Vaza imagem de TV QLED Samsung sem bordas que pode ter certificação 8K
Certificado garante resolução, nitidez, brilho, cores e até mesmo a versão de entrada HDMI que a TV tem
Certificado garante resolução, nitidez, brilho, cores e até mesmo a versão de entrada HDMI que a TV tem
A Samsung anunciou ontem (1) que firmou parceria com a Associação 8K, chamada de 8KA e que pretende criar um padrão de qualidade para aparelhos de TV que querem essa resolução. A novidade pode ser sinal de que a marca coreana está pronta para lançar seu primeiro QLED 8K com este certificado e o televisor pode ter bordas (quase que) invisíveis.
A Associação 8K tem como objetivo dizer que um televisor com quatro vezes mais pixels do que um 4K, realmente entrega ótima experiência de uso. Isso já aconteceu com o 4K no passado e existe um selo para confirmar os requisitos em cada modelo. No caso do 8K este selo garantirá contraste, nitidez e alcance de cores que o painel pode exibir.
A resolução precisa chegar em 7680 x 4320 pixels, o pico de brilho precisa ser maior do que 600 nits, a entrada HDMI tem que ser no padrão 2.1 e a TV tem que exibir vídeos gravados com o codec HVEC. Além de dizer quem segue e separar quem não segue estas regras, a 8KA também será responsável por promover a qualidade dos modelos certificados com vídeos feitos para tirar proveito das tecnologias presentes.
Rumores já apontam para ao menos um televisor que será lançado em breve (provavelmente durante a CES, ou no evento anual de março que a Samsung reserva para TVs), com painel QLED com resolução 8K e que deve ser chamado de Q900T. O que chama atenção nem é a resolução ou qualidade de imagem, mas a aparente ausência de bordas que somente é quebrada por uma parte inferior que é onde fica a base para que a TV fique apoiada em uma superfície lisa.
A Samsung já tem TV 8K até mesmo no Brasil, só falta conteúdo para tanta resolução.
Com informações: SlashGear.
Leia | HD, Full HD, UHD e mais: as diferenças entre os tipos de resolução de vídeo