Rumor do dia: estas screenshots sugerem que o Android da Nokia mais parece um Windows Phone
O Normandy, suposto smartphone de baixo custo da Nokia com Android, está sendo cada vez mais detalhado nos vazamentos. Desta vez, o @evleaks, que possui um bom histórico de acertos, publicou mais screenshots que mostram como será a interface. Confirmando o pouco que vimos anteriormente, dá para perceber que praticamente não há traços do Android ali. Na verdade, o Android da Nokia mais parece um Windows Phone.
A possível interface do Android da Nokia mostra vários ícones dentro de blocos, o que nos lembra as Live Tiles do Windows Phone. Alguns dos ícones e cores são idênticos aos adotados pelo sistema operacional da Microsoft. Mas a interface provavelmente será mais limitada: com exceção dos blocos de calendário e galeria de fotos, eles parecem ser estáticos, diferente do Windows Phone, que mostra informações dinâmicas dentro das Live Tiles.
Uma olhada na tela inicial revela alguns aplicativos de terceiros, como Vine, Facebook, BBM, Viber, Opera e WeChat, com os ícones das versões para Android. No entanto, a existência de um ícone personalizado para a loja pode indicar que o aparelho não virá com o Google Play, algo semelhante ao que a Amazon faz nos tablets Kindle Fire, que oficialmente só permitem a compra de aplicativos através da Amazon Appstore.
A tela do lado direito mostra o que parece ser uma central de informações que lembra o Fastlane dos Nokia Asha: há notificações do Skype e Facebook, lembretes de compromissos, mensagens recebidas recentemente e chamadas perdidas. Considerando que estamos falando de um aparelho de baixo custo, é até esperado que o sistema traga alguns dos recursos presentes na linha Asha.
De acordo com o The Verge, o Normandy deverá ter tela de 4 polegadas, processador Snapdragon S4 da Qualcomm, câmera de 3 megapixels, 4 GB de armazenamento interno (com entrada para cartão de memória) e apenas 512 MB de RAM. Além de rodar uma versão bastante modificada do Android, ele deve trazer alguns dos produtos da Nokia, como o Here Maps.
Se a Nokia realmente lançar o smartphone de baixo custo com Android (o que é até difícil de acreditar, agora que a empresa foi comprada pela Microsoft), é provável que algo seja anunciado em Barcelona, durante a MWC 2014, que acontece na última semana de fevereiro.