositivos Bluetooth com apenas um clique. Quando um hardware compatível for detectado nas proximidades, o sistema exibe uma notificação ao usuário.

Isso funciona com o Surface Precision Mouse e alguns acessórios da Logitech e Nordic. O Google também está trabalhando para facilitar o emparelhamento Bluetooth, mas no Android.

O Microsoft Edge permite imprimir páginas sem anúncios e elementos desnecessários. Além disso, é possível acessar a barra de endereços no modo tela cheia (F11), deslizando o mouse até a parte superior da tela (ou arrastando o dedo a partir da borda superior).

A barra de jogo (Game Bar) ganhou um novo visual. Ela tem botões para acessar suas gravações, ativar microfone e câmera, e checar o horário. Também é possível escolher entre temas claro ou escuro.

O Windows Defender agora aparece nas configurações, na seção "Segurança do Windows". Dispositivos compatíveis com HDR poderão ativar esse recurso mesmo se não forem calibrados de fábrica. E ficou mais fácil controlar o Windows com os olhos, incluindo rolar conteúdo e acessar rapidamente o menu Iniciar, Visão de Tarefas e configurações.

A lista completa de novidades está aqui. Para usar a build 17093, você precisa entrar no programa Windows Insider.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhon
Será que isso é realmente mais prático? Não uso Windows, mas acho que usaria uma senha fácil (tipo o pin) pra logar.
paulo yan
Mas já tá disponível? Estou com a última versão estável e até agora não apareceu por aqui.
Murilo
Caramba!

Adições substanciais que podem mudar sensivelmente a forma de utilizar o sistema!

No aguardo por builds mais estáveis antes de testar...
Paul
É versão Insider(beta)...
Algumas coisas mudam na versão final.
Paul
É bem legal essa abordagem que o TB vem dando ultimamente à essas novidades do Insider Preview.
Só vemos isso normalmente em lugares ''dedicados''. O curioso é que ñ é post do Vitor Mikaelson. :v

PS: Windows Team(Ergh), WC etc...
John Smith
A Microsoft tem o mesmo recurso pra login nas contas (até melhor que o do Google), mas ainda não é usado como entrada no Windows.
LekyChan
bem legal, mas eu adoraria que isso fosse compartível com o lastpass
Wilde(r)
eles liberam para que fiquemos mais atados ao sistema que nos aprisiona? to fora.
Wilde
eles liberam para que fiquemos mais atados ao sistema que nos aprisiona? to fora.
Ígor Moreira
Eu uso esse recurso nos sites e todos os apps que autenticam com login microsoft faz bem mais de um ano. Já estava na hora de chegar para o login do Windows.
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓
Pode ser desativado, tanto a nível de sistema quanto em certos apps que por acaso ofereçam essa opção, caso do myTube.
Jack Silsan ?
Pode ser desativado, tanto a nível de sistema quanto em certos apps que por acaso ofereçam essa opção, caso do myTube.
Alberto Carneiro
O Google já faz isso com os Chromebooks.
John Smith
Se refere ao Fluent Design que já está sendo aplicado ao sistema?
John Smith
Entrei esperando ler só sobre o desbloqueio com leitor de digitais no smartphone e encontrei uma matéria falando de vários novos recursos sendo testados, hehe.
tuneman
Para o login, poderia incluir tambem um prompt na tela do smartphone como o Google já faz.
Tenente Figueiredo
Melhor SO.
paulo yan
E aquele efeito translúcido na imagem da barra de menus?
Caleb Enyawbruce
Yes! Yesss!! Era o que eu sempre quis... Espero que o uso do leitor de digitais ou outras tecnologias biométricas funcionem também em apps e sites, pra quem sabe acabar de vez com as senhas.