O diferentão navegador Arc agora tem versão oficial para Windows

Depois de um período de testes, Arc ganha versão pública para Windows 11; navegador chama a atenção por sua interface diferente do convencional

Emerson Alecrim

A The Browser Company lançou a primeira versão oficial do navegador Arc para Windows. A novidade chega depois de um período de testes que começou em dezembro de 2023 e envolveu mais de 150 mil usuários. O anúncio marca a expansão de um navegador que se propõe a ser mais funcional do que o Chrome e o Edge.

A comparação com os browsers do Google e da Microsoft não é mero capricho. Assim como eles, o Arc tem como base o projeto Chromium. O diferencial está na interface, orientada por uma barra lateral alinhada à esquerda que também existe no Edge, mas de modo mais discreto.

O que o Arc tem de especial?

Basicamente, uma interface que foge do padrão. Os primeiros contatos com o Arc podem causar estranheza, pois os recursos básicos são quase todos acessados a partir da barra lateral. Começa pelas pastas, que são áreas em que você pode agrupar páginas favoritas de acordo com temas ou critérios pessoais.

As abas também aparecem por ali. Mas, em vez de uma ficar ao lado da outra, elas são organizadas de cima para baixo, formando uma pilha.

Essa abordagem faz o espaço horizontal ser menor, o que é perceptível em telas pequenas. Por outro lado, o espaço vertical é um pouco maior em relação aos navegadores tradicionais, podendo até reduzir a rolagem de tela. Se a barra à esquerda ainda incomodar, ela pode ser ocultada graças a um botão acima dela.

Mas a experiência fica mesmo interessante com os modos de divisão de tela, acessíveis a partir de um pequeno botão no todo direito superior. Com ele, é possível fazer duas ou mais páginas serem exibidas pelo Arc ao mesmo tempo. Isso é útil para quando você precisa comparar informações em sites diferentes, por exemplo.

Modo de exibição de múltiplas páginas no Arc (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Modo de exibição de múltiplas páginas no Arc (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Outro detalhe interessante é que, quando duas ou mais páginas são exibidas simultaneamente, uma única aba passa a representar todas elas na barra à esquerda.

Também é possível criar Spaces. Cada uma dessas áreas tem pastas, abas e favoritos próprios. Assim, você pode ter um Space para trabalhar e outro para estudar, por exemplo, e alternar entre eles com um clique.

No quesito desempenho, o Arc não apresentou travamentos ou instabilidades nos testes que eu fiz para este texto, tampouco consumiu memória RAM em excesso. Porém, esse aspecto só pode ser bem avaliado com mais tempo de uso.

O que mais o Arc oferece?

Os demais recursos do Arc para Windows incluem:

  • navegação anônima (janela incógnita)
  • suporte a extensões da Chrome Web Store
  • importação de dados de outro navegador
  • inspeção de elementos e outros recursos para desenvolvedores

Contudo, a versão para Windows tem funções ausentes em relação ao Arc para macOS, a exemplo do Little Arc, uma janela flutuante que abre quando você clica em um link presente em outro aplicativo. De todo modo, está nos planos da The Browser Company fazer as versões para Windows e Mac terem recursos equivalentes.

Menu principal do Arc para Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Menu principal do Arc para Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

E quem está por trás do navegador Arc?

The Browser Company é o nome de uma startup fundada em 2019 por Josh Miller e Hursh Agrawal com a missão de desenvolver um navegador que oferece experiência de uso próxima a de um sistema operacional, tanto quanto cabível.

Após um período de teste beta, o Arc foi lançado para macOS em abril de 2022. Existe também uma versão do Arc para iOS. A prometida versão para Windows foi anunciada como beta em dezembro de 2023, foi testada por cerca de 150 mil usuários, teve uma fila de espera de 1 milhão de pessoas e, finalmente, foi lançada oficialmente agora, em abril de 2024.

Por enquanto, a novidade funciona apenas no Windows 11, mas uma versão compatível com Windows 10 está em desenvolvimento.

Dependendo da aceitação que o Arc tiver no ecossistema da Microsoft, é possível que a The Browser Company alcance um valor de mercado bastante superior aos US$ 550 milhões estimados pelo TechCrunch.

Onde baixar o Arc

O Arc para Windows está disponível no site oficial. Ali você também pode baixar a versão para Mac. Chamada de Arc Search, a versão para iPhone está na App Store.

O navegador é gratuito, mas requer um pequeno cadastro. Por ora, não há suporte ao idioma português.

Leia | ARC Welder: a maneira mais fácil de rodar apps do Android no Windows, no Mac e no Linux

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.