Apple volta a falar com OpenAI para ter ChatGPT no iPhone
Big tech reabriu negociações com a OpenAI para usar inteligência artificial da empresa no iOS 18, próxima versão do sistema operacional da Apple
Big tech reabriu negociações com a OpenAI para usar inteligência artificial da empresa no iOS 18, próxima versão do sistema operacional da Apple
De acordo com o site Bloomberg, a Apple retomou as conversas com a OpenAI para contar com o ChatGPT — ou o motor GPT — no iOS 18. A big tech da maçã está correndo para levar IA generativa para o sistema operacional do iPhone. Além da OpenAI, a Apple também negocia com o Google para usar o Gemini, IA generativa concorrente do ChatGPT.
A informação dessa retomada foi revelada por Mark Gurman, uma das principais fontes sobre Apple do mundo. A big tech e a OpenAI haviam parado as negociações sobre o uso do ChatGPT no iOS. Isso levantou a possibilidade de que a Apple estava próxima de fechar uma parceria com o Google, que forneceria a tecnologia de IA generativa para o iPhone enquanto a Apple não termina o desenvolvimento do seu modelo.
Em março, quando Gurman apurou a negociação entre Google e Apple, foi apontado que o obstáculo para concretizar essa parceria era o baixo desempenho do Gemini. Por isso, a Apple retomar a conversa com a OpenAI é o caminho forçado, visto que as duas são donas dos principais modelos de IA generativa da atualidade.
É especulado que a Apple assine a parceria com uma das empresas antes de junho — ou pelo menos antes do dia 10 de junho. Nesta data, a big tech realizará o WWDC 2024, que vai até o dia 14 de junho. O evento é o espaço em que a Apple costuma apresentar novidades para o iOS e seus outros sistemas operacionais, além de uma ou outra novidade de hardware.
Dado o histórico do WWDC, é esperado que a Apple anuncie no evento o recurso de IA generativa no iOS 18. Junto disso, ela deve revelar também qual será a “fornecedora” dessa tecnologia”. Gurman não descarta que a Apple utilize os dois modelos de linguagem grande (LLM) do Google e OpenAI.
Lembrando que no início do ano, a Samsung lançou o Galaxy S24 e o Galaxy AI, seu recurso de IA generativa para a One UI. A IA da Samsung utiliza o LLM Gemini.
Com informações: Bloomberg e Android Headlines