Samsung Galaxy Z Fold 5 recebe homologação da Anatel antes de lançamento global

Galaxy Z Fold 5 será apresentado no fim de julho em Seul e já terá sinal verde para vendas no Brasil; aparelho virá com carregador de 25 W

Giovanni Santa Rosa Everton Favretto
• Atualizado há 1 ano e 5 meses

A Samsung deve apresentar sua nova geração de smartphones dobráveis no fim de julho, em um evento em Seul (Coreia do Sul). Um dos modelos já poderá ser vendido no Brasil: o Galaxy Z Fold 5 recebeu homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está liberado para o mercado brasileiro.

Os documentos obtidos pelo Tecnoblog foram registrados pela agência na quarta-feira (28). O modelo do aparelho em questão é SM-F946B, que corresponde ao Galaxy Z Fold 5.

A fabricante é a Samsung Electronics da Coreia do Sul, enquanto a requisição foi feita pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. Os testes de certificação foram feitos pelo CPQD.

No certificado de conformidade, constam duas unidades fabris no Brasil, duas no Vietnã e uma na Coreia do Sul.

Como a homologação na Anatel se concentra na parte de telecomunicações do dispositivo, não dá para saber muita coisa da parte de especificações técnicas. Em termos de conectividade, o Galaxy Z Fold 5 vem com suporte a 5G NSA e SA, Bluetooth LE/EDR, UWB, Wi-Fi 6E e NFC.

Certificado de conformidade expedido pelo CPDQ para o Galaxy Z Fold
Certificado de conformidade expedido pelo CPDQ para o Galaxy Z Fold (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

As baterias do Galaxy Z Fold 5 também foram homologadas. Ele usa os pacotes EB-BF946ABY e EB-BF947ABY — são duas peças separadas, para que o aparelho possa dobrar. Ainda não se sabe a capacidade delas.

Dois modelos de carregador foram aprovados: EP-TA800 e EP-TA800B. Eles já estão no mercado brasileiro, na caixa de outros modelos Samsung ou vendidos separadamente. A potência é de 25 W.

Galaxy Z Fold 5 deve ter chip otimizado e mudança no design

Quinta geração de híbridos de smartphone e tablet da Samsung, o Galaxy Z Fold 5 será apresentado no evento que a empresa fará no fim de julho, ainda sem data definida, em Seul (Coreia do Sul).

Espera-se que ele venha equipado com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, mesmo chip do Galaxy S23, que foi otimizado pela Qualcomm para smartphones Samsung. Além disso, 12 GB de RAM devem ajudar na parte de multitarefas.

Espera-se que a tela interna tenha 7,6 polegadas e tecnologia AMOLED, com taxa de atualização variável de até 120 Hz. Do lado de fora, uma tela de 6,2 polegadas permite o uso do aparelho no modo fechado.

Uma mudança importante é no design. Graças a um novo mecanismo na tela, o aparelho poderá ficar fechado com um espaço mínimo entre as duas partes. Atualmente, fica um espacinho perto da dobradiça.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.