iOS 15 é lançado para iPhone com melhorias em notificações

Apple disponibiliza iOS 15 para iPhone ao lado do iPadOS 15 e watchOS 8; atualização traz modo Foco, novidades no FaceTime e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A espera acabou: a Apple liberou, nesta segunda-feira (20), o iOS 15 a todos os usuários. A atualização já está disponível para quem possui iPhone 6S ou mais recente, incluindo o iPhone SE, com mudanças nas notificações, melhorias no FaceTime e outros recursos. O iPadOS 15, watchOS 8 e tvOS 15 também foram lançados hoje.

O iOS 15 é a nova versão do sistema anunciada em junho. A atualização traz o modo Foco, uma “evolução” do Não Perturbe que oferece perfis distintos para cada tipo situação, como trabalho, exercícios, momentos de descanso e afins. Assim, o usuário consegue definir quais apps poderão notificar, quem poderá ligar e outras opções.

O FaceTime também ganhou novidades. É o caso do áudio espacial, microfone com isolamento de ruídos e acesso via link, como no Google Meet e Zoom. Mas o SharePlay, que permite assistir a filmes e séries do Apple TV+ e outras plataformas compatíveis com os amigos remotamente, ainda não está disponível aos usuários.

Modo Foco do iOS e iPadOS 15 (Imagem: Lucas/Tecnoblog)
Modo Foco do iOS e iPadOS 15 (Imagem: Lucas/Tecnoblog)

A atualização ainda traz um recurso para reconhecer imagens. De maneira nativa e através da câmera, o usuário consegue copiar as informações de uma embalagem para enviar em uma mensagem, por exemplo. O sistema ainda recebeu novas funções de privacidademelhorias nos apps Fotos, Safari e Saúde, entre outras novidades.

O iPadOS 15 também foi liberado nesta segunda-feira (20). Além do modo Foco, SharePlay e reconhecimento de textos, a atualização traz novos recursos para multitarefa e widgets customizáveis. Donos de Apple Watch e Apple TV também podem atualizar os seus dispositivos para o watchOS 8 e tvOS 15, respectivamente. 

Reconhecimento de imagens pode ser feito em qualquer caixa de texto (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Reconhecimento de imagens pode ser feito em qualquer caixa de texto (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Quais iPhones são compatíveis com o iOS 15?

O iOS 15 está disponível do iPhone 6S e iPhone 6S Plus, lançado em 2015, ao iPhone 13, anunciado na semana passada. Os proprietários do iPhone SE das duas gerações e do iPod Touch de 7ª geração também poderão instalar a atualização. Confira os modelos compatíveis com a nova versão do sistema operacional da Apple:

  • iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max;
  • iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max;
  • iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max;
  • iPhone XS, XS Max e XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8 e 8 Plus;
  • iPhone 7 e 7 Plus;
  • iPhone 6S e 6S Plus;
  • iPhone SE (2ª geração);
  • iPhone SE (1ª geração);
  • iPod Touch (7ª geração).

Já o iPadOS 15 chegará ao iPad Pro de 1ª geração, iPad de 5ª geração iPad Mini de 4ª geração e iPad Air de 2ª geração ou versões mais recentes. Quanto ao watchOS 8, a nova versão é compatível com o Apple Watch Series 3 ou superior. 

Safari agora tem barra inferior, mas dá pra colocar em cima novamente (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Safari agora tem barra inferior, mas dá pra colocar em cima novamente (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Como atualizar o iPhone para o iOS 15?

As novas versões do iOS e iPadOS já estão disponível aos usuários. Para atualizar, basta seguir as instruções fornecidas pela notificação que vai surgir no celular ou tablet quando o update estiver disponível para download. Caso o alerta não apareça, realize o passo a passo a seguir para atualizar o seu iPhone e iPad:

  1. Faça um backup de seu iPhone ou iPad;
  2. Acesse os ajustes de sistema;
  3. Entre em “Geral” e acesse a opção “Atualização de Software”;
  4. Aguarde o sistema verificar se há atualizações disponíveis;
  5. Toque em “Atualizar para o iOS 15”;
  6. Leia as instruções e toque em “Baixar e Instalar”.

A atualização do watchOS é realizada pelo aplicativo do relógio para iPhone, conhecido como Watch. Para ter acesso à nova versão do sistema, abra o app e vá em “Geral”. Em seguida, escolha a opção “Atualização de software” e siga as instruções. O sucessor do watchOS 7 será instalado logo em seguida.

Atualizado em 21 de setembro de 2021, às 13h38, para informar que o SharePlay ainda não está disponível.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados