Oppo Reno tem zoom híbrido de 10x e câmera frontal retrátil
Oppo também anunciou uma versão “light” do Reno, com chip Snapdragon 710 e sem câmera de zoom
Oppo também anunciou uma versão “light” do Reno, com chip Snapdragon 710 e sem câmera de zoom
A tendência atual é a de smartphones com três, quatro, cinco câmeras traseiras. Uma marca chinesa decidiu fazer algo ligeiramente diferente: o Oppo Reno 10x Zoom é um modelo que, como o nome sugere, tem câmera traseira com zoom híbrido de 10x. Esse não é o único atrativo: ele também conta com processador Snapdragon 855 e câmera frontal retrátil.
O lançamento desse celular já era esperado. No MWC 2019, a Oppo mostrou um sistema de câmeras que chamou atenção justamente por permitir zoom de até 10x em smartphones. Na verdade, trata-se da evolução de uma tecnologia apresentada dois anos antes.
São três câmeras. A principal tem sensor Sony IMX586 de 48 megapixels e estabilização ótica, enquanto a secundária é uma grande angular (120 graus) de 8 megapixels. Já a terceira trabalha com 13 megapixels, também possui estabilização ótica e traz a lente teleobjetiva para zoom óptico — é um mecanismo que lembra um periscópio.
Nessa terceira câmera, o sensor fica em ângulo de 90 graus em relação à traseira do aparelho. Com isso, sobra espaço para os elementos ópticos se moverem para aplicar o zoom sem, no entanto, ser necessário aumentar excessivamente a espessura do smartphone.
Aqui, a luz entra pela lente externa, é refletida por um espelho para passar pelas demais lentes e, finalmente, chega ao sensor. Porém, o zoom óptico é de 5x. A Oppo combina esse mecanismo com zoom digital para chegar aos 10x.
A câmera frontal do Oppo Reno 10x Zoom também tem uma proposta incomum: ela foi posicionada em um mecanismo retrátil na parte superior do dispositivo chamado Shark Fin. O conjunto tem sensor de 16 megapixels e abertura f/2,0, além de flash LED.
Essa solução é interessante por dar mais espaço à tela, mas nos faz pensar em dano por desgaste. Pois bem, a Oppo diz que o mecanismo pode durar pelo menos cinco anos considerando uma média de 100 acionamentos por dia. Em complemento, um sensor detecta quedas e fecha automaticamente o Shark Fin nessas circunstâncias para proteger a câmera.
Com mais espaço na frente, a tela do Oppo Reno 10x Zoom alcança 6,6 polegadas de tamanho, correspondendo a um aproveitamento de 93,1% da área. O painel é do tipo AMOLED, traz resolução full HD+ protegido com Gorilla Glass 6 e é integrado a um sensor de impressões digitais.
Nas especificações, encontramos ainda o processador Snapdragon 855, 6 GB ou 8 GB de RAM, 128 GB ou 256 GB para armazenamento de dados e uma bateria de 4.065 mAh com carregamento rápido Vooc 3.0.
As vendas do Oppo Reno 10x Zoom começam neste mês, inicialmente no mercado chinês. Por lá, os preços serão estes (na conversão para dólar):
A fabricante chinesa também preparou uma versão “light” do modelo. O Oppo Reno (Standard Edition) é parecido com o seu irmão mais incrementado, mas não traz a câmera com zoom. De todo modo, a câmera de 48 megapixels está lá e é acompanhada de um sensor de 5 megapixels para profundidade.
Além disso, a tela é ligeiramente menor (6,4 polegadas), o processador é o Snapdragon 710 e a bateria tem 3.765 mAh. A câmera frontal retrátil de 16 megapixels foi mantida.
As vendas do Oppo Reno “normal” começam na próxima semana, na China, com os seguintes preços sugeridos:
Com informações: 91mobiles, GSMArena.
Leia | O que é zoom óptico e qual é a diferença para o zoom digital?