Asus lança monitor OLED dobrável com tamanho de notebook

ZenScreen Fold OLED pesa 1,12 kg e equivale a notebook de 12,5 polegadas quando fechado. Acessório tem base dobrável e funciona por USB-C.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado há 5 meses

A Asus apresentou o ZenScreen Fold OLED, um monitor de 17,3 polegadas que pode ser dobrado e levado para outros lugares com facilidade. O anúncio ocorreu na CES 2024, em Las Vegas. Além de ser portátil, o aparelho tem ficha técnica interessante.

O ZenScreen Fold OLED MQ17QH pesa 1,17 kg, tem espessura de 9,7 mm desdobrado e cabe facilmente numa mochila quando fechado. Para quem trabalha fora de casa e quer mais espaço de tela para melhorar a produtividade, seria como carregar um notebook extra de 12,5 polegadas.

Ele conta com um mecanismo similar ao do Galaxy Z Fold 5, que faz a dobradiça curvar a tela no formato de uma gota d’água. Isso deixa o vinco menos marcado e permite que as duas “metades” do aparelho fiquem mais próximas uma da outra. Mesmo assim, o pessoal do site especializado Tom’s Hardware viu o aparelho na CES 2024 e disse que o vinco ainda é perceptível.

ZenScreen Fold OLED vem com suporte dobrável
ZenScreen Fold OLED vem com suporte dobrável (Imagem: Divulgação/Asus)

Versatilidade para usar “em pé” ou “deitado”

Com resolução QHD de 2560 x 1920 pixels, o ZenScreen Fold OLED tem proporção 4:3, como os primeiros iPads e as antigas TVs e monitores de tubo. A Asus diz que isso equivale a duas telas de 12,5 polegadas de 16:9 lado a lado. Como o nome indica, o produto usa a tecnologia OLED, em que os pixels emitem luz de maneira independente.

Além disso, ele conta com rotação automática, para o usuário colocá-lo da maneira desejada, e vem com uma base dobrável embutida para apoiá-lo em mesas, seja “em pé” ou “deitado”. A Asus também vende separadamente o ZenScreen Stand MTS02D, um suporte compatível com a tela.

USB-C e certificações de cor e contraste

Em conectividade, o ZenScreen Fold OLED oferece duas portas USB-C. Elas também funcionam para a alimentação do aparelho. Portanto, um só cabo é suficiente para que ele funcione conectado a um notebook, por exemplo. Além disso, o monitor tem uma porta mini-HDMI e uma saída de 3,5 mm para fone de ouvido.

Nas especificações de imagem, o ZenScreen Fold OLED cobre 100% da gama de cor DCI-P3 e cumpre a especificação DisplayHDR True Black 500 para pretos realmente escuros. A Asus não entra em detalhes, mas promete tempo de resposta mínimo.

Por enquanto, a Asus não anunciou o preço do ZenScreen Fold OLED, nem quando ele deve chegar ao mercado.

Com informações: Asus, The Verge, Tom’s Hardware

Leia | Como virar a tela do PC e usar o monitor na vertical

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.