Notícias Celular

iOS 16 é apresentado pela Apple na WWDC 2022; conheça as novidades

Apple revela iOS 16 com nova tela de bloqueio e outras novidades; sistema operacional do iPhone será liberado a todos no fim de 2022

Bruno Gall De Blasi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Apple anunciou, nesta segunda-feira (6), o iOS 16. A nova versão do sistema operacional do iPhone deu as caras durante a WWDC 2022 com uma nova tela de bloqueio, melhorias no modo Foco, novos ajustes de privacidade e mais. Ainda em testes, a expectativa é de que a versão final chegue a todos até o fim do ano.

iOS 16 é apresentado na WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iOS 16 é apresentado na WWDC 2022 (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

A atualização dá um refresco aos celulares da Apple. Assim como nas gerações anteriores, a empresa aprimorou diversos recursos de smartphones compatíveis com a nova versão do sistema operacional. Além disso, os usuários também vão receber melhorias para tornar o iOS ainda mais estável e mais seguro.

É o caso da tela de bloqueio. Com a atualização, os usuários poderão personalizá-la de acordo com a sua vontade. Quer mudar a fonte e a cor do relógio? Basta acessar a área de edição e ajustá-los. Além disso, os usuários poderão inserir widgets, assim como no Apple Watch, que irão interagir com o plano de fundo do painel.

iOS 16 ganha nova tela de bloqueio com recursos personalizáveis (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iOS 16 ganha nova tela de bloqueio com recursos personalizáveis (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

E não para por aí. Além de levar as notificações para a porção inferior do display, a atualização traz um recurso conhecido como Live Activities, que leva um widget mais aprimorado à tela de bloqueio. Através dessa nova área, os usuários podem receber informações ou até usar funções de apps sem desbloquear o iPhone.

Na apresentação, a Apple apresentou o recurso em funcionamento com o app da Uber. Em vez de abrí-lo para ver onde o motorista está, você pode acompanhar o seu progresso pela tela de bloqueio. O mesmo acontece com um jogo de basquete: o placar da partida aparece no display sem ter que fazer muitos comandos ou gestos.

Live Activities oferece mais informações na tela de bloqueio do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
Live Activities oferece mais informações na tela de bloqueio do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iCloud facilita o compartilhamento de fotos

Outra melhoria fica para quem gosta de compartilhar fotos. Através da Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud, é possível repartir fotos existentes de bibliotecas pessoais ou delimitadas em alguns critérios, como uma data de início ou pessoas nas imagens. Os conteúdos são repassados através do compartilhamento familiar.

“Um usuário também pode optar por enviar fotos para a Biblioteca Compartilhada automaticamente usando uma nova alternância no aplicativo Câmera”, anunciaram. “Além disso, os usuários receberão sugestões inteligentes para compartilhar uma foto que inclua participantes da Biblioteca de Fotos Compartilhadas.”

Os participantes da biblioteca compartilhada ainda podem adicionar, excluir, editar ou favoritas os conteúdos compartilhados. Essas informações aparecerão nas Memórias e Fotos em Destaque de cada usuário possa “reviver momentos mais completos da família” ou com seus amigos.

E por falar em compartilhamento familiar, o processo para criar contas para crianças foi facilitado. Os jovens também podem pedir mais tempo de tela através do iMessage. Em seguida, os pais podem aprovar ou recusar a solicitação pelo app Mensagens.

Apple facilita processo para criar contas para crianças com controle parental (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Apple facilita processo para criar contas para crianças com controle parental (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

iMessage ganha opção para editar mensagens enviadas

E por falar em iMessage, quem nunca enviou uma mensagem com um erro de digitação? Pois é, mas a Apple tem uma solução: com o iOS 16, os usuários poderão editar conteúdos já enviados. E não para por aí: a atualização ainda vai oferecer uma opção para desfazer o envio de mensagens, similar a outras plataformas.

O modo Foco ganhou novidades. No Safari, por exemplo, será possível separar abas conforme o perfil selecionado. Quer ver apenas as mensagens dos seus colegas de trabalho? Sem problemas. O iMessage também vai filtrar as conversas a partir da opção habilitada para evitar distrações enquanto você está no escritório.

iMessage ganha botão para editar mensagens enviadas (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iMessage ganha botão para editar mensagens enviadas (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

A Apple apresentou otimizações em outras frentes. No Mail, os usuários poderão agendar o envio de mensagens e ganharam um curto momento para cancelar a submissão. Os Mapas, por sua vez, vão permitir a inclusão de novos pontos de parada em uma rota, que poderão ser incluídas pela Siri caso esteja dirigindo.

Outras melhorias foram levadas ao Ditado, Siri e ao app Home. Já o aplicativo Fitness não será exclusivo para o Apple Watch: os usuários de iPhone também poderão usá-lo para monitorar suas atividades com os sensores do celular e registrá-las. A Verificação de Segurança é outra novidade para aprimorar a privacidade:

“Uma nova ferramenta de privacidade chamada Verificação de segurança pode ser útil para usuários cuja segurança pessoal está em risco devido à violência doméstica ou por parceiro íntimo, removendo rapidamente todo o acesso concedido a outras pessoas”, anunciaram. “Ele inclui uma redefinição de emergência que ajuda os usuários a sair facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos, redefinir as permissões de privacidade e limitar as mensagens apenas ao dispositivo em sua mão. Também ajuda os usuários a entender e gerenciar a quais pessoas e aplicativos eles deram acesso.”

iOS 16 traz diversas novidades ao iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
iOS 16 traz diversas novidades ao iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Pay ganha opção para parcelar compras nos EUA

O parcelamento de compras é uma realidade mais do que natural aos brasileiros – eu já dividi R$ 20 em três vezes, confesso. Mas a Apple pretende facilitar o acesso a esta opção aos usuários dos Estados Unidos com o Apple Pay Later. Segundo a companhia, o recurso “uma maneira simples e segura de dividir o custo de uma compra”.

A função não traz muito mistério. Ela permite dividir uma compra feita pelo Apple Pay “em quatro pagamentos iguais distribuídos por seis semanas, sem juros e sem taxas de qualquer tipo”. A companhia informou que a função “está disponível em todos os lugares onde o Apple Pay é aceito online ou no aplicativo, usando a rede Mastercard”.

Outra novidade fica pelo Order Tracking. Como o próprio nome sugere, a função oferece informações de rastreamento de pedidos na Carteira para compras feitas com o Pay com comerciantes participantes. A função também oferece recibos aos usuários.

“Além disso, os usuários podem compartilhar com segurança suas chaves de casa, hotel, escritório e carro no Wallet por meio de aplicativos de mensagens, incluindo Mensagens, Correio e muito mais”, anunciaram.

Order Tracking, do app Carteira, oferece opções para rastrear compras feitas pelo Apple Pay (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Order Tracking, do app Carteira, oferece opções para rastrear compras feitas pelo Apple Pay (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Quando o iOS 16 Beta será liberado?

O iOS 16 Beta chegará primeiro aos desenvolvedores. Segundo a Apple, a compilação Developer Preview será liberada a este grupo nesta segunda-feira (6). Já a versão de testes aberta ao público, a Public Beta, estará disponível a partir de julho.

Quando o iOS 16 será liberado a todos?

O iOS 16 vai ganhar a sua versão estável no segundo semestre de 2022, possivelmente junto ao lançamento do iPhone 14. Caso o calendário permaneça o mesmo, a nova safra de celulares da Apple tende a ser revelada em setembro. Mas os prazos ainda não foram confirmados pela fabricante.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

Segundo a Apple, a atualização será gratuita para “iPhone 8 e posteriores”. Isto significa que é preciso ter um iPhone 8, iPhone 8 Plus ou modelos mais recentes, como o iPhone 13 ou iPhone SE de terceira geração, para instalar o iOS 16. Você pode conferir a lista completa, com os modelos de iPhone compatíveis, em nosso artigo.

A Apple também apresentou o watchOS 9, o iPadOS 16, o macOS 13 Ventura, novos MacBooks com Apple M2 e atualizou o CarPlay nesta segunda-feira (6).

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Entrou para o Tecnoblog em 2020 e também escreveu para o TechTudo e iHelpBR.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque