Início » Celular » Testamos o 5G da Oi em Búzios, no Rio de Janeiro

Testamos o 5G da Oi em Búzios, no Rio de Janeiro

Experiência com 5G está aberta para qualquer visitante até o final de março; operadora lança 4,5G e fibra óptica em Búzios

Lucas Braga Por

A Oi está realizando um projeto-piloto do 5G na pequena cidade de Búzios, no interior do Rio de Janeiro. A operadora montou uma rede temporária e abriu uma experiência para jornalistas e visitantes degustarem a tecnologia. Além disso, a operadora está lançando banda larga e TV por assinatura IPTV utilizando fibra óptica.

Experiência de 5G

A operadora montou uma rede utilizando a frequência de 3,5 GHz para testes. Os equipamentos da estação rádio-base de tecnologia 5G foram instalados na Praça da Ferradura e estão conectados à rede de fibra da Oi.

Foto: Divulgação/Oi

Equipamentos de antena 5G da Huawei

Não é tão simples testar o 5G, principalmente devido à ausência de aparelhos compatíveis no Brasil. Para demonstrar a tecnologia, a Oi apostou em uma experiência de holografia através do Microsoft HoloLens, na qual duas pessoas conseguem usar o headset de realidade mista conectado à rede.

Como o HoloLens não possui suporte a 5G, a solução adotada pela operadora foi manter dois CPEs, ou seja, roteadores que se conectam à rede 5G e compartilham a conexão através de Wi-Fi. Cada headset se conectava a um dos CPEs.

Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

CPE 5G da Huawei

A gente já sabe que o foco de 5G não é velocidade, e sim latência, disponibilidade, eficiência e suporte a dispositivos de Internet das Coisas. Mas conectei meu celular pessoal na rede Wi-Fi gerada pelo CPE 5G e consegui atingir velocidades de download acima da casa de 300 Mb/s para um servidor em São Paulo. A latência foi de 28 ms.

Para uma tecnologia que promete velocidades em nível gigabit, 300 Mb/s pode parecer um resultado medíocre, mas é necessário levar em conta a banda disponibilizada pela fibra óptica, a qualidade da rede Wi-Fi gerada pelo CPE e do smartphone e a forma como foi testada – havia outros dispositivos conectados no Wi-Fi –, além de que os testes eram realizados em um container metálico fechado.

Durante a demonstração, Laone Poletto, diretor de planejamento de Core e Transmissão da Oi, estava presente. Ele relata que as frequências de ondas milimétricas, que começam a partir de 28 GHz, permitiriam velocidades ainda maiores. O executivo não comentou sobre o leilão de frequências para o 5G da Anatel, que acontecerá em março de 2020.

Questionado sobre a escolha de Búzios para a realização dos testes, Poletto destacou que a cidade é um polo de turistas brasileiros e estrangeiros que vão aproveitar a região.

Oi expande rede 4,5G

Além de testar o 5G, a Oi expandiu o 4,5G para a cidade de Búzios. Poletto explica que a operadora está utilizando 10 MHz de espectro na banda de 1,8 GHz, 10 MHz na banda de 2,1 GHz e outros 10 MHz na banda de 2,6 GHz, num arranjo com MIMO 4×4 e modulação 256QAM.

Com isso, a Oi chega a 26 cidades com 4,5G. Poletto também informou que as estações rádio-base com 4,5G estão “praticamente prontas” para atualização para o 5G, o que já anteciparia investimentos a serem feitos no futuro.

Em testes, foi possível atingir velocidade de download de 64 Mb/s e 9,52 Mb/s de upload utilizando uma linha pré-paga com plano Oi Livre em um Samsung Galaxy Note 8.

Oi Fibra chega a Búzios com velocidades de até 200 Mb/s

Além dos testes em 5G e ativação de 4,5G, a Oi também lança o serviço de TV por assinatura via IP e banda larga fixa em Búzios. O serviço já está disponível para 90% das residências da cidade e oferece velocidades de 50 Mb/s até 200 Mb/s, com upload variando entre 5 Mb/s e 15 Mb/s.

Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Município de Armação dos Búzios/RJ

Na cidade, a Oi enfrenta uma forte concorrência de serviços fixos: durante o curto período em que estive lá, observei pelo menos dois provedores locais, além da forte presença da NET, que também utiliza fibra óptica até a casa do cliente (ao contrário da maioria dos locais onde ela atua).

Além da experiência de 5G, a operadora também dispõe de outro container com degustação do serviço Oi Fibra, onde o cliente pode experimentar a velocidade de 100 Mb/s para jogar Fortnite e assistir Netflix em resolução 4K. Em um terceiro container, o cliente pode contratar esses serviços, caso queira. A primeira loja própria da Oi na cidade será inaugurada em abril na região do Centro.

Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Pop-up de degustação e contratação de Oi Fibra

Os espaços para testes do 5G e Oi Fibra estarão disponíveis para visitantes até o final do mês de março, entre 16h e 21h, e ficam localizados na Praça da Ferradura.

Lucas Braga viajou para Armação dos Búzios a convite da Oi.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriela Gabi

A oi não esta preparada nem pro 3G e quer fala do 5G piada mesmo...

Will F.

MELHOR COMENTARIO ! Parabens !
maduro e inteligente e de toca exatamente nos pontos que interessa ! ao controrio de "brasileirinhos mimadinhos" sempre se sentindo vitima e achando que tem "direitos" a tudo e comentando sobre o resto do mundo, como se soubessem a realidade...

Caio Tudisco

onde eu moro não pega nem 2G, eles vendem plano de celular com internet que não funciona.
Pode qualquer um que duvidar vir em Jacutinga/MG testar.

Gabriel

Isso pq é a operadora que tem menos cidades cobertas com 4G e que inclusive ficou fora do leilão do 700Mhz que era ESSENCIAL para ela visto que tem um alcance muito maior.

Esse 5G é uma piada.

Gabriel

Né??? Agora eu entendo o pq a OI quebrou. Enquanto isso existem várias cidades que dependem somente da OI e vivem com 1mbps da vida. A OI preferem investir em cidades que já possuem fibra de outras operadoras. Enquanto isso, outras cidades que dependem somente dela que se #$%¨&

Eles são tão cara de pau QUE essa semana INTEIRA me ligaram oferecendo "FIBRA" sendo que na verdade é um lixo de um "ADSL 10mbps", sendo que eu disse milhões de vezes que já tenho internet, inclusive fibra de uma operadora local que oferece mais que o triplo da velocidade deles. Até a (ex - GVT) Vivo oferece uma velocidade bem maior aqui. Provavelmente o armário deles deve estar vazio e ficam enchendo o saco com as ligações. Hoje em dia eu só assinaria OI se não tivesse nenhuma opção.

Helio Almeida

Permita-me discordar. Ela não fez nada em relação ao 5G a não ser difamar a tecnologia porque nem 5G é de verdade.

Lucas Henrique

Cara, tem tudo a ver sim,
A OI ate o momento é a unica que esta fazendo alguma coisa refente ao 5G.
Mesmo que em varias outras cidades é uma bosta.

Luiz Henrique

Enquanto isso continuam com o patético ADSL de 15MB na minha cidade

Luiz Henrique

"a Oi tem espectro de frequência limitado"

Teve leilão de frequência pro 4G, se ela não participou o problema é dela

Kang Otro ✓

Respeita a nova Tecnologia 5G(...Wi-Fi) da Oi amigo ...

Djalma

Parabéns ao autor por conjugar os verbos no futuro do presente. Coisa rara de se ler nas matérias jornalistícas atuais.

Powar

Pessoal nem sabe distinguir 5G movel de 5Ghz Wi-Fi ..... Fico surpreso mais não espantado com tantos comentários .... A ignorância dói ....

Entendo que 4G, 4.5G .. ainda tem muito potencial .. 5G pode estar distante .. mais esta demostração de 5G em Búzios é bem interessante...

biscoitao

por aqui a oi não funciona nem no 3g

Pablo Teixeira

Primeira coisa que pensei kkkk.

Yago G. Oliveira

Pessoal acha que 5G foi feito pra melhorar sinal e usar em qualquer lugar.

Exibir mais comentários