Dona do Google tem projeto Wolverine que promete audição super-humana
Dispositivo tem como objetivo a separação de áudio para focar em uma determinada fonte, mesmo quando há sons sobrepostos
Dispositivo tem como objetivo a separação de áudio para focar em uma determinada fonte, mesmo quando há sons sobrepostos
A Alphabet pode estar explorando o futuro da audição em um projeto com codinome “Wolverine”. De acordo com informações reveladas pelo Insider, a dona do Google busca ferramentas para isolar vozes de pessoas em ambientes lotados, de modo a tornar mais fácil se concentrar em apenas uma voz quando há sobreposição de fala. Assim como os poderes do personagem da saga X-Men, o dispositivo seria capaz de fornecer aos usuários uma audição sobre-humana.
De acordo com as fontes ouvidas pelo veículo, que não tiveram sua identidade revelada, a equipe de pesquisa da Alphabet já teria desenvolvido diversos protótipos para o projeto, desde aparelhos que cobriam toda a orelha a outros dispostos acima dela. Os informantes relatam ainda que os testes estão acontecendo seriamente desde 2018, e já teriam conquistado a aprovação do co-fundador Sergey Brin.
Os primeiros dispositivos tendiam a ser grandes devido aos muitos microfones embutidos, mas o objetivo é tornar o acessório cada vez menor. Ainda segundo o Insider, pessoas que trabalham na indústria de tecnologia auditiva teriam se juntado à equipe, dentre elas especialistas da Starkey Hearing Technologies e da Eargo.
Já existem empresas do segmento desenvolvendo soluções minimamente próximas às aspirações do projeto Wolverine, mas a que mais encosta é a Whisper, uma startup de aparelhos auditivos que utiliza inteligência artificial para criar uma espécie de “motor de separação de som” que melhora a recepção de áudio de seus clientes, reduzindo ruídos do ambiente.
Os rumores indicam ainda que a Alphabet poderia apostar em vários modelos compatíveis com a tecnologia de separação de áudio, construindo então um negócio bem mais amplo e promissor. No entanto, ainda não se sabe ao certo quais aplicações extras o projeto pode ter.
Com informações: Insider