TB Responde Computador

O que é CPU?

Descubra o que é CPU, a central de processamento presente em todos os computadores e celulares e aprenda como ela funciona

Ronaldo Gogoni
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A CPU ou o processador é o “cérebro” de todo computador e celular do planeta: trata-se do componente responsável por executar todas as operações necessárias para o funcionamento do dispositivo. Sem ele, não dá para fazer muita coisa no seu aparelho. Entenda a seguir o que é CPU e como ela funciona.

imagem - definição - o que é CPU
O que é CPU? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

CPU é a sigla em inglês para Unidade Central de Processamento, o componente do computador que concentra todas as principais operações que permitem a seu PC, celular, tablet ou videogame a funcionar. Não é exagero, portanto, se referir à CPU como o “cérebro” desses dispositivos.

A estrutura básica de uma CPU é dividida entre três partes principais:

  • Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou ALU): a encarregada de executar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas de Álgebra Booleana (IF, AND e OR);
  • Unidade de Controle (UC): responsável por extrair dados da memória, decodifica-los e executa-los, consultado a ULA quando necessários;
  • Registradores: unidades de memória da CPU, as mais rápidas e consequentemente, as mais caras de sua categoria, sendo reservadas ao uso apenas em CPU, que dependem de velocidades de acesso altas.

Em suma, a CPU é a responsável por processar todas as principais operações de funcionamento de um computador. Por isso, ela é comumente chamada de processador.

Como o processador funciona?

Os processadores modernos funcionam com um oscilador a cristal, que utiliza o efeito piezoelétrico (emissão de tensão elétrica por pressão mecânica) para sincronizar e informar a medida de tempo de transferência de dados. Essa velocidade é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz), sendo atribuída à velocidade do processador em si. Nós também costumamos chamar essa velocidade do processador de “clock”.

Quando um processador traz impresso nele um clock de 2 GHz, isso significa que ele transfere dados a uma velocidade de 2 bilhões de ciclos por segundo. No entanto, a potência do componente depende de outros fatores além do clock, como largura dos barramentos, a quantidade de memória cache, a arquitetura e etc.

Processador Core de 11ª geração (imagem: divulgação/Intel)
Processador Core de 11ª geração (imagem: divulgação/Intel)
CPU não é o gabinete?

Não. Muita gente costuma chamar de “CPU” o gabinete dos desktops, onde estão contidos a placa-mãe, unidades de armazenamento e outros componentes. No entanto, o termo diz respeito tão somente ao processador, o componente mais importante de qualquer computador ou celular.

Com informações: Techopedia

Esse conteúdo foi útil?

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque