Firefox terá atualizações automáticas silenciosas
Atualizações não dependerão mais dos usuários a partir do Firefox 13.
Com o rápido ciclo de desenvolvimento adotado desde o Mozilla Firefox 4.0, o navegador passou a ganhar novas versões a cada seis semanas. É um modelo semelhante ao utilizado no Google Chrome — o número muda e você nem percebe. A diferença é que no navegador do panda-vermelho a atualização (ainda) não é silenciosa.
Atualmente o download da nova versão é realizada em background e a instalação é feita quando o browser é iniciado, muitas vezes mostrando barras de progresso e mensagens do UAC, no caso do Windows Vista e 7. A partir da versão 13.0, todo o processo deverá ser automático e invisível para o usuário, o que deve aumentar a quantidade de pessoas rodando a última versão do navegador (desenvolvedores web curtiram isso).
De acordo com o blog de desenvolvedores da Mozilla, o processo de abertura e fechamento do Firefox não será afetado por uma atualização, o que significa que você não precisará ficar esperando alguns segundinhos intermináveis enquanto os arquivos são alterados; tudo será feito enquanto o navegador está sendo executado.
No estudo de caso, eles citam a triste história de um usuário que foi checar seu Facebook antes de sair para o trabalho e, em vez do site, viu a tela de atualização do navegador. Após perceber que o processo acontecia com frequência, o usuário decidiu “odiar o Firefox e migrar para o Internet Explorer”. A mesma página também informa que o recurso está “em risco”. Para que ele realmente seja implementado, será necessário resolver algumas questões: a performance do Firefox não pode ser afetada durante a atualização e o encerramento do navegador não pode ficar mais lento. Difícil, hein?
Outras novidades muito bem-vindas devem aparecer ainda em 2012, como o novo tema padrão Australis e a melhoria no tempo de inicialização do navegador.