Como funciona a Carteira do Google? Saiba usar o celular para pagar por aproximação
Carteira do Google (antigo Google Pay) é uma carteira digital que permite cadastrar o cartão de crédito ou débito para pagamentos por aproximação com o celular Android
A Carteira do Google é um aplicativo de carteira digital gratuito para telefones Android. Anteriormente chamado de Google Pay, o app deixa você cadastrar cartões de crédito ou débito para usar em pagamentos por aproximação.
É necessário ter um telefone com NFC para usar o recurso da Carteira do Google no dia a dia. A tecnologia permite que o celular se comunique com as máquinas de cartão e realize os pagamentos.
A seguir, saiba mais detalhes sobre a Carteira do Google, como adicionar cartões e usar o aplicativo em pagamentos por aproximação.
A Carteira do Google funciona como uma carteira digital em que você pode guardar cartões de crédito e débito. Usando um telefone Android com NFC, o app possibilita que você faça pagamentos por aproximação em lojas, restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos.
Visando a praticidade, você apenas precisa desbloquear o telefone, aproximá-lo da máquina de cartão e realizar a autenticação por PIN ou biometria para pagar. O pagamento por aproximação é seguro, pois o número real do cartão não fica armazenado no seu celular.
Vale dizer que o NFC é uma tecnologia que permite a troca de dados entre dois dispositivos por meio de radiofrequência com ondas de curto alcance. Assim, além de pagamentos, a Carteira do Google pode ser usada para guardar cartões de transporte público e chaves digitais.
Tem custo usar a Carteira do Google?
Não há custos para usar a Carteira do Google, o antigo Google Pay. Os usuários podem fazer pagamentos por aproximação, armazenar bilhetes de transporte público, ingressos, passagens, chaves digitais e outros documentos sem taxas extras pelo uso.
A Carteira do Google funciona em qualquer celular?
Somente os telefones Android com tecnologia NFC podem usar a Carteira do Google para pagar pelo celular. Para saber se o celular tem NFC, acesse as configurações de conexões do aparelho para identificar se o recurso está presente.
A Carteira do Google funciona em qualquer maquininha?
A Carteira do Google é compatível com todas as máquinas de cartão que aceitam pagamento por aproximação. Isso significa que os terminais de pagamento também possuem a tecnologia NFC.
A Carteira do Google funciona offline?
A Carteira do Google não exige que você esteja conectado à internet para realizar os pagamentos por aproximação. Só é necessário que a máquina de cartão ou o terminal que receberá o pagamento esteja conectada a uma rede para realizar a transação.
Como usar a Carteira do Google para pagar por aproximação
1. Baixe o app Carteira do Google na Google Play
Faça download do aplicativo Carteira do Google na loja Google Play no seu telefone Android.
2. Abra a Carteira do Google no seu telefone
Abra o app Carteira do Google do seu telefone. Se você já usou um cartão de crédito no antigo Google Pay ou em compras via Google Play, é possível que você já tenha um cartão cadastrado na carteira digital.
3. Toque em “Adicionar à Carteira” para cadastrar um novo cartão
Toque no botão “Adicionar à Carteira”, no canto inferior direito da tela, para cadastrar um cartão na Carteira do Google. Então, selecione a categoria “Cartão de débito ou crédito” para avançar.
4. Adicione o cartão a carteira do Google
Use a câmera para alinhar o cartão de crédito ou débito no quadro na tela para a Carteira do Google registrar os dados. Se for um cartão virtual, toque na opção “Inserir dados manualmente”, na parte inferior da tela, para continuar.
5. Confirme os dados do cartão cadastrado
Confirme os dados do cartão cadastrado – ou, no caso de um cartão virtual, insira as informações solicitadas – e digite o Código de Verificação de Cartão (CVC). Então, role a página e toque no botão “Salvar”.
6. Realize a verificação do cartão cadastrado
Em alguns casos, você deve confirmar o cadastro do cartão na Carteira do Google com o seu banco. O próprio app apresentará as opções para realizar a confirmação por telefone ou aplicativo do banco e usar o cartão no celular.
7. Faça pagamentos com a Carteira do Google
Para pagar com a Carteira do Google por aproximação, desbloqueie o telefone e abra o app quando estiver no caixa. Aproxime o aparelho perto da máquina de cartão, confirme a ação com o PIN ou biometria e aguarde o símbolo de confirmação aparecer na tela.
Importante: a função NFC deve estar ativada para realizar o pagamento por aproximação.
Dá para usar a Carteira do Google no PC?
Você pode realizar pagamentos online com a Carteira do Google no PC usando o Google Chrome. Abra as opções do navegador, ícone de três pontos no canto superior direito da tela, e selecione “Senhas e preenchimento automático” e, depois, “Formas de pagamento”.
Ative a opção “Salvar e preencher as formas de pagamento” e o campo “Forma de pagamento”, na parte inferior da tela, exibirá os cartões cadastrados na Carteira do Google. Então, eles poderão ser usados em sites de compras e, assim como ocorre no app, você precisa informar a senha da sua conta Google para confirmar a transação.
Qual a diferença entre a Carteira do Google e o Google Pay?
A Carteira do Google é um aplicativo de carteira digital para telefones Android. Além de guardar informações de cartões de crédito e débito para pagamentos por aproximação, ela registra documentos, ingressos e outras categorias de arquivos digitais.
O Google Pay é o nome da plataforma de pagamentos do Google. Ela apresenta uma estrutura de segurança que simplifica o pagamento por aproximação e protege as transações e os dados dos usuários de fraudes
Quais cartões são aceitos na Carteira do Google?
A Carteira do Google (antigo Google Pay) tem parceria com vários bancos e provedores de pagamentos no Brasil. Alguns deles são:
Não, a Carteira do Google é um aplicativo exclusivo para telefones Android. Os donos de iPhone devem usar o Apple Pay como carteira digital para o iOS e, assim, registrar cartões de crédito e de débito para pagamentos por aproximação.
Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).
Lucas Lima
Coordenador de conteúdo
Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.