Como usar o Google Tradutor offline? Saiba fazer traduções sem internet

Usar o Google Tradutor offline significa adotar o aplicativo como um dicionário de bolso para traduzir textos, frases ou palavras, mesmo sem conexão com a internet

Lupa Charleaux Lucas Lima

Você pode usar o Google Tradutor offline ao baixar pacotes de idiomas no aplicativo para celulares Android e iPhone. Assim, você terá um “dicionário de bolso” para fazer traduções rápidas quando estiver sem internet.

É possível usar o app offline para traduzir palavras ou frases nas línguas baixadas no telefone. A ferramenta também permite traduzir textos em imagens usando a câmera do próprio celular.

Assim, o Tradutor offline é um ótimo aplicativo para viagens internacionais. Você pode usar o app para conversar com pessoas em outros idiomas e identificar informações em placas, mesmo se estiver sem sinal de rede móvel ou Wi-Fi.

A seguir, veja o passo a passo para usar o Google Tradutor offline no Android e no iPhone.

1. Abra a lista de idiomas do Google Tradutor

Abra o aplicativo do Google Tradutor no seu celular Android ou iPhone. Então, toque em uma das opções de idioma, na parte inferior da tela, para abrir a lista de línguas disponíveis para tradução.

2. Baixe um pacote de idioma no Google Tradutor

Toque no ícone de seta para baixo, ao lado direito de uma das opções, para baixar o pacote do idioma para uso do tradutor offline. Em seguida, toque em “Fazer o download” no menu pop-up e aguarde a conclusão.

Importante: o idioma inglês está disponível offline por padrão no Google Tradutor.

3. Teste o Google Tradutor offline no Android ou iPhone

Desative as conexões Wi-Fi e móvel do seu telefone e volte a tela inicial do Google Tradutor. Toque no campo “Digite o texto” para escrever uma palavra ou frase para ser traduzida do português para o inglês, por exemplo.

4. Inverta o idioma da tradução

Toque no ícone com setas, no meio das opções de idiomas na parte inferior da tela, para traduzir um texto do inglês para português ou outra língua que você baixou o pacote.

5. Use o Google Lens offline no celular

Toque no botão “Câmera”, no canto inferior direito da tela inicial do Tradutor, para abrir o Google Lens. Então, mire a câmera do celular para uma imagem com texto em outro idioma para o aplicativo traduzir o conteúdo para a língua que você deseja.

Quais recursos do Google Tradutor podem ser usados offline?

Ao baixar os pacotes de idiomas do Google Tradutor, você pode usar alguns recursos sem precisar de conexão com a internet:

  • Tradução de textos: digite ou cole qualquer texto para traduzir para os idiomas baixados. O recurso também funciona como um dicionário completo;
  • Google Lens: use a câmera do seu celular para traduzir textos em imagens, como placas, menus e rótulos de produtos, para os idiomas baixados no app.

Posso baixar qualquer idioma offline no Google Tradutor?

Nem todos os 243 idiomas do Google Tradutor estão disponíveis para uso offline. Contudo, os idiomas mais comuns, como, inglês, espanhol, francês, chinês, alemão, italiano, russo, japonês e português, podem ser baixados para traduzir textos sem precisar de internet.

Dá para usar o Google Tradutor offline no PC?

Não é possível usar o Google Tradutor offline no PC. A versão web do aplicativo precisa estar conectado à internet para acessar a base de dados do Google e realizar as traduções.

Relacionados

Escrito por

Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.