Youtuber Gesiel Taveira denuncia deep fake com propaganda falsa

Criminosos utilizam imagem e voz do popular influenciador para promover Starlink vitalícia, o que não existe.

Thássius Veloso
Resumo
  • O youtuber Gesiel Taveira denunciou criminosos que usam deep fakes de seu rosto e voz para promover produtos falsamente endossados por ele, como celulares da Motorola e internet via satélite da Starlink.
  • Gesiel compartilhou um vídeo mostrando que a movimentação da boca e a voz sintetizada possuem diferenças perceptíveis para quem conhece seu estilo, e pediu que seguidores denunciem perfis falsos com o nome “Gesiel Recomendações”.
  • Em agosto de 2023, Gesiel também enfrentou problemas ao perder o acesso ao seu Instagram, que foi usado por hackers para promover investimentos financeiros.

O youtuber Gesiel Taveira, um velho conhecido de quem curte tecnologia, denunciou criminosos que estão fazendo deep fake de seu rosto e voz. Os bandidos se aproveitam da notoriedade de Gesiel para promover produtos que não foram endossados por ele.

O próprio Gesiel compartilhou um vídeo no qual mostra a atuação dos criminosos, que utilizam o material do youtuber para produzir as manipulações. Afinal, Gesiel é puro sucesso no YouTube: possui 4,1 milhões de inscritos e mais de 2 mil vídeos publicados.

Como na maioria dos deep fake, dá para perceber que a movimentação da boca é artificial. A voz sintetizada se inspira na de Gesiel, mas também tem diferenças notáveis para quem já conhece o jeito do apresentador de vídeos.

Ele fez um apelo para que os seguidores desconfiem e denunciem perfis não oficiais com nome de “Gesiel Recomendações”. Neste momento, os fraudadores aproveitaram a figura pública para indicar celular da Motorola, internet via satélite da Starlink e uma falsa promoção no Mercado Livre.

Essa não é a primeira vez que Gesiel enfrenta problemas na internet, ambiente que domina, mas que está repleto de pessoas com más intenções. Durante o lançamento do Galaxy Z Flip 5 e do Galaxy Z Fold 5, em agosto de 2023, ele perdeu o acesso ao própria Instagram. Os trangressores usaram os Stories para indicar investimentos financeiros.

O processo de recuperação da conta levou quatro horas, após uma intensa campanha de jornalistas e influenciadores digitais de tecnologia. Detalhe: estávamos na Coreia do Sul.

Leia | Como funciona o Land Lordz [o golpe no AirBnb]

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews, entre outros veículos, e ganhou o Prêmio Especialistas em três ocasiões. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais ou pelo site thassius.com.