Início » Aplicativos e Software » O que tem na loja de apps da Huawei? [AppGallery]

O que tem na loja de apps da Huawei? [AppGallery]

A AppGallery é o paraíso dos aplicativos chineses: AliExpress, WeChat, QQ, Taobao, UC Browser e, claro, o Tik Tok estão lá

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

A Huawei, que chegou ao Brasil com o P30 Pro e P30 Lite em 2019, embutiu nos aparelhos uma série de Huawei Apps e uma loja própria de aplicativos, a AppGallery. Muitos deles são novidades para nós, que usamos Android com Google Play Store. Entre os destaques estão softwares e jogos criados por desenvolvedores chineses. 

Huawei AppGallery

A história da AppGallery

De acordo com fontes da Bloomberg, o projeto AppGallery iniciou em 2018, o que indica que a Huawei já antecipava a chance de ter problemas com o governo dos Estados Unidos e decidiu criar sua versão da Google Play Store, para produtos Huawei e Honor.

Para fazer acontecer, a Huawei teria abordado desenvolvedores e começou a incentivá-los a adaptar seus aplicativos Android, já existentes, para a loja AppGallery, de acordo com documentos internos obtidos pela Bloomberg News e cinco pessoas envolvidas. Isso permitiria que usuários de smartphones Huawei, dentro e fora da China, tenham uma experiência semelhante no Android, mesmo sem ter a Google Play instalada.

Harmony OS

Dito e feito, acompanhamos a disputa entre a Huawei e o governo americano, que ameaçou tirar o Android de cena. Ainda que esse imbróglio não tenha fim definitivo, a empresa correu para lançar o HarmonyOS, no processo de construir seu próprio ecossistema, caso seja “forçada” a abandonar o Android na EMUI no pior cenário. 

A estrutura dos serviços é similar aos do Google e da Apple — em que há uma conta Google ou ID Apple. O usuário de smartphones da fabricante chinesa passa a ter uma Huawei ID, acesso à uma nuvem, uma loja de aplicativos e jogos e outros benefícios.

Observação:

O fato de celulares da Huawei terem uma Huawei ID e uma AppGalery é apenas um adicional. Sua conta Google e a Play Store seguem prioridades em smartphones Android.

Note também que, nos celulares vendidos por aqui, tanto os aplicativos como a loja estão em português. Alguns apps, jogos e trechos da loja podem estar, em espanhol ou chinês.

Huawei ID

A Huawei ID é a chave para a sua vida dentro de um Huawei. Ela está no centro de tudo e convenientemente ligada a todos os aplicativos criados pela fabricante no celular.

Huawei Mobile Cloud

É a Huawei ID que dá acesso a Huawei Mobile Cloud, uma versão da chinesa para o Google Drive que permite armazenar fotos, vídeos, contatos, anotações e outras informações, assim como o backup dos seus dados do smartphone (5GB grátis). 

Da mesma forma que o serviço do Google, recupera dados no caso de ter o telefone roubado ou perdido e permite transferir para um novo dispositivo usando nuvem.

Aplicativos Huawei Cloud

Huawei Apps

Entre os aplicativos oferecidos pela fabricante, estão os mais óbvios: Galeria, Contatos, Calendário, Notas, Telefone, Mensagens, Relógio, Gravador de voz e Navegador.

Há, também, outras soluções bem legais como um aplicativo tradutor (para texto, voz e imagens, capaz de traduzir conversas em tempo real), um Health (aplicativo de saúde similar a muitos outros que conhecemos com registro de exercícios, sono e peso), um otimizador de performance (capaz de limpar arquivos duplicados, lixos e controlar uso do 4G), um app de medidas com realidade aumentada, app de música e outro de vídeo.

Huawei Apps

O aplicativo de música nada mais é que um player que encontra músicas no seu celular e permite criar listas. O app de vídeos também só trabalha com vídeos locais no celular.

Navegando pela loja você encontrar uma série de outros aplicativos da marca, como a própria Huawei Store, Honos Store, serviços de suporte para pós-venda e outras coisas.

Aplicativos da AppGallery 

Agora que são eles… Quando eu comprei meu Huawei P30, no meio de toda a confusão entre a fabricante o governo americano, não encontrei aplicativos do Google ou do Facebook. Olhando dias depois, todos eles estavam lá, é fácil encontrá-los na busca. 

Também é fácil achar aplicativos populares no Android como Uber Eats, Snapchat, WhatsApp, 99, Cabify, Booking, Deezer, Opera e Flipboard. Mas outros, igualmente famosos, como Evernote, Spotify, iFood, Telegram e Netflix, não deram as caras. 

Creio que isso deve melhorar com o tempo e os aplicativos mais usados aparecerão.

A AppGallery, porém, é o paraíso dos aplicativos chineses: AliExpress, WeChat, QQ, Taobao, UC Browser e, claro, o Tik Tok (antigo Musical.ly, comprado pela empresa chinesa ByteDance), puxam a fila de aplicativos sugeridos na página principal no Brasil.  

AppGallery Huawei Aplicativos BR

Há também aplicativos brasileiros, de lojas de e-commerce, sites de notícias, apps de relacionamento e muita coisa que você encontra facilmente na busca. Em alguns casos, curiosamente, páginas de apps na AppGallery levam para a Google Play (se você tiver a loja do Google instalada no smartphone). Fica claro que a loja da Huawei é um plano B.

E, considere: você sempre pode instalar um .apk.

Falando nisso, este é o link para o .apk da AppGallery (instale em qualquer Android).

A Huawei não informa quantos aplicativos e jogos a AppGallery tem. Certamente, não é um número comparável aos quase 3 milhões de aplicativos da Google Play. Para corrigir isso, a empresa criou uma espécie de “Lista de Desejos” em que você pode solicitar um aplicativo que ainda não está disponível na loja e autorizar a instalação quando chegar.

*Com informações: Statista, Bloomberg e XDA Developers

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helio Almeida
Olha, considerando a interface, os serviços e a loja de aplicativos pro usuário comum vai ser praticamente outro sistema operacional. Principalmente de quem tá indo pela primeira vez pra um smart da marca. Vai complicar as vendas globais.
Helio Almeida

Olha, considerando a interface, os serviços e a loja de aplicativos pro usuário comum vai ser praticamente outro sistema operacional. Principalmente de quem tá indo pela primeira vez pra um smart da marca. Vai complicar as vendas globais.