Esta semana, a Microsoft lançou uma nova prévia do Windows 10 com uma enorme lista de pequenos ajustes. São melhorias nas configurações, no navegador Edge, e também na forma como você faz login.

A Microsoft está testando login sem senha através do aplicativo Authenticator. Ao configurar uma instalação limpa do Windows 10 S, você poderá escolher a autenticação pelo app. Então, você usará o leitor de digitais em seu smartphone para autorizar o login.

Se acontecer algo com seu smartphone, é possível usar um PIN como método alternativo. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para o Windows 10 S, versão que só roda apps instalados a partir da Microsoft Store.

A Samsung permite usar smartphones Galaxy para desbloquear PCs com a digital. Enquanto isso, a solução da Microsoft funciona até mesmo com iPhones.

Quanto às configurações, o Windows 10 ganhou uma forma nativa de escolher qual GPU cada app vai usar. Por exemplo, o Google Chrome ficaria restrito ao chip gráfico da Intel, enquanto um jogo usaria a placa de vídeo.

Sim, isso já era possível nos painéis de controle da AMD e Nvidia, mas está sendo incorporado ao sistema. A Microsoft avisa que essa nova configuração do Windows tem prioridade sobre o que você escolheu no Painel de controle da Nvidia ou AMD Catalyst.

Além disso, o Windows permite emparelhar dispositivos Bluetooth com apenas um clique. Quando um hardware compatível for detectado nas proximidades, o sistema exibe uma notificação ao usuário.

Isso funciona com o Surface Precision Mouse e alguns acessórios da Logitech e Nordic. O Google também está trabalhando para facilitar o emparelhamento Bluetooth, mas no Android.

O Microsoft Edge permite imprimir páginas sem anúncios e elementos desnecessários. Além disso, é possível acessar a barra de endereços no modo tela cheia (F11), deslizando o mouse até a parte superior da tela (ou arrastando o dedo a partir da borda superior).

A barra de jogo (Game Bar) ganhou um novo visual. Ela tem botões para acessar suas gravações, ativar microfone e câmera, e checar o horário. Também é possível escolher entre temas claro ou escuro.

O Windows Defender agora aparece nas configurações, na seção “Segurança do Windows”. Dispositivos compatíveis com HDR poderão ativar esse recurso mesmo se não forem calibrados de fábrica. E ficou mais fácil controlar o Windows com os olhos, incluindo rolar conteúdo e acessar rapidamente o menu Iniciar, Visão de Tarefas e configurações.

A lista completa de novidades está aqui. Para usar a build 17093, você precisa entrar no programa Windows Insider.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhon
Será que isso é realmente mais prático? Não uso Windows, mas acho que usaria uma senha fácil (tipo o pin) pra logar.
paulo yan
Mas já tá disponível? Estou com a última versão estável e até agora não apareceu por aqui.
Murilo
Caramba! Adições substanciais que podem mudar sensivelmente a forma de utilizar o sistema! No aguardo por builds mais estáveis antes de testar...
Paul
É versão Insider(beta)... Algumas coisas mudam na versão final.
Paul
É bem legal essa abordagem que o TB vem dando ultimamente à essas novidades do Insider Preview. Só vemos isso normalmente em lugares ''dedicados''. O curioso é que ñ é post do Vitor Mikaelson. :v PS: Windows Team(Ergh), WC etc...
John Smith
A Microsoft tem o mesmo recurso pra login nas contas (até melhor que o do Google), mas ainda não é usado como entrada no Windows.
LekyChan
bem legal, mas eu adoraria que isso fosse compartível com o lastpass
Wilde
eles liberam para que fiquemos mais atados ao sistema que nos aprisiona? to fora.
Ígor Moreira
Eu uso esse recurso nos sites e todos os apps que autenticam com login microsoft faz bem mais de um ano. Já estava na hora de chegar para o login do Windows.
Jack Silsan ?
Pode ser desativado, tanto a nível de sistema quanto em certos apps que por acaso ofereçam essa opção, caso do myTube.
Alberto Carneiro
O Google já faz isso com os Chromebooks.
John Smith
Se refere ao Fluent Design que já está sendo aplicado ao sistema?
John Smith
Entrei esperando ler só sobre o desbloqueio com leitor de digitais no smartphone e encontrei uma matéria falando de vários novos recursos sendo testados, hehe.
tuneman
Para o login, poderia incluir tambem um prompt na tela do smartphone como o Google já faz.
Tenente Figueiredo
Melhor SO.
Exibir mais comentários