Consulta de linhas pré-pagas por CPF chega ao Nordeste e Centro-Oeste

Cadastro Pré permite consultar se há linha pré-paga associada ao seu CPF na Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por NeiFo/Pixabay

O Cadastro Pré está chegando oficialmente a mais estados nesta quarta-feira (15): quem está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste pode consultar se há alguma linha pré-paga associada ao seu CPF nas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Mas, na prática, o sistema já funciona para pessoas de todo o Brasil.

A Anatel avisa em comunicado que o Cadastro Pré pode ser usado nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Distrito Federal.

Quando foi lançado na semana passada, o Cadastro Pré deveria funcionar apenas para clientes da região Norte. No entanto, leitores do Tecnoblog notaram que bastava inserir seu CPF e escolher o estado do Acre para descobrir se havia alguma linha pré-paga no Brasil em seu nome.

O mesmo acontece agora: eu estou em São Paulo, mas coloquei meu CPF no Cadastro Pré, escolhi o estado de Sergipe e ele falou a operadora na qual tenho um pré-pago. Ou seja, se você mora no Sul ou Sudeste e quer usar o sistema, isso já é possível.

Consulta Pré

O Cadastro Pré mostra a “relação de prestadora(s) com linha(s) pré-paga(s) ativa(s) para o CPF, conforme avaliação em todo o território nacional”. Ou seja, você não precisa consultar cada uma das 27 unidades federativas: o sistema informará se alguém em qualquer parte do Brasil usou seus dados para ativar um pré-pago.

Operadora deve cancelar linha irregular em até 48 horas

E se houver uma linha pré-paga irregular no seu CPF? Neste caso, você deverá entrar em contato com a operadora em questão para fazer o cancelamento. Seu pedido deverá ser atendido em até 24 horas, se for por meio de atendente; ou em até 48 horas se for sem intervenção humana (no call center ou via internet).

E se alguém cadastrou um pré-pago na mesma operadora em que você tiver um pré-pago? Não dá para saber: infelizmente o Cadastro Pré não informa a quantidade de linhas registradas em um mesmo CPF.

Você pode fazer a consulta em cadastropre.com.br. Vale lembrar que o site não informa se seu CPF foi usado para cadastrar uma linha pós-paga ou controle, só pré-paga.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados