Início » Celular » Google Assistente via botão liga/desliga pode se tornar opção no Android

Google Assistente via botão liga/desliga pode se tornar opção no Android

Ainda em desenvolvimento, novo atalho aciona o Google Assistente ao pressionar e segurar o botão liga e desliga do celular

Bruno Gall De Blasi Por

O Google Assistente possui diversas formas para ser acionado em celulares Android. Mas o Google pretende incluir mais uma alternativa: segundo o XDA-Developers nesta terça-feira (11), a companhia está preparando uma opção para ativar a assistente virtual pelo botão liga e desliga. O recurso ainda não está disponível aos usuários.

LG K51S com Google Assistente (Imagem: Tecnoblog)

LG K51S com Google Assistente (Imagem: Tecnoblog)

Google Assistente pode ganhar novo atalho no Android

Os rastros da novidade foram encontrados em arquivos internos do aplicativo do Google para Android, de versão 12.18.6.29. No código, é possível encontrar linhas que dizem o seguinte: “para falar com o Assistente, toque e segure o botão liga/desliga e solte” e “pressione longamente o botão power para o Assistente”.

Caso se confirme, a nova configuração levaria aos usuários mais uma opção nativa para acionar a ferramenta. Atualmente, é possível utilizar atalhos de voz, como “Ok, Google”, e pressionar e segurar o botão Home para dizer algum comando. Alguns celulares, como o Moto G30, também trazem uma tecla dedicada ao Google Assistente.

A alteração ainda tornaria a ferramenta do Google mais próxima de outras soluções do mercado. A Samsung, por exemplo, utiliza o botão de liga e desliga para acionar a Bixby depois que removeu a tecla dedicada à assistente em seus celulares. A Apple, por sua vez, utiliza o mesmo atalho para a Siri desde que retirou o botão Home de seus smartphones, com o lançamento do iPhone X.

Mishaal Rahman, do site especializado, até tentou habilitar o novo atalho do Google Assistente em um Google Pixel 3 XL com Android 12 (Developer Preview 3) pelas configurações do celular. Mas não teve sucesso. Já em um Google Pixel 4 com Android 11, a opção sequer estava disponível nas definições do sistema.

A novidade ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de lançamento.

Com informações: Android Authority, The Next Web e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Gorgen (@Banana_Phone)

Fazem de tudo para os usuários usarem um serviço que quase ninguém quer usar. Eu evito usar o Google Assistente pois acho o aplicativo Google mais direto ao ponto e mostra mais opções nas pesquisas, além disso o app do Google tem os cards com notícias que eu gosto de ver.
O Assistente só é melhor pra pesquisas por voz, mas eu nunca faço pesquisas por voz.

Eu (@Keaton)

Por favor, Google. Não, obrigado. Me deixe ativar a câmera ou qualquer OUTRO app com o botão power.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Ele é bom para IoT e rotinas automatizadas e não pra pesquisas simples.

imhotep (@imhotep)

A primeira coisa q eu faço é desabilitar o google assistente num aparelho novo.
De uns anos pra cá ele ouve alguém falando ok num filme, num ambiente público e ativa indevidamente.
Acho bem inútil, pra falar a verdade.

André Gorgen (@Banana_Phone)

Mas a própria Google parece que não se dedica muito a isso, até a Bixby parece ter mais opções de rotinas. A Bixby tem muitas ações que não dependem da voz, você pode programar coisas como “se eu desconectar do wi-fi Casa por 15 minutos e for entre 8:00 e 22:00 horas, desative o bluetooth e ligue o NFC e GPS”.
E olha que estamos falando da Bixby, a assistente que todo mundo fala mal e uma porcentagem baixíssima de pessoas usa.