Início » Gadgets » Carregador universal micro-USB é formalizado na Europa

Carregador universal micro-USB é formalizado na Europa

Avatar Por

Nessa época de viagens de férias, sabem o que pode ser uma grande dor de cabeça? Partir para a viagem e esquecer o carregador do seu celular para trás. Aí começa aquela cruzada em busca de alguém que tenha um celular da mesma marca para emprestar o carregador. Não mais, se os novos padrões europeus se alastrarem para cá.

O carregador universal para todas as marcas já estava combinado há mais de uma ano, mas apenas agora os órgãos responsáveis concluíram a definição e formalização dos padrões que devem ser seguidos pela indústria. Entre as empresas que concordaram estão Apple, Motorola, Nokia, RIM, Samsung e Sony Ericsson.

O conector utilizado por todas elas para carregar seus celulares será o Micros-USB. Os primeiros aparelhos já seguindo os novos padrões devem começar a chegar ao mercado nos primeiros meses de 2011.

A comissão responsável espera que o carregador seja predominante dentro de dois anos e seus benefícios serão observados tanto pelos consumidores quanto pela indústria. Como bônus, também se espera que a padronização promova uma maior reutilização dos carregadores, causando um impacto ambiental positivo desta maneira.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcell Almeida
Espero que isso seja formalizado no mundo todo logo....viu Apple?
Turdin
To até vendo o cabo da apple sendo vendido por 4x o preço, só por ser... Apple!
@pri_barros
Dá pra carregar, mas é mais lento, pq os carregadores de celular comum, mandam uma amperagem menor mesmo... Vão ter que padronizar os carregadores para mandarem um mínimo, pra que todos celulares carreguem em no máximo 1h e meia.... O Nokia N8 tem duas possibilidades pra carregar: carrega através do cabo de dados (conectando ao micro USB) e carrega através do carregador de parede (conectando através da entradinha da carga, que todos os celulares anteriores têm)... O legal é que ele estaria, então adaptado ao novo modelo de carga (via micro USB) e tb ao antigo...
Matheus
Mas todos os carregadores possuem a mesma "potência"? (voltagem de saída, amperagem, sei lá o que) Porque fico imaginando se seria possível carregar a bateria de um smartphone com o carregador de um celular comum, que possivelmente possuem baterias mais fracas.
Adriano
Creio que a Apple fará um adaptador para o atual padrão dela.
Augusto
Já entendi, o iPhone 5 não precisa carregar, a Apple finalmente criou a bateria atômica e resolveu trollar as outras empresas, só pode.
Edson Moretti
Realmente a Apple se junta a outras fabricantes e aprova padrão micro USB na Europa, isso siginifica que rapidamente estará espalhada pelo mundo esse padrão. E Fredson, o Micro-USB é akele que também usamos para transferência de dados do Celular para PC.
Edson Moretti
Eh otimo que efetue o padronizamento principalmente em selecionar a entrada Micros-USB, pois um cabo tambem será util em outros aparelhos, como MP4, Bem enquanto não esta tudo padronizado, o negocio eh comprar carregador 10 em 1
@brunogdb
MEU DEUS, O MUNDO ESTÁ ACABANDO, O STEVE ESTÁ TRAMANDO ALGO DO MAL!
@brunogdb
É mais fácil a Apple fazer tudo mundo adotar o cabo de 13 pinos, eu acho que a Apple vai por o micro-USB como segunda opção, eu estou desconfiando disso
mauso cuestas
Apple foi uma das primeiras a assinar o acordo na Europa.
@Fireballmaker_
APPLE?!?! [4] Não é possível! Seu Jobs está armando alguma!
Steve
Apple?! [4] O que isso? Primeiro de Abril?
Marcoscs
A tendência é que chegue por aqui também, claro, com alguns anos de atraso...
Fredson Sousa
Não, a mudança é apenas nos carregadores, nos aparelhos cada fabricante continua com seu plug, eu só acho que invés de micro-USB devia ser USB assim usaria o cabo de dados para carregar o aparelho. Eu compartilho o carregador do SE x10 mini com o iPod touch, não sei se a Sony Ericsson já estava pensando nisso mais não dependo mais de um pc para carregar o iPod
Rodrigo T.
APPLE?!?! [3] 2012 taí!
Marcio - RJ/RJ
Se pegar, prevejo uma nova onda de celulares à venda sem carregadores. Tal como hoje tem à venda impressora USB sem o bendito cabo USB :D
Caio Furtado
APPLE?! [2] Achei que eles fossem aderir ao Flash antes de querer padronizar alguma coisa no iPhone, e meu último pensamente seria o tão famoso cabo de 13 pinos. ><
bawlaw
.......Apple??? 0.o vao deixar de usar aquele cabo de 13 pinos tao idolatrado por eles (apples) e recarregar com micro-USB?? hehe isso quero ver xD