Para recuperar fotos e vídeos apagados do celular (Android ou iOS) você precisa entrar na lixeira da galeria nativa de seu sistema operacional, e restaurar as mídias dentro do prazo limite.

Outra alternativa consiste em usar softwares de recuperação de dados para restaurar fotos apagadas da lixeira de forma permanente, embora a eficácia do processo não seja garantida.

Você também pode buscar por mídias deletadas em backups de nuvem de serviços como Google Fotos ou iCloud.

A seguir, saiba como recuperar fotos e vídeos excluídos do celular (Samsung, iPhone, Xiaomi ou Motorola).

Como recuperar fotos e vídeos apagados do celular Samsung

1. Abra a galeria do celular e acesse a lixeira do Samsung

Abra o app “Galeria” em seu dispositivo Samsung. Em seguida, toque no menu de três linhas (localizado no canto inferior direito) e escolha “Lixeira” para recuperar fotos e vídeos excluídos do Android.

2. Recupere as mídias para movê-las da lixeira para a galeria

Toque e pressione em cima das mídias desejadas e vá em “Restaurar” para enviá-las novamente à galeria. Vale destacar que esse método não serve para recuperar fotos e vídeos apagados da lixeira do celular Samsung.

Como recuperar fotos e vídeos apagados do iPhone

1. Acesse a lixeira do app “Fotos” para ver as fotos apagadas

Abra o app “Fotos” em seu iPhone, entre na guia “Álbuns” da barra inferior, e vá na seção “Apagados” para localizar as fotos excluídas do iPhone. Na tela seguinte, você precisará usar o Face ID ou digitar o código de desbloqueio para ver as fotos e vídeos apagados do iPhone.

2. Selecione uma ou mais mídias e toque na opção “Recuperar”

Toque e segure em cima da mídia desejada e escolha a opção “Recuperar”. Você também pode recuperar fotos e vídeos apagados do iPhone em massa ao tocar na opção “Selecionar” e escolher múltiplas mídias de uma vez.

Como recuperar fotos e vídeos apagados do celular Xiaomi

1. Abra a galeria nativa do Xiaomi e acesse os itens excluídos

Abra o aplicativo “Galeria”, que é a biblioteca de fotos nativa dos dispositivos Xiaomi. Em seguida, vá em “Álbuns” na guia inferior e entre na seção “Itens excluídos recentemente”.

2. Selecione as mídias da lixeira e escolha a opção “Restaurar”

Toque e segure em cima das mídias e vá na opção “Restaurar” para recuperar fotos e vídeos apagados do Android.

Como recuperar fotos e vídeos apagados do celular Motorola

1. Entre na lixeira do app “Galeria” em seu celular Motorola

Abra a galeria de seu Motorola e acesse a guia “Lixeira” para recuperar fotos e vídeos apagados Android.

2. Toque e segure em cima das mídias e escolha “Restaurar”

Toque e segure em cima das mídias desejadas e vá na opção “Restaurar” para restaurar fotos apagadas.

Consigo recuperar uma mídia que foi apagada permanentemente da lixeira?

Sim, mas não se trata de um processo garantido. Geralmente, mídias deletadas ficam na lixeira por 30 dias antes de serem excluídas permanentemente. E após esse prazo, você terá de usar programas para recuperar arquivos apagados, como Recuva e DiskDigger.

Esses aplicativos de recuperação fazem varreduras no dispositivo e tentam reconstruir dados (incluindo fotos e vídeos) deletados de forma permanente. Mas nem sempre é possível recuperar uma mídia, já que o celular pode ter reescrito dados em sobreposição aos dados da mídia apagada.

Dá para recuperar uma mídia apagada há muito tempo do celular?

Sim, mas a recuperação fica mais complicada à medida que o tempo passa. Softwares como Recuva e DiskDigger tentarão localizar a mídia deletada, mas só poderão recuperá-la caso os dados não estejam corrompidos, e se nenhum outro dado estiver salvo sob os dados da mídia.

Posso recuperar uma mídia apagada do Google Fotos?

Sim. Você pode recuperar fotos e vídeos no Google Fotos ao acessar a lixeira do app ou ao entrar no backup em nuvem, já que as mídias deletadas são mantidas nesses dois diretórios durante 60 dias antes de serem excluídas permanentemente.

É possível recuperar mídias apagadas do iPhone pelo backup do iCloud?

Sim. Você pode buscar por mídias apagadas no dispositivo com o backup do iCloud, desde que a opção “Sincronizar este iPhone” em “Fotos do iCloud” esteja desativada. Com essa configuração, você poderá restaurar o backup do iPhone e procurar pelas fotos ou vídeos que foram salvos na nuvem.

Contudo, não será possível recuperar fotos do iCloud que foram excluídas no iPhone, caso a sincronização esteja habilitada em “Fotos do iCloud”. Isso porque a sincronização espelhará as ações, ou seja, deletar uma mídia no dispositivo também apagará a mídia na nuvem.

É possível recuperar mídias de um celular quebrado?

Sim, dependendo do estrago. Você pode conectar monitores, mouses e teclados a um celular com tela ou touchscreen danificados, para que consiga manipular fotos e vídeos por meio de um display externo.

Mas caso queira recuperar dados de um celular quebrado que não liga, você deve procurar uma assistência técnica para verificar a possibilidade de recuperação dos dados.

Dá para recuperar fotos ou vídeos excluídos do PC?

Sim. Você pode tentar recuperar arquivos excluídos do PC ao restaurar backups do sistema operacional ou via aplicativos de recuperação como Recuva e DiskDigger, por exemplo. Importante destacar que o processo de recuperação ficará mais difícil à medida que o tempo passar, devido à reescrita de dados.

E é sempre válido verificar a lixeira antes de usar softwares ou restaurar backups. Isso porque você pode ter movido as mídias para a lixeira, mas sem necessariamente ter realizado a exclusão permanente.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.