Início » Telecomunicações » Consulta de linhas pré-pagas por CPF chega ao Nordeste e Centro-Oeste

Consulta de linhas pré-pagas por CPF chega ao Nordeste e Centro-Oeste

Cadastro Pré permite consultar se há linha pré-paga associada ao seu CPF na Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo

Felipe Ventura Por

O Cadastro Pré está chegando oficialmente a mais estados nesta quarta-feira (15): quem está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste pode consultar se há alguma linha pré-paga associada ao seu CPF nas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Mas, na prática, o sistema já funciona para pessoas de todo o Brasil.

Foto por NeiFo/Pixabay

A Anatel avisa em comunicado que o Cadastro Pré pode ser usado nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Distrito Federal.

Quando foi lançado na semana passada, o Cadastro Pré deveria funcionar apenas para clientes da região Norte. No entanto, leitores do Tecnoblog notaram que bastava inserir seu CPF e escolher o estado do Acre para descobrir se havia alguma linha pré-paga no Brasil em seu nome.

O mesmo acontece agora: eu estou em São Paulo, mas coloquei meu CPF no Cadastro Pré, escolhi o estado de Sergipe e ele falou a operadora na qual tenho um pré-pago. Ou seja, se você mora no Sul ou Sudeste e quer usar o sistema, isso já é possível.

Consulta Pré

O Cadastro Pré mostra a “relação de prestadora(s) com linha(s) pré-paga(s) ativa(s) para o CPF, conforme avaliação em todo o território nacional”. Ou seja, você não precisa consultar cada uma das 27 unidades federativas: o sistema informará se alguém em qualquer parte do Brasil usou seus dados para ativar um pré-pago.

Operadora deve cancelar linha irregular em até 48 horas

E se houver uma linha pré-paga irregular no seu CPF? Neste caso, você deverá entrar em contato com a operadora em questão para fazer o cancelamento. Seu pedido deverá ser atendido em até 24 horas, se for por meio de atendente; ou em até 48 horas se for sem intervenção humana (no call center ou via internet).

E se alguém cadastrou um pré-pago na mesma operadora em que você tiver um pré-pago? Não dá para saber: infelizmente o Cadastro Pré não informa a quantidade de linhas registradas em um mesmo CPF.

Você pode fazer a consulta em cadastropre.com.br. Vale lembrar que o site não informa se seu CPF foi usado para cadastrar uma linha pós-paga ou controle, só pré-paga.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Ruckert (@igorruckert)

Podia pelo menos exibir o número cadastrado

Tiago (@tiago)

Não informa o número que está cadastrado e nem quantos tem cadastrados na minha operadora.
Liguei agora para a Claro 1052 e os menus não me atendem.
Tentarei fazer online.

Peterson (@Pet_inusitado)

Serviço bem “meia boca”.

poderia aparecer os últimos dígitos do telefone, data de quando a linha está ativa, se tem pendencias de valores e cadastro, etc.
Seriam opções interessantes para conferir e verificar se tá tudo certo com o nosso CPF.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Gente, ele não vai exibir o número cadastrado por questões óbvias de segurança. Mesmo que seja uma versão censurada.

O que devia fazer, sim, é mostrar a quantidade de números cadastrados em cada operadora.

Se sou cliente da Oi, mas lá mostra que tem 2 números cadastrados, aí devia acender o sinal de alerta.

Osni Junior (@osnibjunior)

Desde que lançaram esse site, é só selecionar um estado que já tenha essa consulta habilitada que ele reporta os dados corretamente o_o

DovahShy (@JustMonika)

É que aí geraria um problema de privacidade, já que o site só pede o CPF, e é possível conseguir este facilmente. Alguém desocupado motivado poderia testar alguns CPFs com vários estados e coletar os números de telefone para mandar spam por SMS, por exemplo.

Leandro Alves (@KILLME)

Mesmo vindo da Anatel não confio ficar colocando meu cpf nestes sites.

Igor Ruckert (@igorruckert)

Realmente, não havia pensado nisso. Implantar o sistema de usuário/senha resolveria esta questão.

DovahShy (@JustMonika)

E aí tu complica algo que em teoria deveria ser simples e direto. Além de gerar mais preocupação com a segurança dos dados.

Na verdade este deveria ser um serviço que poderia ser oferecido pelas operadoras, no “portal do cliente”, que já oferece outros serviços e já teria uma política se segurança mais robusta, além de que já poderia ser oferecida uma opção para cancelar as linhas listadas.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Não poderia, porque aí você não saberia se tem número indevido na Algar se você é cliente apenas da Tim.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Esse serviço não ajuda tanto. Ele deveria ser simples, mas é complicado pois será necessário entrar em contato com a operadora para saber quantas linhas estão cadastradas em determinado CPF.

Lucas Correia (@Lucas_379)

Finalmente vão conhecer a internet 4G

@Rogerio.Neves

Interessante. Aqui em casa um mudou pra Oi e outro pra Vivo, ambos no final de 2019. A Oi já aparece como operadora atual, a Vivo, não. Será porque o plano da primeira é controle e o da segunda é pré-pago?

Eu (@Keaton)

Eu gostaria de saber em quais operadoras e quais os numeros que estão em meu nome… só saber onde tem não ajuda de nada. Pra isso era só solicitar nas operadoras, coisa que se não me engano já existe faz tempinho.

Danilo Dorgam (@danilodorgam)

Qual a real utilidade do serviço?

com essa informação ela só me mostra o número da operadora