Início » Aplicativos e Software » Como rastrear um celular Android perdido ou roubado (Gerenciador de Dispositivos)

Como rastrear um celular Android perdido ou roubado (Gerenciador de Dispositivos)

Hoje em dia, aplicativo chama "Localizar o meu dispositivo" e te salva se seu celular foi perdido ou roubado

Por
5 anos atrás

Demorou um pouco mais que o esperado, mas o aplicativo do Gerenciador de Dispositivos, aquele serviço que tenta rastrear o smartphone ou tablet em caso de perda ou roubo, já pode ser encontrado no Google Play Store. A novidade é gratuita e está disponível para praticamente qualquer aparelho que tenha Android 2.3 ou superior. Veja como rastrear um Android usando o Gerenciador de Dispositivos.

Ao baixar o aplicativo, você consegue acompanhar os dispositivos registrados na sua conta do Google. O Gerenciador de Dispositivos é similar a ferramentas como o Find My iPhone do iOS ou o Cerberus para o próprio Android — veja como usar o Cerberus, que pode ser uma boa alternativa.

Procurando o celular perdido ou roubado

Funciona assim: em caso de perda, roubo ou furto de seu aparelho, o usuário pode tentar obter a localização geográfica do dispositivo a partir do site google.com/android/devicemanager. Quando bem sucedido, o serviço informa endereço e a posição aproximada do aparelho em um mapa.

Na sequência, você tem três opções:

  • Tocar, para fazer o aparelho reproduzir um som por 5 minutos no volume máximo
  • Bloquear, para travar o Android e definir uma senha para desbloqueio; ou
  • Apagar, quando não houver mais esperanças de recuperar o dispositivo, pois ele restaura a configuração original do sistema e elimina dele todas as suas informações pessoais, como fotos e músicas. Depois de clicar em apagar, não será mais possível localizá-lo.

Leia também: Celular roubado? Como bloquear o IMEI do aparelho na operadora

O aplicativo Localizar meu dispositivo oferece exatamente os mesmos recursos. Assim, é possível utilizar seu próprio smartphone ou tablet para tentar localizar outro dispositivo Android que você tenha perdido. É importante ressaltar que não é obrigatório ter o app para o rastreamento funcionar.

Se você não perdeu o celular, confira se o Gerenciador de Dispositivos está ativo em seu celular. Basta seguir o caminho Configurações > Google > Segurança > Encontrar Meu Dispositivo e ativar o recurso no canto superior direito.