Suporte a passkeys chega oficialmente ao Google
Tecnologia esteve em testes em 2022, mas agora está sendo disponibilizada para usuários do Google; qualquer pessoa pode ativar o recurso de segurança
Na quarta-feira (3), o Google anunciou que finalmente começará a liberar o uso de passkeys em seus serviços. Essa será uma nova opção de segurança, mas que não substituirá instantaneamente o uso de senhas ou da verificação em dois fatores. A intenção da gigante de buscas é de eliminar a frustração dos usuários, enquanto aumenta a segurança nas contas.
Os testes do uso das passkeys no Google começaram em outubro de 2022, com o Android e o Chrome como as primeiras plataformas a receberem a novidade. Desde então, a marca planejava disponibilizar o recurso para todos os usuários assim que fosse possível.
O dia, enfim, chegou.
A partir de agora, é possível configurar o seu acesso à conta do Google “usando seu rosto, impressão digital, bloqueio de tela ou chave de segurança de hardware”.
Segundo a companhia, as passkeys (também conhecidas como chaves de acesso) “são mais fáceis de usar e oferecem mais segurança do que senhas, para que os usuários não precisem mais confiar nos nomes de animais de estimação, aniversários ou na infame senha123”.
Além disso, o Google afirma que “elas são resistentes a ataques online como phishing, tornando-as mais seguras do que coisas como códigos SMS únicos”.
Como ativar as passkeys no Google
- Acesse a página de conta do Google e faça login;
- Selecione a opção de “Segurança” no menu do lado esquerdo;
- Clique em “Chaves de acesso” na parte de “Como você faz login no Google”;
- Em seguida, selecione a opção de “Usar chaves de acesso” e siga os passos para concluir.
Você também pode entrar na página de configuração de passkey e seguir os passos para deixar tudo preparado. No caso de contas do Workstation, os administradores vão ter a opção de habilitar essa forma de login futuramente.
1Password também vai adotar as passkeys
Seguindo o rumo do Google e da Apple, o 1Password confirmou que também vai oferecer o recurso de chaves de acesso.
Um dos principais gerenciadores de senhas da atualidade informou que ainda em 2023 passará a permitir que seus usuários acessem a plataforma através das passkeys. “O recurso será desenvolvido na mesma base da Secret Key, aquela sequência única de 34 caracteres que reforça a segurança do login ou da recuperação de contas”.
Ademais, a companhia tem planos de deixar que as pessoas consigam transferir as chaves de acesso entre dispositivos, mas isso ainda não está definido. Vale aguardar por novidades oficiais.
Colaborou: Everton Favretto.
Com informações: Google.