Início » Telecomunicações » Consulta de linhas pré-pagas por CPF chega ao Nordeste e Centro-Oeste

Consulta de linhas pré-pagas por CPF chega ao Nordeste e Centro-Oeste

Cadastro Pré permite consultar se há linha pré-paga associada ao seu CPF na Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo

Felipe Ventura Por

O Cadastro Pré está chegando oficialmente a mais estados nesta quarta-feira (15): quem está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste pode consultar se há alguma linha pré-paga associada ao seu CPF nas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Mas, na prática, o sistema já funciona para pessoas de todo o Brasil.

Foto por NeiFo/Pixabay

A Anatel avisa em comunicado que o Cadastro Pré pode ser usado nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Distrito Federal.

Quando foi lançado na semana passada, o Cadastro Pré deveria funcionar apenas para clientes da região Norte. No entanto, leitores do Tecnoblog notaram que bastava inserir seu CPF e escolher o estado do Acre para descobrir se havia alguma linha pré-paga no Brasil em seu nome.

O mesmo acontece agora: eu estou em São Paulo, mas coloquei meu CPF no Cadastro Pré, escolhi o estado de Sergipe e ele falou a operadora na qual tenho um pré-pago. Ou seja, se você mora no Sul ou Sudeste e quer usar o sistema, isso já é possível.

Consulta Pré

O Cadastro Pré mostra a “relação de prestadora(s) com linha(s) pré-paga(s) ativa(s) para o CPF, conforme avaliação em todo o território nacional”. Ou seja, você não precisa consultar cada uma das 27 unidades federativas: o sistema informará se alguém em qualquer parte do Brasil usou seus dados para ativar um pré-pago.

Operadora deve cancelar linha irregular em até 48 horas

E se houver uma linha pré-paga irregular no seu CPF? Neste caso, você deverá entrar em contato com a operadora em questão para fazer o cancelamento. Seu pedido deverá ser atendido em até 24 horas, se for por meio de atendente; ou em até 48 horas se for sem intervenção humana (no call center ou via internet).

E se alguém cadastrou um pré-pago na mesma operadora em que você tiver um pré-pago? Não dá para saber: infelizmente o Cadastro Pré não informa a quantidade de linhas registradas em um mesmo CPF.

Você pode fazer a consulta em cadastropre.com.br. Vale lembrar que o site não informa se seu CPF foi usado para cadastrar uma linha pós-paga ou controle, só pré-paga.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Ruckert (@igorruckert)

Podia pelo menos exibir o número cadastrado

Peterson (@Pet_inusitado)

Serviço bem “meia boca”.

poderia aparecer os últimos dígitos do telefone, data de quando a linha está ativa, se tem pendencias de valores e cadastro, etc.
Seriam opções interessantes para conferir e verificar se tá tudo certo com o nosso CPF.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Gente, ele não vai exibir o número cadastrado por questões óbvias de segurança. Mesmo que seja uma versão censurada.

O que devia fazer, sim, é mostrar a quantidade de números cadastrados em cada operadora.

Se sou cliente da Oi, mas lá mostra que tem 2 números cadastrados, aí devia acender o sinal de alerta.

DovahShy (@JustMonika)

É que aí geraria um problema de privacidade, já que o site só pede o CPF, e é possível conseguir este facilmente. Alguém desocupado motivado poderia testar alguns CPFs com vários estados e coletar os números de telefone para mandar spam por SMS, por exemplo.