Qualcomm Snapdragon X60 é um modem para 5G mais rápido no celular
Além de ênfase em 5G, Snapdragon X60 tem tecnologia de 5 nanômetros
Além de ênfase em 5G, Snapdragon X60 tem tecnologia de 5 nanômetros
A maior parte dos smartphones atuais utiliza modems da Qualcomm. A companhia não está disposta a perder a liderança nesse segmento e, por isso, anunciou nesta terça-feira (18) o modem Snapdragon X60, que tem como grande destaque a ênfase sobre o 5G.
Estamos falando de um suporte amplo à nova geração de rede móveis. A Qualcomm diz que o Snapdragon X60 funciona com todas as bandas do 5G, podendo trabalhar inclusive com agregação de ondas milimétricas (mmWave) e frequências inferiores a 6 GHz (sub-6 GHz). O suporte a redes 4G e anteriores também faz parte das características, é claro.
Por padrão, as redes 5G implementadas até agora são non-standalone (NSA), o que indica, basicamente, que a conexão precisa ser “ancorada” em recursos de redes LTE. Neste ano, a transição de NSA para standalone (SA) deverá começar, permitindo que a rede se torne 5G por completo, digamos assim.
Por causa dessa transição, o Snapdragon X60 será compatível com os dois padrões. Na verdade, o modem vai ser um dos primeiros dispositivos do mercado no lado do consumidor a suportar conexões SA.
De modo geral, o novo modem poderá trabalhar com velocidades de até 7,5 Gb/s (gigabits por segundo) no download e 3 Gb/s no upload. Esses números não estão acima do que o antecessor Snapdragon X55 é capaz de oferecer. Mesmo assim, dá para considerar o X60 mais rápido porque os seus atributos permitirão que velocidades próximas dos limites máximos sejam alcançadas mais facilmente.
Isso é possível, por exemplo, graças à já mencionada capacidade do Snapdragon X60 de trabalhar simultaneamente com redes mmWave e sub-6 GHz — há modems que funcionam com ambos os tipos, mas não mesmo ao tempo.
Além disso, a novidade chama atenção por ser baseada em tecnologia de fabricação de 5 nanômetros, característica que deve combinar a prometida otimização das conexões com menor consumo de energia (o modem Snapdragon X55 possui tecnologia de 7 nanômetros).
Outra característica importante: o Snapdragon X60 é compatível com o 5G Voice over NR (VoNR), como não poderia deixar de ser. Trata-se, basicamente, de uma especificação para chamadas de voz em redes 5G. De certa forma, essa tecnologia é a sucessora do VoLTE (ligações telefônicas em redes 4G).
Mas é preciso paciência. As primeiras unidades do Snapdragon X60 serão enviadas a fabricantes apenas no terceiro trimestre. Os primeiros smartphones equipados com o modem — todos high-end, presumivelmente — só deverão chegar ao mercado no começo de 2021.
Com informações: XDA Developers.
Leia | mmWave: o que são as ondas milimétricas que fazem o 5G funcionar em frequências altas