Snapdragon 8 Elite é o novo chip da Qualcomm para celulares avançados
Com tecnologia de 3 nanômetros, Qualcomm Snapdragon 8 Elite promete até 50% mais desempenho de CPU e até 40% de GPU em relação ao chip antecessor
Com tecnologia de 3 nanômetros, Qualcomm Snapdragon 8 Elite promete até 50% mais desempenho de CPU e até 40% de GPU em relação ao chip antecessor
Snapdragon 8 Elite é o nome do novo chip da Qualcomm para celulares de alto desempenho. A novidade chega com a missão de suceder o Snapdragon 8 Gen 3. Para isso, a companhia segue na estratégia de combinar aumento expressivo de desempenho com otimização do consumo de energia.
Quem acompanha o ecossistema de produtos da Qualcomm pode ter estranhado o nome. Em 2021, a companhia lançou o Snapdragon 8 Gen 1 e atualizou a linha mantendo essa nomenclatura, mas mudando o final para “Gen 2” e “Gen 3” nas versões sucessoras. Com isso, o novo chip deveria ser chamado de “Gen 4”, mas a Qualcomm preferiu a denominação Snapdragon 8 Elite.
É uma confusão de nomes, mas o que mais nos interessa é aquilo que o novo chip oferece. Pois bem, começa com a litografia, um processo de 3 nanômetros da TSMC.
Depois vem a combinação de núcleos de CPU: são dois núcleos Prime de alto desempenho que funcionam a até 4,32 GHz, além de seis núcleos Performance um pouco mais simples com frequência de até 3,53 GHz.
Os núcleos Prime compartilham uma memória cache L2 de 12 MB. Os núcleos Performance também. O total de cache L2 chega a 24 MB, portanto. Leve em conta ainda que cada núcleo Prime tem 192 KB de cache L1, enquanto cada núcleo Performance conta com 128 KB de L1.
O Snapdragon 8 Elite pode ainda trabalhar com até 24 GB de memória LPDDR5x de até 5,3 GHz operando em dual channel.
Para o quesito gráficos, a Qualcomm implementou, no Snapdragon 8 Elite, uma GPU Adreno (o modelo exato não foi revelado, mas, supostamente, é o Adreno 830) que suporta telas 4K em até 60 Hz ou QHD+ em até 240 Hz.
Sempre são os testes independentes que dão uma noção clara sobre o desempenho de um chip. De todo modo, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 8 Elite alcança até 45% mais desempenho de CPU (tanto em núcleo único quanto em multicore) e 40% mais desempenho de GPU em relação ao Snapdragon 8 Gen 3. Ainda nesse comparativo, a performance em ray tracing é 35% superior no novo chip.
Ao mesmo tempo, o Snapdragon 8 Elite tem eficiência energética até 44% superior em CPU e 40% maior em GPU, novamente em relação à geração anterior, segundo a Qualcomm.
A companhia também destaca o ganho de desempenho em recursos para inteligência artificial. É o caso da NPU Hexagon que equipa o Snapdragon 8 Elite, até 45% mais rápida na comparação com o mesmo componente do Snapdragon 8 Gen 3, apresentando também até 45% mais desempenho por watt.
Chris Patrick, da Qualcomm, comenta o aspecto do desempenho, mas dá destaque especial aos recursos para inteligência artificial do novo chip:
Com recursos de CPU, GPU e NPU de ponta, o Snapdragon 8 Elite oferece avanços expressivos de desempenho e eficiência energética.
Além disso, ele revoluciona as experiências móveis ao oferecer IA generativa multimodal personalizada diretamente no aparelho, permitindo compreensão de fala, contexto e imagens para aprimoramento generalizado, indo de produtividade até tarefas criativas enquanto prioriza a privacidade do usuário.
Chris Patrick, vice-presidente sênior de dispositivos móveis da Qualcomm
Outros recursos do Snapdragon 8 Elite dignos de nota incluem:
Os primeiros dispositivos baseados no Snapdragon 8 Elite já estão sendo anunciados. Um deles é o Realme GT 7 Pro. Espera-se que o Xiaomi 15 também seja anunciado em breve com a novidade. Em um futuro um pouco mais distante, o chip deve aparecer em smartphones como o Samsung Galaxy S25.
Leia | O que é Arm big.LITTLE? Entenda quais CPUs têm essa arquitetura