Início » Celular » Windows Phones atuais não terão atualização para o Apollo

Windows Phones atuais não terão atualização para o Apollo

Usuários da plataforma receberão Windows Phone 7.8.

Paulo Higa Por

A Microsoft anunciou hoje as oito principais novidades que estarão presentes na próxima versão de seu sistema operacional móvel. O Apollo terá núcleo compartilhado com o Windows 8, tela inicial nova, mapas mais inteligentes e mais opções de hardware. Entretanto, nem todos os recursos novos estarão disponíveis para todos: os atuais aparelhos com Windows Phone 7.5 não receberão o Apollo.

Em vez do Apollo, os Windows Phones atuais receberão uma atualização para a versão 7.8, que contará com algumas das novidades anunciadas hoje. De acordo com Greg Sullivan, gerente de produtos sênior do Windows Phone, a versão 8.0 receberá grandes alterações no núcleo e algumas mudanças anunciadas hoje pela Microsoft não são aproveitadas pelos hardwares atuais. Sendo assim, não faz sentido para a empresa distribuir um sistema com suporte a processadores dual-core se os usuários não serão beneficiados.

Nova tela inicial do Windows Phone 8.

Mas nem tudo está perdido. Apesar de trabalhar para desenvolver o melhor sistema possível para a próxima geração de smartphones, a Microsoft quer garantir uma experiência de uso semelhante à do Apollo nos dispositivos atuais. “Quando você tirar um Lumia do seu bolso depois de receber a atualização para a versão 7.8, ele vai parecer um aparelho com Windows Phone 8”, garante Greg. A nova tela inicial, inclusive com o recurso de tornar as live tiles menores ou maiores, deve aparecer para a maioria dos usuários.

Ainda não há informações sobre quais smartphones receberão a atualização para o Windows Phone 7.8. Considerando o histórico da plataforma, é muito provável que o upgrade seja liberado inclusive para os aparelhos de primeira geração, lançados em 2010.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Binho Santos
Essa atualização do WP7,8 q vai parecer com a WP8 vai sair quando? Vai ser pro lumia 710 ? Muito obrigado
Josy
Bom, depois de acompanhar boa parte dos comentários, vou aguardar o WP8 ao invés de comprar outro android. Nunca usei esse sistema operacional e pelo que vi em videos e reviews, achei muito interessante e prático. Só tende a crescer no mercado e gerar bastante curiosidade até mesmo aos fãs do android (como eu ) e apple.
João
Independente da mudança ter sido brusca (o kernel), a microsoft fez um enorme avanço unindo todos os seus produtos pela interface e sistema base (kernel de novo). Agora vc vai criar um aplicativo ou jogo pra um sistema e com poucas ou nenhuma mudança em linha de código vc terá o aplicativo funcionando em outro aparelho. Nem em iphone e ipad que rodam o mesmo ios isso não é mto simples. A Apple uma hora ou outra terá que fazer o mesmo pra unificar seus sistemas verdadeiramente. Será a mesma ladainha que está sendo agora. Quem comprou WP em 2010, ou mesmo no início de 2011, teve todas as atualizações até agora. E os WPs atuais serão atualizados sim, pra uma versão o mais próxima da WP8. Não ficará nada obsoleto. Os WPs atuais continuam muito mais rápidos do que mtos smarts por aí (tbm continuam com algumas deficiencias sim), mas um anúncio de novo sistema não muda nada nos atuais. Vai demorar pra ter WP8 oficialmente no brasil.
@ronjac
Que lástima,comprei um windows phone 7.5 HTC Radar branco,que é lindo,funciona bem,mas sem atualizações não dá. Foi prometido que o software seria atualizável,e isso foi como um engodo,já quase não tem aplicativos ,vende pouco,e vai acabar morrendo pela falta da microsoft comete com seus usuários.
Edinei
A apple presa por seus clientes, pois, surgindo uma novidade, se preocupa se todos os seus usuários receberão essa novidade. Agora, deixar todos os usuários na mão, sem se preocupar se eles investiram dinheiro em seus produtos ou não... isso é fazer de palhaço uma pessoa! - Me desculpem a expressão, mais é isso mesmo que eu acho! Quando temos uma clientela e queremos mantê-la usufruindo nossos produtos, tudo o que produzimos deve ser pensado na satisfação desses clientes: antes, durante e após o processo de vendas. Não simplesmente descartá-las, forçando-as a descartar seus produtos recem adqueridos para comprar outro, favorecendo a empresa. Depois vem o Windows phone 9. Será que os compradores do W8 não ficarão na mão?
João
Pelo que eu sei, o WP8 suportará aplicativos somente em linguagem gerenciada. Apenas jogos poderão ser feitos em linguagem nativa. Com isso, aplicativos feitos para WP8 que não utilizem os novos recursos e não extrapolem o hardware dos atuais WPs, funcionarão normalmente no WP7.8. Já quanto aos jogos, vai haver uma avalanche de lançamentos para o WP8 pois agora ficou fácil portar jogos famosos de outros sistemas para o novo WP. O que não era possível no WP7.x já que tinha que reescrever o código para o XNA. O único imprecilho é que jogos feitos dessa forma, mesmo os mais fracos, não rodarão no WP7.8. Se a microsoft fizer alguma mudança rem relação a isso nos atuais WPs, daí pode ser que resolva esse problema, ela ainda não disse nada sobre isso. Mas até o momento, esse é o único problema.
João
Espera sentado. Sugiro que vc torça pra microsoft mudar de kernel de novo do Windows Phone 8 para o 9, aí sim a cagada ta feita de vez, pois ninguém mais vai querer saber disso. Agora se ela não mudar (pois é o que parece, já que todos os sistemas dela estão tendo o mesmo kernel, mesma interface, etc) iOS e Android vão afundar se não fizerem algo nesse sentido. Eu acho que os outros sistemas não vai deixar a microsoft fazer a festa assim, vão começar a fazer coisas mais interessantes tbm.
Eduardo
Assim fica difícil o cara optar por usar essa plataforma...Aliás, a Nokia vem se mostrando MESTRA em matar plataformas. Troca essa diretoria logo antes que seja tarde.
@_rafaelandrade
esse flip to silence não é aquela função de vários aparelhos antigos da Nokia que silencia uma chamada recebida se virar o telefone? Tipo, numa mesa, vire ele com a tela pra baixo. Era legal isso no 5800.
YanGM
Se não for nada relacionado a algum nível muito baixo de hardware (como instruções do processador), certeza que o pessoal do XDA porta o Windows Phone 8 Full.
@lucianorockett
Para os donos de Lumias 800 e 710 preocupados. Dia 27 de junho a nokia vai liberar várias atualizações no sistema, entre elas: Streaming de midia, DLNA, compartilhamento de contatos, hotspot de internet, flip-to-silence (imagino que seja algo para o telefone parar de tocar), melhorias na camera, contador de trafego de dados e dois jogos da Zynga Words With Friends and Draw Something. http://www.gsmarena.com/lumia_800_and_710_users_to_get_software_update_on_june_27-news-4422.php
Jhonatan
Sim cara, mais o problema ta sendo só o fato das aplicações, o WP7.5 já quase não tem aplicações e com o lançamento do WP8 aí é que não vai ter mesmo, até pq a retrocopatibilidade só funciona no WP8 e WP7.5 não, por isso o desespero da galera. Tb não vejo motivo em quererem coisas como NFC aqui no Brasil sendo que nem vai funcionar.
@lucianorockett
O problema é que a Motorola e as outras também não tem interesse em gastar dinheiro para atualizar um aparelho que não vendem mais e não ganham nem 10 centavos. Celular é como computador. Eles teriam que desenvolver drivers do wi-fi, e vários outros componentes para os androids mais novos, fora as personalizações que teriam que ser atualizadas também. Não vale a pena. Pra eles é melhor deixar assim pois aí a tua irmã vai querer atualizar para um aparelho mais novo e eles faturam mais um troco.
@cesarcchi
Eu acho que estão fazendo tempestade em copo d'água... O simples comentário feito no post diz tudo: " Sendo assim, não faz sentido para a empresa distribuir um sistema com suporte a processadores dual-core se os usuários não serão beneficiados." Eu comprei um WP fazem uns 3 meses, e não tenho do que reclamar. Claro que qualquer novidade ou atualização é bem vinda, mas não adianta querer atualizar pra algo que não vai funcionar como deveria.
Lucas Herrera
Não vai atualizar cara, vai ter vários aparelhos com uma versão que NÃO é a mais atualizada do sistema, é a mesma coisa que todo mundo fala no Android. No Android se você quiser você pode ter qualquer recurso do ICS através de aplicativos, porque o sistema dá maior liberdade pros desenvolvedores, mas o sistema é fragmentado porque os aparelhos ficam em versões mais antigas e é isso que todo mundo fala mal do Android. Isso vai limitar os desenvolvedores porque eles não vão poder usar as novas APIs do sistema senão os aplicativos não vão ser compatíveis com versões anteriores. Isso não tem nada a ver com hardware como você falou ali embaixo. Vão existir novos aparelhos lançados exatamente com o mesmo hardware dos aparelhos atuais e que vão conseguir rodar todos os aplicativos porque vão possuir a versão mais nova do sistema. Isso é fragmentação.
Exibir mais comentários