Microsoft lança bot do Copilot no Telegram; velocidade deixa a desejar

Em mais uma atualização de IA que ninguém pediu, Microsoft leva o Copilot para o Telegram. Bot do Copilot só funciona com textos

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Logotipo do chatbot Microsoft Copilot
Copilot é a marca da Microsoft para funções de inteligência artificial (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A Microsoft anunciou na última terça-feira (28) um bot do Copilot para o Telegram. Com este recurso, usuários do app podem usar a IA a partir de uma conversa. Ainda em beta, o bot do Copilot só funciona com textos, tanto para prompts quanto para geração de respostas.

Os usuários podem criar até 30 prompts por dia no Copilot para Telegram. Na versão web e desktop, você não tem limite de uso diário. Apesar do app de mensagens se posicionar como defensor da privacidade, você é obrigado a compartilhar seu número com o Copilot para usá-lo.

E o que você pode fazer no bot do Copilot para Telegram? Tudo que você podia fazer no ChatGPT e Copilot quando eles foram lançados: pedir dicas de viagem, receitas e histórias, por exemplo. O ponto forte da novidade é não precisar trocar de app no celular ou de janela no PC para usar a IA.

Bot do Copilot para o Telegram pode gerar textos e ser usado em pesquisas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Bot do Copilot para o Telegram pode gerar textos e ser usado em pesquisas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em 2021, o Telegram estava presente em 45% dos celulares no Brasil. Contudo, poucas pessoas abrem o app diariamente aqui no país. Em julho de 2023, o Statista calculou que o Telegram tinha 800 milhões de usuários mensais em todo o mundo.

Bot do Copilot para o Telegram deixa a desejar

Assim como a versão Web, o Copilot para Telegram também tem problemas de identificar eventos recentes (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Assim como a versão Web, o Copilot para Telegram também tem problemas de identificar eventos recentes (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Já ouviu o termo “fire and forget”? O termo é usado no meio militar para munições de artilharia que, após disparadas, não precisam de intervenção nenhuma para acertar o alvo.

Contudo, o “fire and forget” se encaixa na minha experiência testando o bot do Copilot. Ele é lento e até me fez lembrar do AI Pin. Você pode mandar um prompt e mudar de janela para fazer outras coisas. Aí a notificação avisa quando a resposta for enviada — única vantagem que vi.

Ainda que a funcionalidade esteja em beta, eu esperava que o desempenho do Copilot estivesse próximo da sua versão web/desktop — pelo menos na velocidade de processamento. Provavelmente é mais rápido você abrir o app ou página do Copilot para pedir alguma coisa para a IA.

Com informações: The Verge

Relacionados