Claro Pay é liberado antes da hora com Pix e pagamento de boletos
Claro Pay ficou disponível por curto prazo para abertura de conta por clientes de qualquer operadora
Claro Pay ficou disponível por curto prazo para abertura de conta por clientes de qualquer operadora
As operadoras estão se aventurando com serviços bancários, e a Claro liberou por algumas horas o cadastro do público geral na carteira digital Claro Pay. O serviço é gratuito e permite fazer e receber pagamentos com Pix, recarga de celular e pagamento de boletos. Além disso, será possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos do Banco24Horas – mas a conta não tem cartão.
Às 18h44, a Claro informou ao Tecnoblog que o Claro Pay ainda não está disponível para qualquer tipo de adesão, e que os registros ficaram liberados por um curto prazo durante um período de testes do aplicativo. A abertura de contas foi encerrada, e o app voltou a mostrar a informação “Estamos liberando acesso aos poucos e logo você poderá se cadastrar”.
O Claro Pay foi anunciado em novembro de 2020 em parceria com o Banco Inbursa, e até então estava restrito para clientes selecionados. Uma atualização no aplicativo foi liberada nesta quinta-feira (18) e passou a aceitar o cadastro do público geral durante algumas horas, inclusive com número de celular de outras operadoras.
O processo de abertura de conta no Claro Pay é bem simples e pode ser feito inteiramente através do smartphone: basta informar os dados pessoais (nome completo, data de nascimento, CPF, e-mail e nome da mãe) e enviar uma foto de um documento de identidade e uma selfie.
A análise para aprovação da abertura da conta ocorre em instantes, e a Claro divulga o prazo médio de 3 minutos para aprovação (com possibilidade de atrasos em domingos, feriados e madrugada). Por aqui não levou nem um minuto completo.
A Claro havia divulgado que o Claro Pay teria benefícios para usuários da operadora, como bônus de internet nas recargas recorrentes no pré-pago. No entanto, nenhuma promoção apareceu até o momento no app da carteira digital.
Por enquanto, o Claro Pay é capaz de fazer transações via Pix, recarregar celular pré-pago e pagar boletos. De acordo com o aplicativo, em breve será possível sacar dinheiro com QR Code através de caixas eletrônicos do Banco24Horas.
Além do Pix, é possível receber dinheiro no Claro Pay via boleto ou TED, de contas de mesma titularidade. Por outro lado, não é possível fazer transações para outros bancos através de TED, apenas Pix.
Um dos pontos negativos do Claro Pay é que até o momento o serviço não possui nenhum tipo de cartão físico, seja de débito ou crédito. Nem mesmo um cartão virtual está disponível, o que dificulta compras online e uso de serviços como Spotify, Uber, iFood.
A Claro não é a primeira operadora a oferecer serviços financeiros no Brasil:
Leia | Como cadastrar o chip da Claro no seu celular