Início » Telecomunicações » Como cadastrar um celular pré-pago na Anatel

Como cadastrar um celular pré-pago na Anatel

Novo processo de ativação; saiba como cadastrar um celular pré-pago na Anatel e entenda os motivos para essa ação

Leandro Kovacs Por

As operadoras de telefonia móvel adotaram um método para a habilitação de novas linhas móveis pré-pagas, complementando as vendas nas lojas físicas. Veja abaixo como cadastrar um celular pré-pago na Anatel e quais os problemas podem ocorrer caso não seja feita a vinculação.

Como cadastrar um celular pré-pago na Anatel (Imagem: John Tuesday/Unsplash)

Como cadastrar um celular pré-pago na Anatel (Imagem: John Tuesday/Unsplash)

Por que cadastrar o celular pré-pago?

A medida já está em vigor desde 2020, foi apresentada pela Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, aprovada pela Anatel no “Projeto Cadastro Pré-Pago”. O objetivo do projeto é possibilitar que a base cadastral do serviço se mantenha atualizada, reduzindo-se, as possibilidades de fraudes de subscrição.

Esse tipo de fraude ocorre quando uma pessoa mal-intencionada adquire linha pré-paga e a cadastra em nome de terceiros com o intuito de dificultar ou impedir a sua identificação.

Como funciona o cadastro

Ao inserir o novo chip, o usuário será direcionado à URA Inteligente (processo automatizado de atendimento), onde será solicitado para digitar o número do CPF. Em seguida, o consumidor terá que responder às perguntas de validação de informações cadastrais já associadas ao CPF informado no cadastro feito para a prestadora.

O usuário terá três tentativas de acerto, para cada pergunta. Caso as perguntas sejam respondidas corretamente, a linha será ativada. O prazo é de 24h, após a inserção do número do CPF, para responder às perguntas de validação.

Caso não sejam respondidas dentro do prazo ou de forma errada, a operadora enviará uma mensagem SMS pelo número 7737, com as perguntas de validação. Persistindo o problema, a ativação da linha somente poderá ser realizada após a regularização cadastral, pela central de atendimento telefônico ou loja física da prestadora.

Como saber os números ligados ao meu CPF

O processo para cadastro de novos chips acontece quando este é inserido dentro do aparelho celular, respondendo as perguntas. Mas, se o número ou números já foram adquiridos antes do novo modelo? A resposta é fazer uma busca no site do Cadastro Pré.

Como cadastrar um celular pré-pago na Anatel (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Página para consultas sobre linhas em um CPF (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Por motivos de segurança e devido a questões de sigilo e privacidade, o resultado da consulta somente irá mostrar em quais prestadoras existem linhas cadastradas no CPF informado, sendo ocultados o nome do consumidor, o número do telefone e a quantidade de linhas.

Linhas desconhecidas em seu CPF

O consumidor que realizar a consulta e encontrar algum resultado inesperado, poderá entrar em contato com a prestadora indicada, por meio dos canais de atendimento da disponíveis e solicitar o pedido de cancelamento/desvinculação da respectiva linha.

O pedido deverá ser atendido em 24h caso a solicitação tenha sido realizada por atendente via telefone e, em 48 horas, sem o auxílio do atendente, atendimento automático ou site da operadora.

Contato direto com a operadora

É possível solicitar esclarecimentos sobre resultados apresentados na consulta ao Portal Cadastro Pré, processo de ativação de chip via QUIZ, atualização de dados cadastrais, ou conhecer mais detalhes sobre o projeto, entrando em contato diretamente com a sua prestadora.

Operadora Página Central de atendimento
Claro claro.com.br 1052
Tim tim.com.br 1056
Vivo vivo.com.br 1058
Oi oi.com.br 1057
Algar algartelecom.com.br 1055
Sercomtel sercomtel.com.br 1051

Estrangeiros sem CPF e menores

Usuários estrangeiros que não possuam CPF, sua ativação da linha de pré-pago deverá ser realizada somente na loja da prestadora, onde são solicitados o nome completo e o número do Passaporte (ou o Registro Nacional de Estrangeiros).

Quanto aos menores emancipados, o atendimento para ativação da linha de pré-pago será realizado na loja da prestadora. Durante a ativação presencial, o cliente deverá apresentar o Termo de Emancipação para fins de comprovação.

Com essas informações já sabe-se como cadastrar um celular pré-pago na Anatel. É importante manter seus dados atualizados e efetuar o cadastro, evitando possíveis cancelamentos de suas linhas e combatendo fraudes com seu CPF. Boa sorte!

Com informações: Anatel

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando