Google Chrome remove o adblock uBlock Origin dos computadores

Chrome inicia processo de eliminar extensões que utilizam o sistema Manifest V2, base para a criação de extensão. Mais ferramentas com esse sistema foram removidas

Felipe Freitas
Resumo
  • O navegador Google Chrome começou a remover extensões que utilizam o sistema Manifest V2, incluindo o popular uBlock Origin, por não seguirem as novas recomendações do navegador.
  • O desenvolvedor do uBlock Origin sugere que os usuários migrem para a extensão uBlock Origin Lite, que usa o Manifest V3, mas é menos eficiente no bloqueio de anúncios devido a variadas restrições.
  • Extensões como Neat URL e MDN Search também estão sendo removidas, já que o Chrome passará a suportar apenas o Manifest V3 até 2025.

O Google Chrome começou o seu “expurgo” contra o uBlock Origin, extensão de bloqueio de anúncios para navegadores. A atual versão dessa ferramenta foi desenvolvida no sistema Manifest V2, que não será mais suportada pelo Chrome. O próprio navegador está desinstalando automaticamente o uBlock Origin.

Os avisos de que a extensão estava com os dias começaram em agosto. Ao abrir a página do uBlock Origin na loja de extensões, o usuário visualizava uma mensagem de que ela seria encerrada em breve, já que não seguia as recomendações do navegador — no caso, o sistema Manifest V3, que dificulta o bloqueio de anúncios no Chrome.

O que os usuários de uBlock Origin devem fazer?

uBlock Origin exibia mensagem de que seria eliminada do Chrome desde agosto (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
uBlock Origin exibia mensagem de que seria eliminada do Chrome desde agosto (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O desenvolvedor da extensão, Raymond Hill, sugere que os usuários instalem o uBlock Origin Lite. Essa extensão utiliza o Manifest V3, mas o próprio Hill confirma que ela é menos eficiente que a versão com o Manifest V2. O novo sistema usado na criação de extensões para navegador tem menos opções de filtros.

A outra opção é migrar de navegador. Além de bloquear anúncios, o uBlock Origin também informa ao usuário se o site que o usuário quer acessar possui cookies de marketing mais invasivos (como aqueles usados em remarketing após você pesquisar um produto).

Chrome para de suportar extensões com Manifest V2

Usuário divulgou no X que teve três extensões desinstaladas no seu Chrome (Imagem: Reprodução/X)
Usuário divulgou no X que teve três extensões desinstaladas no seu Chrome (Imagem: Reprodução/X)

Além do uBlock Origin, mais extensões criadas com o Manifest V2 estão sendo eliminadas do Google Chrome. Isso afeta não só bloqueadores de anúncios, mas extensões de diferentes tipos. O Google espera suportar apenas o Manifest V3 no seu navegador a partir de 2025. Com o ano terminando, é hora de eliminar as extensões desatualizadas.

No X, um usuário publicou uma captura de tela onde mostra o aviso de que as extensões Neat URL e MDN Search foram removidas. Essas ferramentas também utilizam a Manifest V2. A Neat URL é uma extensão que “limpa” as URLs, removendo parâmetros como os usados pelo Google Analytics.

Com informações: The Verge e Android Police

Leia | Como desativar extensões do Google Chrome

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.