Início » Telecomunicações » Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo adotam código de conduta para reduzir telemarketing

Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo adotam código de conduta para reduzir telemarketing

Novo código de conduta de telemarketing limita horário para ligações e proíbe mais do que duas chamadas por dia

Lucas Braga Por

Ligações de telemarketing com vendas de produtos estão cada vez mais frequentes (e irritantes) — e cerca de um terço delas vem das operadoras de telecomunicações. As empresas se comprometeram a combater as ligações abusivas e desde quarta-feira (25) passam a seguir um novo código de conduta.

Foto por Leopoldo Silva/Agência Senado

Um encontro entre representantes da Anatel, Sinditelebrasil e das operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo marcou a adoção do Código de Conduta de Telemarketing em 25 de setembro de 2019. Estas são algumas das regras:

  • Ligar para os consumidores apenas das 9 às 21 horas nos dias úteis e das 10 às 16 horas nos sábados;
  • Respeitar o desejo dos consumidores de não receber chamadas ou de descontinuar a ligação;
  • Receber e tratar reclamações sobre ligações indesejadas;
  • Não ligar de forma insistente para os consumidores – limite de duas chamadas por dia e 15 ligações por mês;
  • Identificar claramente a prestadora do serviço em ligações de telemarketing;
  • Apresentar as ofertas de forma clara, correta e completa;
  • Não fazer ofertas sob pretexto de pesquisa ou sorteio;
  • Direcionar para um adulto as ligações atendidas por crianças e adolescentes ou liberar a linha imediatamente;
  • Não realizar ligações por meio de robôs apenas para verificar a disponibilidade do consumidor em atender;
  • Não finalizar as ligações abruptamente, sem a identificação da prestadora;
  • Garantir a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
  • Cooperar na melhoria das práticas de telemarketing em outros setores.

Os itens se somam ao Não Me Perturbe, que permite aos usuários bloquearem as chamadas das operadoras com ofertas de serviço. Só na primeira semana da plataforma quase 1,5 milhão de pessoas se cadastraram na lista de bloqueios.

Um estudo do Truecaller revela que cada brasileiro recebe, em média, 37,5 ligações de spam por mês. Além das operadoras de telefonia, empresas de cobrança e serviços financeiros estão nos tipos mais frequentes de chamadas indesejadas. Em alguns estados brasileiros já estão disponíveis cadastros de bloqueio de telemarketing, que servem tanto para operadoras de telefonia como para outras empresas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Não sei se é verdade, mas parece que os atuais diretores foram nomeados na gestão passada e não podem ser depostos pelo presidente atual antes de cumprirem seu mandato, mas corrija-me se eu estiver errado.

Gabriel Silva Moreira

Eu descobri o que é as ligações que você atende e desliga. São empresas que fazem isso e depois vendem seu número para outras empresas (O Cara atende pode mandar sua propaganda para ele),

meu fixo está desligado e o celullar com anti spam ativado.

Christian Grey

Eu sei como é isso. Telefone fixo hoje em dia é roubada. A pior coisa que fiz quando morei algum tempo no interior, foi pegar aquela porcaria de linha fixa com telefone que a NET empurra para os consumidores nos pacotes de TV a cabo e internet. Não deu outra... serviu pra receber ligação de telemarketing. Desconectei o aparelho de telefone da linha por conta disso, já que NÃO uso mais telefone fixo.
Se a Anatel fosse séria, já teria ferrado com as teles que tem esse tipo de atitude, até pq isso é quase uma VENDA CASADA. Certamente o preço da linha vem embutido no pacote.

Christian Grey

Sim, não ter linha FIXA. A pior coisa que fiz quando morei algum tempo no interior, foi pegar aquela porcaria de linha fixa com telefone que a NET empurra para os consumidores nos pacotes de TV a cabo e internet. Não deu outra... serviu pra receber ligação de telemarketing. Desconectei o aparelho de telefone da linha por conta disso, já que NÃO uso mais telefone fixo.
Se a Anatel fosse séria, já teria ferrado com as teles que tem esse tipo de atitude, até pq isso é quase uma VENDA CASADA. Certamente o preço da linha vem embutido no pacote.

Christian Grey

Ela é um atraso de vida mesmo para o consumidor brasileiro. Espero que com a mudança de governo, essa situação mude.

Christian Grey

É muita cara de pau...

Felipe Liʍa

Eu configurei meu cel so pra receber ligações da minha lista de contatos. Por dia são bloqueados quase 10 ligações/locais desconhecidos

Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Também acho, mas é pq grande parcela dos brasileiros trabalham até por volta das 17h-18h e demoram 2h no mínimo pra chegar em casa, dando a eles pelo menos 1h pra perturbar quando chegarem em casa.

Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Têm dois apps q talvez ajudem depois de um pouco de luta. Consumidor (Anatel), Consumidor.gov

Ian Carlos ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Eu, nunca tive plano de conta, tenho uma linha antiga da Claro que sempre foi minha, no tempo eu era menor de idade pra se ter ideia e era cadastrado no meu cpf. Vivo recebendo sms sobre cobrança vindas do Claro Controle/Pós nesse meu número pré pago, provavelmente de algum cliente anterior. Queria saber o quão difícil pra eles são de o sistema saber que a linha está com outro cliente, mas sei que eles fazem isso porquê são inúteis e não se importam com os clientes.

Giovani Sousa

Voltei, estou testando as soluções desde o dia que foi postado, a Claro funcionou, enviando SAIR para 888, e a TIM funcionou enviando SAIR para o numero 4112. Não recebi mais "promoção" das duas desde então. Vamos ver se mantêm isso ai ...

Emerson Garcia
Essa do robô não deveria nem ter existido.
Emerson Garcia

Essa do robô não deveria nem ter existido.

Thiago R Prado

Mentira, a Tim me ligou hoje falando que fui selecionado em um sorteio. É a mesma coisa direto, você recusa e eles ligam de novo e de novo. Você pede para descadastrar da lista e nunca fazem isso.

Keaton

Já aviso que a TIM não respeita esse SAIR.

Exibir mais comentários