Início » Telecomunicações » TIM instala antena 5G da Huawei para testes em Florianópolis

TIM instala antena 5G da Huawei para testes em Florianópolis

TIM testa 5G na frequência de 3,5 GHz em Santa Catarina; Claro e Oi pedem que Brasil não entre na guerra entre EUA e Huawei

Felipe Ventura Por

TIM está realizando testes do 5G em Florianópolis (SC) na frequência de 3,5 GHz: a operadora quer desenvolver um centro de referência na cidade, para oferecer serviços na rede de próxima geração voltados especialmente para a Internet das Coisas, em áreas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Agricultura Inteligente. O projeto é feito em parceria com a Huawei e com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).

Os testes foram anunciados nesta quarta-feira (22), durante o Painel Telebrasil 2019 em Brasília. O primeiro leilão do 5G será realizado pela Anatel em março de 2020; a TIM estima que a rede móvel de próxima geração entrará em operação comercial no Brasil em 2021.

O CEO Pietro Labriola disse que "a TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália". A Telecom Italia já implementou redes 5G nas cidades de Turim, Bari e Matera, assim como na república de San Marino.

A TIM está usando equipamentos da Huawei, empresa que está sob bloqueio comercial dos EUA. A operadora não comenta sobre o assunto, mas Claro e Oi pedem que o Brasil não entre nessa guerra.

"As operadoras já fizeram muitos investimentos nas redes 2G, 3G, 4G e 4,5G usando as tecnologias de todos os fabricantes, como a Huawei, a Nokia e a Ericsson. Seria um inferno se o governo mexer nessa questão", disse José Félix, presidente da Claro Brasil, segundo o TeleSíntese.

TIM faz parcerias para criar produtos baseados no 5G

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil

Um dos desafios do 5G no Brasil é sua viabilidade comercial. Sim, a rede oferece velocidades que ultrapassam 1 Gb/s, mas ela também foi pensada para a Internet das Coisas, na qual vários dispositivos estão conectados ao mesmo tempo.

Por isso, a TIM está fazendo parcerias com empresas e institutos de pesquisa para desenvolver produtos baseados no 5G. A operadora menciona possíveis aplicações para Cidades Inteligentes, Agricultura Inteligente, Indústria 4.0, Carros Autônomos e Realidade Virtual.

Aí entra a parceria com a Fundação CERTI: "estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma 'cidade-laboratório' do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país", diz o diretor técnico Leonardo Capdeville em comunicado.

"Com a instalação do 5G, será possível conectar os postes da cidade para criar uma rede cobrindo todo o município", explica a TIM. "Posteriormente, será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e, com o ambiente preparado, implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras."

A TIM também realiza testes de NB-IoT (Narrowband IoT), especificação do 4G para a Internet das Coisas, em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Campina Grande (PB), respectivamente em parceria com Ericsson e Nokia.

Tecnocast 115 – Para que serve o 5G?

Muita gente ainda pensa que o 5G vai servir apenas para deixar a internet do celular mais rápida. Mas a nova rede deve mudar muita coisa, inclusive a internet fixa que chega hoje em nossas casas. Nesse episódio contamos tudo o que você precisa saber sobre o 5G. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Duzera74
doente mental e ainda recebeu likesdeve ser dos pais
Duzera74
pio aqui...melhor aliassim como todas as operadoras tem áreas cobertas e não cobertascabe ao usuário identificar qual empresa lhe fornece o melhor serviço na região onde mora ou trabalhaEu resido em Campinas/SP e troquei a Claro pela TIM exatamente por isso.
Fabio Santos
A ligação da tim é a pior as vezes leva quase um minuto pra dar uma conexão
Fabio Santos
Esqueceu de citar os parceiros de Trump, bem a internet da Russia e da China nem contam afinal estas já tem um controle massivo com o mundo exterior, aonde liberdade de expressão jamais, usar serviços google,facebook jamais (China), Russia tem menos controles mais também é grande e vai aumentar, índia será a beneficiada por esta guerra Eua vs China, a apple já começou a mexer os pauzinhos pra mudar suas parceiras. Você esqueceu de citar os outros grandes parceiros Venezuela, Coreia do Norte, Cuba só lugar top.
Fabio Santos
Operadoras usaram em grande escala dinheiro do BNDES e agora ficam chorando que não tem como investir e que se entrar acordos estilos de Trump vai dar merda, claro que aqui não havera esta sanção, porém também acho errado usufruir de um dinheiro que deve financiar o pequeno e médio empresário estas gigantes que aprendam usar os bilhões que tem. E se der merda que feche as portas e abra o mercado para outras opções e concorrência.
Fabio Santos
Isto é verdade a rede 3G da tim é péssima quando meu aparelho esta em 3G é praticamente colocar no bolso e esperar um milagre kkk
Fabio Santos
Aqui em Sp o sinal da tim é bom apenas falha muito em ambientes muito fechado e no metrô.
Luizão
falo o morador da cidade jardim
Neo
Os americanos tb são
Gabriel
Moro numa cidade com mais de UM milhão de habitantes e na minha casa não chega sinal da TIM, até o 4G da falida OI chega e até mesmo o da Nextel. A TIM é um lixo sim e ponto. Ainda bem que não dependo somente dela e utilizo outras operadoras. É incrivel 4 operadoras funcionarem com sinal máximo dentro da sua casa, todas com 4G enquanto a TIM não pega nem 2G ¯\_(ツ)_/¯
Rafael Sousa
Aqui em Lisboa as operadoras vendem roteadores ilimitados que recebem o sinal 4G e transformam em wifi. Existem os modelos portáteis que funcionam com energia pela USB e os modelos que dependem de tomada. Os planos são entre 20 - 60 euros. Basta comprar e usar.
wuhkuh
E não é de se delirar demais que após essa questão dos EUA vs China, os países que não entrarem na guerra, tomarem frente no 5G
Leandro Nascimento
A única coisa que eu quero saber da TIM é: QUERO QUE O SINAL QUE EU RECEBO MELHORE PRA EU, ao menos, FAZER LIGAÇÕES!!!!!!
Lobo Solitário
AVISO: NÃO alimentem o troll.
Mas que formidável!
Internet 5GVelocidades que ultrapassam 1GbpsFranquia: 100 mb
joaoserpa
Nunca um nickname fez tanto sentido.
Pedro M
Que mentira. Na Europa países como Alemanha e França estão firmes e fortes na parceria de 5G da Huawei, e ainda não caíram na estratégia comercial dos EUA. Não adianta espernear, a Huawei já está bem na frente com a tecnologia.
Buldego
Isso é sério?Hoje em dia está bem difícil distinguir um comentário debochado de um "sério".
MeninãoBOBO
Depois que o EUA impor sanções ao Brasil... vai começar o mimimimimi povo burro, todo ocidente civilizado deixando de usar HUAWEI ai claro nós BR INDIOS TUPINIQUINS GUARANIS... vamos logo fazendo o oposto, instalando produtos de uma empresa comunista de um pais comunista que não respeita patentes, nem funcionários, sem liberdade e sem escrúpulos ..https://media2.giphy.com/me...
Buldego
Duvido que o bolso deixe de consultar seu astrólogo preferido.
Reginaldo Ribeiro
Em qual estado você mora? Em São Paulo qualquer lugar que você for pega 4g, meus pais moram em uma cidade de 10 mil habitantes na divisa com Minas Gerais e pega 4g até em sítio.
Fabio Felix de Melo
Me digam qual byte transportado por celular, qual ligação realizada por celular não passa por uma dúzia ou mais de equipamentos Huawei?
VolksW4GNER
Na minha cidade a TIM pulou direto do 2G pra 4G.
VolksW4GNER
Pena que praticamente ninguém vai poder testar.
VolksW4GNER
Não creio, afinal o 4G aqui chega a 45 Mbps.
FastSloth87
O problema é o usuário tanso que não mudou de operadora ainda.
Alberto Prado
A Tim meio que pulou o 3G. Na época do leilão das faixas, ela estava em dificuldades e as concorrentes estavam em vantagem. A Oi era a tal empresa campeão, a Claro do Slim nunca teve problema de verba e a Vivo (estava com as conta no azul pois ficou com o filé das privatizações). Não pode pega muita banda no 3G. Ela tentou melhorar o backhaul e expandir a malha de fibra (comprou a Intelig) e focou direto no 4G com refarming das bandas de 2G. Por isso que tem muito lugar que ela já chegou implantando direto o 4G. Agora que cada vez mais a importância do 3G cai, ela pode volta ao jogo.Seria muito bom para concorrência se ela pudesse compra a parte de fixo da Oi ou pelo menos a Coppel e Algar.
Michel
E se na roça pega 4G da Claro, da Vivo e Oi, só não pega o da TIM, o problema é a "roça" ou a operadora?
evefavretto
E ninguém tem uma foto dessa belezinha pra gente olhar não?
Keaton
4G até eu tenho... a questão é funcionar...
P. Herrera
Será msm? Se for vdd, amém. Pq plmdds...
P. Herrera
Maldade... Hahaha
Highlander
O rapaz então de morar no meio de alguma floresta!
Highlander
Olavo perdeu força, graças a Deus!
Highlander
Desde a implantação do 4G a Huawei já vinha dominando em demasia o mercado de infraestrutura de redes móveis, creio que ao menos deve dar uma equilibrada no mercado de novo, não é de hoje que a Huawei arranja problema, ela já foi acusada de pratica de dumping na União Europeia e foi punida por essa razão na Índia!
Highlander
Sai da roça e vai para capital!
Credulos
Brasil não tem estrutura nem viabilidade técnica para entrar nessa guerra do Trump, "Inferno" seria pouco para as teles nacionais, que mal-mente entregam seus serviços em media baixa qualidade, imagine ter que sair substituindo seus equipamentos.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
A TIM querendo ser pioneira no 5G e nem o 3G deles chega na minha casa, só 2G até hoje
Daniel Campos
Fiquei impressionado.
Michael dos Santos
Lixo, TIM nunca mais!
Franco Luiz
5G Espião
Alisson Santos
Acho que os EUA não conseguirão atingir a Huawei onde queriam, que é no mercado de infraestrutura de telecomunicações, onde, diferente do mercado de celulares, a empresa não é tão dependente de fornecedores externos. Outro fato relevante é que os maiores mercados de telefonia móvel pouco estão se importando com a guerra dos Estados Unidos com a Huawei, como Brasil, Rússia, Índia e, é claro, China. Só estes países conseguem manter a Huawei forte no mercado.