Início » Aplicativos e Software » iOS 15 e watchOS 8 chegam em 20 de setembro; eis as principais novidades

iOS 15 e watchOS 8 chegam em 20 de setembro; eis as principais novidades

Além das versões finais do iOS 15 e watchOS 8, Apple promete lançar iPadOS 15 e tvOS 15 na mesma data

Por

Anunciado durante a WWDC 2021, em junho, o iOS 15 finalmente caminha para a versão final. O sistema operacional foi confirmado nesta terça-feira (14) junto com o lançamento do iPhone 13, mas vai ser liberado para modelos anteriores da linha a partir de 20 de setembro. Ele não virá sozinho: as versões finais do watchOS 8, iPadOS 15 e tvOS 15 chegam na mesma data.

iOS 15 (Imagem: Divulgação / Apple)
iOS 15 (Imagem: divulgação/Apple)

iOS 15

O iOS 15 introduz alguns recursos funcionais interessantes, como a possibilidade de o aplicativo de câmera digitalizar textos. O conteúdo digitalizado pode então ser usado de várias formas.

Por exemplo, se a imagem tiver um número de telefone, o aparelho poderá reconhecer essa informação e dar a opção ao usuário de fazer uma chamada ou enviar uma mensagem.

Outra recurso interessante do iOS 15 é o modo Foco, uma espécie de versão melhorada da função Não Perturbe. Com ele, em vez de desabilitar todas as notificações de uma só vez, o usuário pode definir quais aplicativos poderão chamar a sua atenção durante um momento de concentração.

Reconhecimento de texto no iOS 15 (imagem: reprodução/Apple)
Reconhecimento de texto no iOS 15 (imagem: reprodução/Apple)

Também há mudanças no FaceTime. No iOS 15, a ferramenta permite a reprodução de músicas ou vídeos durante uma chamada via SharePlay, traz suporte a áudio espacial e facilita a geração de links para reuniões, por exemplo.

Um sistema de busca interna mais preciso, um novo painel de privacidade e Safari com controles na parte inferior estão entre os demais atributos do iOS 15.

A versão release candidate do iOS 15 foi liberada hoje. Se nenhum problema for encontrado, a versão final será disponibilizada para todos os usuários a partir de 20 de setembro, como você já sabe.

É válido frisar que, além do iPhone 13, o iOS 15 é compatível com os modelos da linha desde o iPhone SE. Confira a lista de iPhones que funcionam com o iOS 15.

watchOS 8

Assim como o iOS 15, o watchOS 8 foi anunciado durante a WWDC 2021. O novo sistema operacional do Apple Watch não traz grandes mudanças, em compensação, conta com uma série de pequenas melhorias que tornam a sua experiência de uso mais agradável.

Uma delas é uma opção de mostrador que permite a inserção de fotos em modo retrato (com fundo desfocado) como imagem de fundo. Esse recurso já existia, mas agora vem com um efeito que centraliza o rosto da pessoa automaticamente.

Modo retrato como mostrador no Apple Watch (imagem: reprodução/Apple)
Modo retrato como mostrador no Apple Watch (imagem: reprodução/Apple)

A exemplo do iOS 15, o watchOS 8 também traz um modo Foco que permite que o usuário configure notificações com base na atividade do momento.

No quesito saúde, a lista de treinos do Apple Watch passa a incluir Tai Chi e Pilates, e a função de monitoramento de sono adiciona frequência respiratória. Obviamente, o watchOS 8 também trabalha com o Apple Fitness+, que vai chegar ao Brasil em breve.

Outras novidades do watchOS 8 incluem uma função que permite que o usuário use o Apple Watch como chave de casa ou do escritório (basta que o cartão digital correspondente seja adicionado ao Wallet), compatibilidade melhorada com a rede Find My e novas funções no Always On Display.

A versão final do watchOS 8 também poderá ser baixada a partir de 20 de setembro. Além do recém-lançado Apple Watch Series 7, o sistema operacional funciona com as versões anteriores relógio a partir do Series 3.

iPadOS 15 e tvOS 15

Com recursos de multitarefa e widgets personalizáveis, o iPadOS 15 também terá a sua versão final liberada em 20 de setembro. Os modelos de iPad compatíveis com o iPadOS 15 estão aqui.

A mesma data é válida para o lançamento do tvOS 15.