MediaTek lança chip Dimensity 9400, que pode chegar aos tablets Samsung
Novo processador premium da taiwanesa segue com configuração de oito núcleos de alta performance. MediaTek afirma que consumo energético é 40% mais eficiente
Novo processador premium da taiwanesa segue com configuração de oito núcleos de alta performance. MediaTek afirma que consumo energético é 40% mais eficiente
A MediaTek anunciou nesta quarta-feira (9) o Dimensity 9400, seu novo processador topo de linha e com fabricação de 3 nm. O SoC tem a configuração de oito núcleos e todos eles são de alta performance (conceito chamado de All Big Core). O MediaTek Dimensity 9400 pode equipar o Galaxy Tab S11 e, segundo um rumor recente, parte dos Galaxy S25.
Obviamente, o processador tem recursos voltados para inteligência artificial. A MediaTek afirma que o Dimensity 9400 atua rapidamente nas tarefas de IA generativa. A empresa ainda aponta que o novo SoC gasta 35% menos de energia do que o antecessor Dimensity 9300.
Se você tem familiaridade com tecnologia, sabe que os chips de celulares costumam usar combinações de núcleos de desempenho (maior gasto energético) e de eficiência (menor consumo, mas levemente menos rápido). O Dimensity 9400 segue seu antecessor e possui oito núcleos de desempenho.
O núcleo principal é um Arm Cortex-X925 de 3,62 GHz, acompanhando de três Cortex-X4 e quatro Cortex A720. A dificuldade dessa combinação é controlar o consumo de energia, evitando que a bateria acabe rápido. Porém, a MediaTek afirma que o Dimensity 9400 é 40% mais eficiente que o antecessor.
Para vermos isso na prática teremos que esperar um pouco. Ainda não há celulares anunciados com o Dimensity 9400. Esses primeiros modelos chegarão já na próxima semana (caso do Vivo X200) e devem estrear em celulares chineses, que costumam ser os principais clientes dos SoCs premium da MediaTek.
A GPU do Dimensity 9400 é a Immortalis-G925. Ela possui 12 núcleos e suporte para raytracing. A MediaTek diz que esse recurso está 40% mais rápido no novo processador.
Existe a possibilidade de a Samsung utilizar o Dimensity 9400 (ou a futura versão 9400+) na próxima geração do Galaxy Tab S. Os modelos atuais, Galaxy Tab S10+ e Tab S10 Ultra, são equipados com o Dimensity 9300+. A sul-coreana pode manter a MediaTek como fornecedora para 2025.
Um rumor recente especulou que o Dimensity 9400 também pode ser usado em parte da linha Galaxy S25. Contudo, essa informação ainda é fraca. Ela foi baseada em um texto no site do Google DeepMind, informando que a tecnologia AlphaChip é usada “nos Dimensity 5G usados nos celulares da Samsung”.
O Google respondeu que era um erro e apagou a menção, enquanto a MediaTek não comentou o caso (silêncio esperado). Existe a possibilidade de que os autores tenham confundido os celulares com os tablets — mas claro, alguém vazar coisas da Samsung por erro não é novidade.
Leia | Helio e Dimensity: entenda quais são os chips da MediaTek para celulares