Sky, NET, Claro, Oi e Vivo enviarão alertas de desastres no Nordeste

Defesa Civil e Cenad informam sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV 4K LG UM7650

As operadoras Claro, NET, Sky, Oi, Vivo e Nossa TV enviarão alertas da Defesa Civil e do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) aos assinantes de TV paga no Nordeste: o recurso chegou a sete estados dessa região na segunda-feira (16) e agora está disponível em todo o Brasil.

Não é necessário se cadastrar para receber os alertas de desastres naturais. Eles chegam automaticamente através de uma mensagem pop-up, com tempo de exposição de 10 segundos; para não atrapalhar a cena importante da novela, é possível fechá-las manualmente.

A novidade chegou à Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O recurso começou a ser implementado no Alagoas em setembro de 2019, e se expandiu desde então para as regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Defesa Civil envia alertas para celulares via SMS

A medida é complementar aos alertas enviados por SMS sobre alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e granizo. Mais de 700 milhões de mensagens foram enviadas para 6,7 milhões de linhas entre fevereiro de 2017 e agosto de 2019.

Aqui, é necessário se cadastrar: clientes da Claro, Oi, TIM, Vivo, Algar, Sercomtel ou Nextel podem enviar uma mensagem contendo o CEP para o número 40199.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados