TIM se torna única operadora a cobrir com 4G todas as cidades de Minas Gerais

Operadora é a primeira no estado a atender todos os municípios com celular; cobertura da Vivo em MG quase encosta na TIM, enquanto Claro tem a menor rede

Lucas Braga
Por
Celular com logo da TIM

A TIM anunciou que sua rede 4G está disponível em 100% dos municípios de Minas Gerais, sendo a única operadora a fornecer serviço de celular em todas as cidades do estado. Trata-se de um importante marco para a empresa, que se comprometeu a levar a tecnologia LTE para todas as cidades brasileiras até 2023.

Não se trata de uma tarefa fácil. Além de ser o quarto maior estado em área territorial, Minas Gerais tem 853 municípios, sendo a unidade federativa com o maior número de cidades do Brasil. O relevo também não ajuda, por conta da quantidade de montanhas que ocupam o território.

Com a ampliação, a TIM passa a ser a única operadora com presença em todos os municípios do estado. No entanto, isso não significa que o sinal da tele funciona em todos os lugares do estado: conforme os critérios da Anatel, um município é considerado como atendido quando a cobertura alcançar pelo menos 80% da área urbana de seu distrito sede.

Muitas das cidades de Minas Gerais são atendidas pela TIM apenas com 4G. No 3G, por exemplo, a tele alcança 664 municípios. Nos locais onde apenas a quarta geração está disponível, é necessário utilizar a tecnologia VoLTE para conseguir fazer ligações.

Em Minas Gerais, a TIM é a terceira maior operadora em número de clientes, com 19,1% do mercado. A Vivo ocupa o posto de 1ª colocada com 47,7% das linhas, e a Claro subiu para a vice-liderança após assumir clientes da Oi Móvel de seis DDDs mineiros.

Para cobrir áreas mais remotas, a TIM aposta numa solução chamada de SkyCoverage, que utiliza painéis solares e conectividade via satélite para alimentar as torres de telefonia celular. A operadora instalou antenas desse tipo em 16 municípios mineiros, alcançando locais sem rede de energia elétrica terrestre ou conectividade por fibra óptica.

A rede da Claro e Vivo em MG

A TIM é a única operadora a atender todos os 853 municípios de Minas Gerais com serviço de celular, mas a Vivo está bem próxima. A concorrente tem rede 4G em 821 cidades do estado, enquanto o 3G alcança 847 municípios.

A cobertura da Claro é bem menor: a empresa atende apenas 373 municípios com tecnologia 4G, enquanto o 3G atinge 640 cidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados