Threads chega à marca de 200 milhões de usuários

"Twitter da Meta" tem crescimento de 25 milhões de usuários em um mês. Zuckerberg acredita que rede pode chegar a um bilhão.

Giovanni Santa Rosa
Por
Mão segura celular. Nele está a marca do aplicativo Threads.
Threads chegou em julho de 2023 (Imagem: Thássius Veloso / Tecnoblog)

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou nesta quinta-feira (1º) que o Threads agora conta com 200 milhões de usuários ativos mensalmente. O número foi alcançado pouco após a rede social completar seu primeiro ano de lançamento.

Na quarta-feira (31 de julho), durante uma chamada de resultados financeiros com investidores, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, disse que o número de 200 milhões de usuários estava próximo. Mosseri apenas confirmou o feito no dia seguinte.

Publicado por @mosseri
Ver no Threads

Vale dizer que este número é de usuários ativos mensalmente. Isso significa que, atualmente, em um mês, 200 milhões de pessoas entram no Threads no mínimo uma vez.

Para efeito de comparação, a Meta reporta que seus aplicativos (Facebook, Instagram e WhatsApp) têm 3,27 bilhões de usuários ativos diariamente — ou seja, todos os dias, esta quantidade de pessoas usa ao menos uma das plataformas.

Como a Meta não divulga dados de usuários ativos diariamente no Threads, isso sugere que o número de pessoas que “batem cartão” na rede ainda é pequeno.

Outra comparação possível é com o X, que também é uma rede baseada em texto. Segundo Elon Musk, em maio, eram 600 milhões de usuários ativos mensalmente e cerca de 300 milhões diariamente.

Mesmo assim, Zuckerberg disse aos investidores o engajamento dos usuários do Threads está crescendo. Anteriormente, ele afirmou acreditar que a plataforma pode chegar a um bilhão de usuários nos próximos anos.

Threads parece estar se consolidando

O Threads chegou à internet em julho de 2023. A plataforma foi lançada pela Meta em um momento de crise no X (ainda chamado Twitter naquela época). A rede social comandada por Elon Musk ficou praticamente inutilizável por um dia inteiro, após limitações criadas para impedir o acesso de bots.

O “Twitter da Meta”, como foi apelidado, atingiu números impressionantes no lançamento, como 100 milhões de downloads em apenas cinco dias. No entanto, as semanas seguintes trouxeram quedas no tráfego e no engajamento, colocando em dúvida se a rede iria emplacar ou não.

Threads com colunas
Colunas do Threads, que lembram o antigo TweetDeck, são uma estratégia para atrair usuários avançados (Imagem: Divulgação / Meta)

Um ponto importante é que o lançamento pareceu apressado, e vários recursos básicos de uma rede social estavam faltando, como feed cronológico e mensagens diretas. A ligação confusa entre contas do Threads e do Instagram também preocupou alguns usuários. A Meta vem trabalhando para resolver estes pontos fracos, adicionando recursos e separando melhor as duas redes.

Nos últimos meses, o número de usuários ativos mensalmente vem crescendo de forma constante. Em julho de 2024, o Threads contava com 175 milhões de usuários ativos mensalmente. O crescimento de 25 milhões em um mês chama a atenção e reforça a ideia de que a rede social está, enfim, se consolidando.

Com informações: TechCrunch

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.