Opera 10.6 é lançado com WebM integrado
Apenas dois dias de mostrar o segundo release candidate e um dia depois de mostrar o terceiro RC, a Opera Software liberou hoje na interwebs o Opera 10.6. O navegador está mais rápido, graças à presença do engine Carakan JavaScript. Mas o que chamou a atenção foi a inclusão de formas de proteção contra malware. Vai ter muita gente gostando disso…
Acima você confere o visual do Opera 10.6. Abas, campo de busca do Google, menu reduzido… Tudo está ali, com acesso fácil e imediato. Mas a interface do Opera é o que menos importa, visto que sua grande característica é a velocidade: num teste de desempenho, a versão mais atual do navegador marcou 7.146 pontos. Em segundo lugar vem o Chrome 5.0, com 6.173, seguido (veja só!) do Opera 10.54, que fez 4.894.
O Francis Rosário, leitor assíduo do TB e usuário do Opera pontuou as principais características da nova versão:
“Ela destaca-se principalmente pela integração de novos recursos como a localização geográfica, suporte a videos no formato WebM e novos elementos HTML5 (como Web Workers). Além disso o navegador também passa a suportar as “sugestões de busca” internamente para os principais buscadores do mercado. Por fim, o navegador teve uma melhora de desempenho na casa dos 50% se comparado a sua versão anterior, tornando-se novamente o navegador mais rápido do planeta segundo testes de benchmark.”
Nos testes que eu fiz, o que me desagradou foi a exibição de vídeos que sigam o HTML 5. Nas duas páginas recomendadas pela Opera Software, o vídeo foi reproduzido de forma lenta e com várias engasgadas. Se continuar assim, acho que vou preferir continuar usando o Adobe Flash mesmo.
A tecnologia de proteção contra malware é fornecida pela AVG, a mesma empresa do famoso anti-vírus gratuito. Ela vai avisar o usuário quando um site suspeito for acessado ou quando um download tiver alguma surpresinha indesejada dentro.
Download | Opera 10.6
Com informações: Opera Brasil, Download Squad.