Novo smartphone dobrável da Motorola é homologado na Anatel
Moto Razr+ ou Razr 40 Ultra, ainda sem nome definido, já pode ser vendido no Brasil; smartphone dobrável usará o Snapdragon 8+ Gen 1 de seu antecessor
Moto Razr+ ou Razr 40 Ultra, ainda sem nome definido, já pode ser vendido no Brasil; smartphone dobrável usará o Snapdragon 8+ Gen 1 de seu antecessor
Tem um novo smartphone dobrável pronto para chegar nas lojas brasileiras. O Motorola Razr 2023, cujo nome varia conforme o país onde será vendido, foi homologado na Anatel. Ele ainda não foi oficializado pela Motorola, mas já foi “vítima” de alguns vazamentos em benchmark e agências de telefonia de outros países.
No documento de homologação, é informado que o Moto Razr+ ou Razr 40 Ultra (possíveis nomes) terá suporte para NFC. A conexão 5G também está presente na documentação, mas não causa surpresa. O modelo é compatível com essa rede móvel desde a sua versão de 2020. Além do mais, seria um absurdo lançar um smartphone premium sem 5G em 2023.
Se o nome oficial do Moto Razr 2023 para o Brasil é uma incógnita, pelo menos o chip é o elogiado Snapdragon 8+ Gen 1. Este SoC também é usado nos dobráveis Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4. É um processador elogiado, mas é o mesmo da versão de 2022 — cada vez mais carentes de inovação.
A informação sobre o chip Snapdragon foi encontrada em um teste no Geekbench. O modelo do teste usava 8 GB de memória RAM, mas podemos aguardar duas opções de memória. O modelo antecessor ao Moto Razr+/40 Ultra tem versões com 8 GB ou 12 GB de RAM.
Uma curiosidade é que o novo Motorola dobrável tem duas entradas para cartões SIM. Enquanto outras fabricantes passam a adotar uma entrada e opção de eSIM, a Motorola mantém um formato que fez sucesso no Brasil.
Um teaser do smartphone foi divulgado no Weibo. A Motorola ainda não divulgou a possível data de lançamento do Moto Razr+/40 Ultra.
Ao contrário do que a Samsung faz no Z Flip — colocar uma tela externa do tamanho de uma falange média —, a Motorola manterá o display de fora com mais de 2 polegadas. Na versão de 2022, a cover screen (outro nome da tela externa) mede 2,7 polegadas, ocupando quase toda a parte superior do smartphone.
A tela interna continuará com 6,7 polegadas e taxa de atualização de 144 Hz, usando um display AMOLED. E se chip e telas não mudaram, o mesmo deverá valar para as câmeras. Os rumores sugerem que a Motorola manterá as lentes de 50 MP e 13 MP na traseira e sensor de 32 MP na tela interna.