Exclusivo: Vivo volta a oferecer eSIM no app após críticas dos clientes

Ferramenta de instalação de eSIM está presente no aplicativo oficial para celular, disponível para Android e iPhone.

Thássius Veloso
Resumo
  • A Vivo reabriu a ferramenta de instalação de eSIM no aplicativo oficial, disponível para Android e iPhone, após reclamações de clientes.
  • O eSIM permite adicionar um número de telefone a dispositivos compatíveis, oferecendo segurança maior em casos de roubo.
  • Clientes podem instalar o eSIM acessando a seção “Assinaturas” no app e seguindo as instruções para transferir ou reativar o chip virtual.

A Vivo liberou a instalação de eSIM via aplicativo oficial nesta semana, depois de um período em que a ferramenta esteve fora do ar para uma manutenção técnica. Clientes da operadora se queixaram do problema ao Tecnoblog. Em nota, a Vivo reconheceu hoje (dia 22/11) que alguns consumidores podem ter enfrentado dificuldades e que a situação está resolvida.

O aplicativo da Vivo apresentava uma mensagem de erro sempre que o cliente tentava instalar um novo eSIM. Com isso, os usuários não podiam aproveitar as vantagens do chip virtual.

Atendentes da empresa chegaram a orientar que estes consumidores buscassem as lojas físicas. Um cliente contou ao Tecnoblog que está no exterior e que não seria possível seguir a recomendação.

O que é eSIM?

O eSIM é um chip virtual que permite adicionar um número de telefone a um smartphone ou outro acessório compatível. Ele se tornou a mais recente tendência no mercado de telecomunicações, já que mais aparelhos são compatíveis com a tecnologia.

Ao menos em tese, a instalação seria fácil: bastaria rodar um aplicativo específico e baixar uma espécie de arquivo com as instruções da linha. Não seria preciso ir a uma loja nem colocar um chip físico no telefone.

Além disso, executivos das operadoras sempre lembram que o eSIM aumenta a segurança, já que os ladrões não conseguem retirar o chip de telefonia dos smartphones roubados.

Problema no eSIM da Vivo

O Tecnoblog identificou queixas sobre o eSIM em São Paulo, Rio de Janeiro e em cidades como Cascavel (CE), Itaquaquecetuba (SP), Lavras (MG) e Manaus (AM). Segundo nossas apurações, o problema já era conhecido e estava em processo de normalização nas últimas semanas.

A Vivo declarou em nota que realiza atualizações constantes em seus sistemas “para oferecer cada vez mais comodidade, agilidade e segurança aos clientes”. Também informou nesta sexta-feira (dia 22/11) que a manutenção técnica está concluída.

Como instalar o eSIM da Vivo

Os clientes interessados em usar a linha telefônica por eSIM devem instalar o aplicativo oficial da Vivo e seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a tela de “Assinaturas”.
  2. Na seção também chamada de “Assinaturas”, rolar os botões até localizar o de “eSIM”.
  3. Selecionar entre as opções de transferir ou reativar eSIM.
  4. Escolher “Neste dispositivo” e seguir as demais instruções do app.

A Vivo ressaltou que o cliente também pode fazer a conversão para chip virtual no chat do app Vivo e nas lojas da empresa.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.