Meta quer te ajudar (de verdade) a recuperar sua conta do Instagram

Serviço de atendimento do Facebook ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas pode simplificar recuperação de posts e contas nos serviços da Meta

Lucas Lima
Por
Mark Zuckerberg (imagem: Reprodução/Facebook)

Eventualmente o Tecnoblog recebe pedidos de ajuda para recuperação de conta de diversas plataformas da internet e o motivo é claro: nem sempre os processos são fáceis, especialmente para quem é familiarizado com tecnologia. Para tentar resolver alguns casos, a Meta está preparando um serviço de atendimento ao cliente, para responder ou dar suporte a quem teve alguma complicação no Instagram ou Facebook.

Os esforços foram divulgados pela Bloomberg. O projeto ainda está nos estágios iniciais, mas a Meta “vem investindo muito tempo” nisso — é o que diz Brent Harris, vice-presidente de governança da empresa.

Brent afirma que a ideia é fornecer atendimento ao cliente com respostas em menos tempo, e explicar por que um conteúdo foi apagado, ou por que uma conta foi removida. Essa divisão também seria responsável por prestar suporte aos usuários que perderam o acesso à conta ou foram hackeados.

Algumas soluções para isso já existem, mas os processos automatizados nem sempre são eficientes ou são um tanto complexos. Para recuperar a conta do Instagram, por exemplo, um usuário pode precisar enviar uma selfie por vídeo — mas até chegar nesse nível de pedido, pode ter desistido no meio do caminho.

Ainda não sabemos exatamente como será feito esse contato — se será por e-mail, telefone, mensagem ou outra alternativa. De qualquer forma, espera-se que o canal de contato leve a uma pessoa real, treinada para resolver os problemas ou fornecer informações quanto aos produtos.

SAC surge após feedbacks do Comitê de Supervisão

A divisão de atendimento ao consumidor da Meta surgiu a partir de feedbacks coletados pelo Comitê de Supervisão da Meta, um órgão independente que surgiu em 2020 e ajuda a revisar as decisões tomadas pela empresa. O conselho recebe apelações dos usuários e endereça recomendações de melhorias à dona do Facebook.

Desde a fundação, o conselho já recebeu mais de um milhão de pedidos de usuários, e apresentou mais de 100 recomendações à Meta. Entre elas, estão mudanças nas políticas, e solicitações para traduzir as regras para mais idiomas. O atendimento ao cliente não foi uma indicação do comitê, mas os feedbacks da equipe ajudaram a pensar na possibilidade.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados