Para esconder o “digitando” do WhatsApp, é preciso que o usuário use métodos como encaminhamento de mensagens, respostas via notificação, digitação offline ou extensões de terceiros.

O WhatsApp não permite desativar o status “digitando” de forma nativa. Logo, a ocultação desse indicador só é possível por meios alternativos.

O status “digitando” é um recurso de privacidade do WhatsApp que é exibido quando um usuário está escrevendo um texto com o mensageiro em primeiro plano (app móvel ou WhatsApp Web), desde que haja conexão com a internet.

A seguir, veja como tirar o “digitando” do WhatsApp pelo celular (Android ou iPhone) ou PC (via extensão para o WhatsApp Web).

Desconecte o celular da rede móvel e Wi-Fi para digitar no WhatsApp

Um método alternativo para tirar o “digitando” do WhatsApp consiste em desconectar o dispositivo móvel da internet (via Wi-Fi ou rede móvel) e responder a mensagem. A falta de conexão vai ocultar o status “digitando”, e a mensagem será enviada de forma instantânea assim que a rede for reestabelecida.

Responda a mensagem pela notificação do WhatsApp

Também é possível ocultar o status “digitando” do WhatsApp ao responder as mensagens recebidas pelas notificações de balão. Esse método faz com que o mensageiro da Meta funcione em segundo plano, sem a exibição do status “digitando” que acontece na interface principal do aplicativo.

Para mostrar a pré-visualização de mensagens no Android é preciso entrar nas configurações de notificações do WhatsApp e marcar “Notificações de alta prioridade”. Já no iOS, o usuário precisa acessar a aba “Notificações” nas configurações do WhatsApp e habilitar as chaves “Mostrar notificações” e “Mostrar prévia”.

Além disso, é preciso entrar nas configurações do sistema operacional do dispositivo e certificar-se de que as notificações estão habilitadas para o aplicativo do WhatsApp.

Escreva a mensagem em outra conversa e encaminhe

Outra opção para esconder o “digitando” do WhatsApp é escrever o conteúdo da mensagem em outro bate-papo e encaminhá-lo para a conversa desejada. Como o envio via encaminhamento é feito de forma automática e sem o uso do campo de texto, o mensageiro não exibirá o status “digitando”.

Use a extensão WA Web Plus para o WhatsApp Web no PC

Usuários podem ocultar o “digitando” do WhatsApp por meio da extensão WA Web Plus para Google Chrome, que oferece funções extras ao WhatsApp. A ferramenta pode ser baixada de forma gratuita pela Chrome Web Store, bastando clicar na opção “Usar no Chrome” na página da extensão na loja.

1. Desative o status “digitando” do WhatsApp com o WA Web Plus

Acesse a página web.whatsapp.com pelo navegador e faça login no WhatsApp Web. Em seguida, clique no ícone da extensão WA Web Plus (localizado ao lado do campo de URL) e marque a opção “Esconder ‘digitando…'”.

2. Envie mensagens no WhatsApp Web sem o status “digitando”

Envie mensagens normalmente após ter ativado o recurso do WA Web Plus, que vai ocultar o status “digitando” durante o uso do WhatsApp Web.

Dá para tirar o “digitando” definitivamente do WhatsApp?

Não, não existe uma forma nativa para desativar o “digitando” do WhatsApp de forma permanente. Isso porque o recurso faz parte das ferramentas de privacidade do WhatsApp, que indica a visibilidade de atividade dos usuários e garante mais fluidez e dinâmica à conversa.

Logo, as únicas formas para esconder o “digitando” ocorrem por meios alternativos.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por games, cobre tecnologia desde 2020. Com passagens por Olhar Digital e TecMasters, acumula mais de cinco mil conteúdos (hard news, reportagens, reviews, tutoriais, entrevistas, especiais, publieditoriais) publicados na internet.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.