DC-Roma é um curioso notebook que traz chip RISC-V e Ubuntu Linux
Criado pela DeepComputing, DC-Roma RISC-V Laptop II tem chip octa-core com arquitetura RISC-V, padrão pouco comum em notebooks
Criado pela DeepComputing, DC-Roma RISC-V Laptop II tem chip octa-core com arquitetura RISC-V, padrão pouco comum em notebooks
As últimas semanas foram marcadas por anúncios que relacionam PCs com inteligência artificial, mas isso não significa que outros ecossistemas ficaram de lado. Vide o exemplo da DeepComputing: a fabricante anunciou o DC-Roma RISC-V Laptop II, um notebook que combina chip RISC-V com Ubuntu Linux.
Essa é uma abordagem incomum, afinal, notebooks são lançados majoritariamente com chips de arquitetura x86 ou, no caso dos Macs atuais e dos laptops com SoC Snapdragon X, de arquitetura Arm. O DC-Roma foge à regra por vir com um chip octa-core SpacemiT K1.
RISC-V é o nome da quinta versão de uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA, na sigla em inglês) para chips chamada Reduced Instruction Set Computing. Ela foi introduzida em 2010. Ao contrário de outras ISAs, como Arm e x86, a RISC-V é uma iniciativa aberta, cuja implementação não exige pagamento de licenças.
É relativamente fácil encontrar chips RISC-V em datacenters ou sistemas baseados em computação de alto desempenho, por exemplo. Isso porque, além do custo de implementação teoricamente menor, a arquitetura favorece o desenvolvimento de chips sob medida para aplicações muito específicas.
O K1, da chinesa SpacemiT, é um chip de 64 bits que vem com oito núcleos X60 de arquitetura RISC-V. Eles trabalham com frequência de até 2 GHz e são acompanhados de uma NPU de 2 TOPS.
A SpacemiT desenvolveu o K1 com a proposta de fazer dele um processador que alia alto desempenho com consumo baixo de energia. Por conta disso, o chip pode ser implementado em automação industrial, placas no estilo Raspberry Pi, soluções de armazenamento de dados e, como sabemos agora, até em notebooks.
O DC-Roma RISC-V Laptop II pode ser equipado com até 16 GB de memória LPDDR4X e SSD de até 1 TB. Na frente, o equipamento traz uma tela de 14 polegadas do tipo IPS LCD e resolução full HD.
No quesito conectividade, há portas USB-C, USB 3.0 tipo A e conexão para fones de ouvido. WI-FI 6 e Bluetooth 5.2 dão conta da comunicação sem fio.
Senti falta de uma porta HDMI e de uma conexão Ethernet. Em contrapartida, o equipamento oferece uma interface de oito pinos que pode ser programada para aplicações sob medida.
O sistema operacional é o Ubuntu 23.10. O Tom’s Hardware aponta que esse é um atributo interessante porque o notebook antecessor, equipado com chip quad-core, tinha suporte oficial apenas para as distribuições openKylin e Debian.
Por fim, o corpo do laptop é todo de metal, o que confere a ele mais durabilidade e melhor dissipação de calor.
Na próxima segunda-feira (18), o DC-Roma RISC-V Laptop II entrará em pré-venda no site da DeepComputing com preço equivalente a US$ 1.000 (R$ 5.365 na conversão atual do dólar).
Como o Ubuntu é um sistema operacional intuitivo e funcional, qualquer pessoa pode fazer uso do DC-Roma RISC-V Laptop II. Contudo, ele deve mesmo atrair desenvolvedores ou profissionais de TI que trabalham com a arquitetura RISC-V.