Início » Aplicativos e Software » WhatsApp Business terá recursos pagos e uso em múltiplos dispositivos

WhatsApp Business terá recursos pagos e uso em múltiplos dispositivos

WhatsApp Business será pago, mas apenas em alguns serviços; Facebook permitirá gerenciar mensagens em mais de um celular

Felipe Ventura Por

O WhatsApp será pago… mas apenas na versão Business, e somente em alguns serviços específicos. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (22) com outra novidade: o Facebook vai oferecer serviços de hospedagem que permitirão gerenciar as mensagens do app em qualquer lugar — em vez de limitá-las a um celular ou PC.

WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

WhatsApp (Imagem: Anton/Pexels)

“Para que o WhatsApp também continue a crescer como empresa, passaremos a cobrar por alguns dos serviços que oferecemos a nossos clientes comerciais”, explica o comunicado. Ainda não sabemos quais funções serão pagas, nem quais serão os preços.

O Facebook divulgou em 2016 (!) que planejava ganhar dinheiro oferecendo serviços para empresas. Na época, foi encerrada a taxa de US$ 0,99 ao ano para usar o aplicativo — o WhatsApp já foi pago, mesmo que esse valor raramente fosse cobrado dos usuários.

O WhatsApp garante que ainda será grátis para usuários comuns que não estão na versão Business do aplicativo. “Continuaremos a oferecer e a ampliar nossos serviços gratuitos de mensagens e ligações de voz e de vídeo, que são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, para mais de 2 bilhões de pessoas”, diz o comunicado.

WhatsApp Business em mais de um dispositivo

Haverá outra novidade para o WhatsApp Business: as empresas terão uma nova opção de gerenciar mensagens por meio de serviços de hospedagem oferecidos pelo Facebook. Isso indica que será possível acessar mensagens em mais de um dispositivo; atualmente, o app só pode ser vinculado a um smartphone e espelhado no PC em apenas uma sessão.

“Pequenas e médias empresas poderão iniciar seus negócios, vender produtos, gerenciar estoques e responder rapidamente às mensagens recebidas onde quer que seus funcionários estejam”, garante o Facebook.

Existem diversos indícios de que o WhatsApp prepara suporte a múltiplos aparelhos. Em junho, o WABetaInfo descobriu um recurso que permitirá login simultâneo em até quatro celulares. O código do aplicativo beta para Android menciona a opção “login em um novo dispositivo”.

Por fim, o WhatsApp promete se integrar a soluções de venda e de atendimento ao cliente; além de oferecer mais formas de conferir produtos disponíveis e finalizar compras diretamente nas conversas. Isso pode ser uma referência ao WhatsApp Pagamentos, que começou a ser testado este ano no Brasil mas foi barrado de forma temporária pelo Banco Central.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

É… Então o usuário comum não terá o recurso tão aguardado. Sincronização em nuvem

O jeito é fazer uma campanha global para os usuários do whatsapp migrarem para o Telegram

Sérgio (@trovalds)

Vão cobrar por recurso que o concorrente tem faz tempo, que é melhor e ainda por cima de graça? Tá…