Curiosa prova de humanidade atrai 100 mil brasileiros em apenas um mês

Cidade de São Paulo conta com 16 postos de atendimento da startup Tools for Humanity. O procedimento de inscrição é gratuito.

Thássius Veloso
Resumo
  • Cem mil brasileiros cadastraram-se no World ID entre 13 de novembro e 10 de dezembro, com um total de 106.694 humanos registrados no país.
  • O cadastro é gratuito e pode ser feito em 80 postos de atendimento na cidade de São Paulo.
  • O World ID visa distinguir humanos de máquinas, com usos como prevenção de perfis falsos e verificação de conta única.

Depois de pouco mais de um mês, 100 mil brasileiros já fizeram cadastro no World ID, serviço que propõe uma espécie de carteira de humanidade que diferencia as pessoas de carne osso dos robôs. A marca foi alcançada nesta terça-feira (10/12), conforme apurado com exclusividade pelo Tecnoblog.

O projeto começou a cadastrar interessados em 13 de novembro. De lá para cá, o total de adeptos passou de 2.681 para 106.694. Algumas imagens nas redes sociais expuseram as enormes filas em São Paulo de pessoas interessadas no projeto tocado pela startup Tools for Humanity.

O processo de inscrição conta com 16 postos de atendimento na cidade de São Paulo, a primeira do país a contar com a iniciativa. Eles ficam em locais como o Shopping Center Lapa, o Shopping Vila Olímpia, o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé e o Mais Shopping (Santo Amaro), além de instalações nos bairros do Ipiranga, Penha, Saúde e na rua Teodoro Sampaio.

O cadastro no World ID é pago?

Não, o cadastro na rede da World ID é totalmente gratuito. Basta fazer o agendamento e comparecer no posto de atendimento escolhido pela pessoa. Numa demonstração com a presença do Tecnoblog, todo o procedimento levou menos de 5 minutos.

A Fundação World está por trás dos chamados Orbes, equipamentos com visual futurístico e que realizam a captura da íris e do rosto da pessoa. Eles geram uma chave que é transferida para o aplicativo oficial da World. De acordo com a Tools for Humanity, os dados de biometria são apagados após o procedimento.

Usos da tecnologia da World

O World ID serve para distinguir seres humanos de máquinas por meio da autenticação facial. Num ambiente digital com forte expansão da inteligência artificial, os criadores do projeto acreditam que, no futuro, será necessário demonstrar que você é realmente uma pessoa de carne e osso. A chave salva no app World serviria a este propósito.

Estes são alguns usos do World ID, segundo o gerente da operação no Brasil, Rodrigo Tozzi:

  • Diferenciar humanos de bots
  • Verificação de conta única
  • Recompensas e ações exclusivas em jogos
  • Em encontros, maximizar conexões de qualidade
  • Prevenção de perfis falsos
  • Prevenção de contas falsas e bots

O World ID possui mais de 8,7 milhões de humanos únicos cadastrados no mundo. O serviço está presente em mais de 160 países.

Você pensa em se cadastrar no World ID? Conte pra gente nos comentários abaixo.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.