Já que o Brasil é o país da Copa, as cidades precisam ser preparadas para receber os visitantes, certo? Pois bem: Brasília terá cobertura de internet sem fio em toda a cidade até a abertura da Copa do Mundo. É o que garante o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que já inaugurou a Conecta DF em três pontos da cidade: Estádio Nacional de Brasília, Rodoviária do Plano Piloto e do Parque da Cidade.

Os investimentos desse plano ambicioso serão de aproximadamente R$ 80 milhões, e áreas urbanas e rurais poderão desfrutar do benefício. O link será oferecido graças a uma parceria com a Telebrás, e não se sabe, ainda, a velocidade de acesso ou política de uso. O posicionamento e abrangência das antenas, bem como a velocidade da rede estão sendo testados nesse primeiro momento. A inauguração ocorreu no Estádio Nacional de Brasília e o governador convidou todos os presentes para tweetarem e testarem a rede.

Pessoalmente, ainda tenho minhas dúvidas sobre cobrir uma cidade inteira com Wi-Fi. É uma infraestrutura cara, não pelo custo dos equipamentos, mas sim pela manutenção do link. Aqui em Belo Horizonte existem hotspots da prefeitura em alguns pontos turísticos, mas há restrições para não haver abusos: cada usuário poderá navegar duas horas por dia, e deve autenticar com seu CPF. Será que no DF haverá alguma restrição parecida?

Com informações: Correio Braziliense. Montagem sob foto com licença CC do usuário zelnunes no Flickr.

Relacionados

Escrito por

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.