Início » Telecom » MP investiga limite de consumo na banda larga fixa

MP investiga limite de consumo na banda larga fixa

Operadoras planejam reduzir ou cortar a banda larga fixa dos usuários que consomem muitos dados

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), ligada ao Ministério Público do Distrito Federal, instaurou procedimento para investigar os limites de consumo de internet na banda larga fixa. Em fevereiro, os contratos da Vivo passaram a estabelecer franquias mensais de 10 GB a 130 GB para os novos assinantes do Vivo Internet Fixa, um modelo já adotado nos planos de internet móvel oferecidos no país.

documento do Ministério Público cita especificamente a notícia publicada com exclusividade pelo Tecnoblog. Segundo o que apuramos em primeira mão, os novos clientes do Vivo Internet Fixa poderão ter a velocidade da conexão reduzida ou cortada após atingirem o limite de franquia. Também há referência ao fato da operadora estudar a possibilidade de implantar o mesmo mecanismo para os assinantes da GVT e Vivo Fibra.

Fibra óptica / cabo Ethernet

Para o promotor de justiça Paulo Roberto Binicheski, serviços como Netflix, Spotify e YouTube, que consomem mais dados, “estão amplamente disseminados na cultura atual da internet e torná-los onerosos é retirar um enorme contingente de usuários do livre acesso à rede”. Segundo o promotor, as operadoras de TV por assinatura sofrem a concorrência dos serviços de streaming, que são mais baratos para os usuários, o que obriga as empresas a alterarem suas políticas de preços sob risco de perda de clientela.

O superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, havia avaliado a mudança como benéfica para o consumidor, argumentando que, no modelo atual, “quem consome menos paga por quem consome mais”. No entanto, de acordo com Binicheski, a alteração do sistema de cobrança “reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio”.

Vivo, Oi e NET, que possuem a cláusula do limite de franquia em seus contratos, devem responder ao MP quais são os elementos financeiros que determinaram a mudança dos modelos comerciais na banda larga fixa e quais serão as opções dadas aos consumidores. Além disso, a Prodecon requisita à Anatel os estudos que foram realizados e o marco regulatório sobre o tema.

Outro lado

Tecnoblog procurou as operadoras para solicitar um posicionamento.

A Vivo informou que ainda não foi notificada pelo MP e, portanto, não comentará o assunto.

Em nota, a NET ressaltou que o cliente pode acompanhar o consumo no site da empresa. Segundo a operadora, o mecanismo de franquia tem o objetivo de “garantir o correto dimensionamento da rede de banda larga para todos os usuários” e afeta somente “clientes que utilizam a conexão de forma muito distinta da maioria, geralmente com aplicações profissionais”.

“A NET oferece diversas opções de planos de banda larga fixa via fibra óptica. Se o cliente identificar que seu plano atual de velocidade e franquia é insuficiente para o seu perfil de consumo, ele pode solicitar a contratação de um novo plano de banda larga mais adequado ou ainda, contratar uma franquia adicional para complementar o volume de dados trafegados no mês”, diz a companhia.

A Oi não nos respondeu.

Atualizado em 04/03/2016 às 17h26.

Tecnocast.zip 001 – Do not, my friends, become addicted to the internet

Gravamos uma edição especial do Tecnocast para discutir os limites na banda larga fixa. O modelo de negócio das operadoras está em risco, pois todos os seus serviços estão deixando de existir e migrando para dentro da internet. É fato que o usuário não pode pagar o pato, mas também não existe almoço grátis. O que fazer? Dê o play!

zip

Mais sobre: , , , ,
  • Vitor Hugo

    Anatel fdp. Tomara que o MP mude isso aí.

    • Se a Anatel for mudar alguma coisa vai ser pra pior, afinal de contas é só pra isso que ela serve… Pra f**** a vida do povo.

      • Reginaldo Marques

        Nossos governantes querem esvaziar a internet brasileira, não é bom para os políticos que as pessoas estejam informadas.

        • Marcelo Martins

          Assim como o ensino continuado!

          Para que obter conhecimento?

        • Renato Gomes

          Pode ser, mas o marco civil da internet (lei 12.965 criada em 2014) em seu Art. 7 inciso IV diz… “Art 7 – O acesso á internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:” – “Inciso IV – não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;”

          Lei bem nova para políticos que não querem que estejamos informados.

          • Hugo França

            Alem de ferir o principio da modicidade descrita no artigo 6º da Lei 8.987/95, § 3º, III

            Princípio da modicidade: serviço público deve se prestado da forma mais barata possível, de acordo com a tarifa mínima.

    • Marcos Guilherme

      Era pra Anatel bota o pé, mas ao invés disso ela “diz que é melhor para o consumidor” e ainda se diz órgão controlador, controlador de que? Um verdadeiro Cartel isso sim, já colocaram franquia e taxas para a Banda Larga Fixa empurrando goela abaixo nos consumidores, sem marco, sem estudos financeiros, sem nada, simplesmente para ganhar mais e mais receita (em um serviço de péssima qualidade). O tipo vai que cola e cola mesmo aqui no Brasil, tanto é que já está em cláusulas contratuais em muitas operadoras (cartel explícito). Para mim um absurdo isso sim!

      • fabius cristiano

        Porisso sou a favor se se isso for aprovado vandalizar tudo. Subir nos postes e fuder com os lucros deles!

    • Apoiado!!!! #Vivo mercenária!!!!

    • Allan R. Lacerda

      Isso é o Governo Federal que quer impedir a população de acessar vídeos e mídias sociais, percebeu não?

      • Vitor Hugo

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Renato Gomes

        Acho difícil, o marco civil da internet (lei 12.965 criada em 2014) em seu Art. 7 inciso IV diz… “Art 7 – O acesso á internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:” – “Inciso IV – não suspensão da conexão à internet, salvo por débito diretamente decorrente de sua utilização;”

        Lei bem nova para políticos que não querem que acessemos vídeos e mídias sociais.

        Das duas uma, ou é uma iniciativa da Vivo, pois comprou a GVT (que nunca impusera limite de conexão) pra poder aplicar esse plano cabuloso de limitar a conexão e assim lucrar mais, ou é uma iniciativa do governo para que os brasileiros utilizem o marco civil da internet (que foi amplamente criticado) para se defenderem nesse caso, e assim mostrar que tanto o marco civil foi uma coisa “boa” como o governo que o criou “também é”.

        Nesse meio fico só esperando pra ver o mundo se acabar.

        Mas deixa estar que o Jair Bolsonaro vai assumir nas próximas eleições (bem que eu gostaria) e vai mudar essa merda toda. #sonharmaisumsonhoimpossível

    • Infocéu Net

      eu acho bom que limitam,quando acabar a franquia vao ficar sem net e vao pedir pra mim colocar via radio, sou dono de provedor e nao vou aplicar franquia, vou pegar todosos clientes deles

      • rodrigotrck Rodrigo

        Ai votam uma lei e te transformam em contraventor de meio de difusão ilegal

  • Deilan Nunes

    É triste ver tanta regulacao e impostos impedindo que acha novos concorrentes no mercado. Se uma nova empresa abrissem e tivesse como diferencial a ínter et ilimitada provavelmente todas as outras mudariam os planos ou acabariam falindo, nem precisaria de toda essa burocracia e o governo se metendo nisso

    • Pedra Pomes do Amor

      Essa regulação e impostos está assim por lobby das próprias empresas. sem um estado pra regular, as empresas fariam pior.

      • Magno Machado Paulo

        O problema é JUSTAMENTE a excessiva regulação e presença estatal

        • Antony

          Ok, a VIVO iria simplesmente baratear as mensalidades e melhorar a qualidade do serviço se não houvesse regulamentação, como os primeiros serviços de ADSL faziam quando não havia regulamentação de entrega de velocidade mínima. Afinal, empresas são feitas para satisfazer os clientes em primeiro lugar, o lucro vem depois.

          • Magno Machado Paulo

            Não é a presença ou falta de regulamentação que faz subir a qualidade de um serviço, mas a existência de concorrencia. Essa sim é diretamente relacionada à regulação.
            Aqui na minha cidade durante anos só tínhamos ADSL da Oi e alguns provedores meia boca via rádio. A GVT entrou “ontem” no mercado daqui oferecendo preços extremamente atrativos mais um serviço de qualidade questionavel, e a Oi já está barateando as mensalidades da galera e o provedor de rádio que atende aqui na empresa já se ofereceu para migrar a gente para fibra, passando de 2mb para 5mb sem reajuste.

            Ah, e já que você falou de velocidade mínima. Tem certeza que quer usar isso como exemplo a favor da regulação? Essa é justamente uma mentira (leia-se propaganda enganosa) autorizada pelo órgão regulador, não sei em que universo isso é bom. Nenhum provedor deveria ser autorizado a entregar uma velocidade inferior à contratada, ponto. Se o provedor oferece 10mb por X reais mensais mas só tem condições técnicas de entregar 40%, então que venda como 4mb por X reais mensais.

          • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Não é a presença ou falta de regulamentação que faz subir a qualidade de
            um serviço, mas a existência de concorrencia. Essa sim é diretamente
            relacionada à regulação.

            Obrigado pelo comentário sensato. Essa galerinha do “livre mercado” e do “mais estado” vivem em um mundo de ideias utópicas.

          • se não houvesse regulamentação, haveriam muito mais opções, e a cada palhaçada dessa você poderia mudar de internet

      • não, sem Estado, teria mais concorrência. Olha a burocracia que é instalar uma antena numa cidade…

        • Johnny Walker Junior

          Só há esta burocracia hoje por causa dos abusos na instalações de antenas no passado, como não houve respeito e nem critério foi preciso legislar a respeito.

        • Pedra Pomes do Amor

          Mas aí a questão é excesso de burocracia, não de “estado”.

    • Neto

      Vale lembrar que no hue BR, o órgão regulamentador é uma máfia, o governo é uma máfia, assim como as empresas “concorrentes” são uma máfia. Logo, uma mão lava a outra. Quem trabalha ou já trabalhou em uma empresa de telecomunicação sabe como funciona as auditorias da Anatel, eles avisam com antecedência para não haver transtornos.

  • Anakin

    A Vivo é tão cara de pau, que mesmo eu com wifi chega mensagem pra mim dizendo que usei 50% da minha franquia de internet móvel, vá saber como eles monitoram isso. Ou seja, aposto que ao começar isso a internet das pessoas magicamente não durará o mês completo com a velocidade normal.

    • Islan Oliveira

      Cara, esses limites foram feitos pra não durar o mês inteiro. Internet de 1 Mb tem limite de 10 GB sendo que moderadamente, eu gasto isso em menos de uma quinzena, pra 25 Mb um limite de 130 GB é ainda pior. Pra quem usa Netflix ou baixa jogos, é só um sopro.

    • Matheus Affonso

      Muda a configuração do teu celular pra 3g. As ligações em 4g no Brasil funcionam à base de VoIP. Isso significa que, ao conectar na rede 4g, tu já tá usando os teus dados. A Claro me roubou muito dinheiro com essa palhaçada.

      • Danilo

        Eita, onde tu viu isso? Tem algum link? Fiquei curioso com essa afirmação.

        • Islan Oliveira

          Vi algo parecido com isso em alguns comentários, acho que aqui mesmo no Tecnoblog, vou ver se encontro.

  • Feripe Hatsune

    O que eles podem alegar é: Negócios, apenas negócios.
    Fazer igual acontece na móvel, estourou o limite, compre um limite adicional. E depois que estourar o adicional, compre mais um. É simplesmente empurrar na fixa o que já existe na móvel. A própria Pizzaria Anatel é a favor dessa palhaçada verde-amarela.

  • Ricardo de Freitas Barcelos

    A NET faz isso há anos e ninguém nunca falou nada.

    • Diego Medeiros

      Nunca reclamaram pq a cobrança da franquia da Net só ocorreria em alguns estados. Com a Vivo/GVT cobrando, haverá espaço para outras cobrarem também. E aí, como vivemos numa espécie de cartel, ninguém mais ofereceria franquia ilimitada.

    • Marcos Guilherme

      Aqui minha NET nunca reduziu velocidade depois do limite de 80Gb,com velocidade de 10Mbps, sempre topado o down e quando ta variando a 4, 6 eu só ligo e pronto! Mas fui no site e já ta la as franquias, só que nunca reduziram Amém!

  • Pstale

    Nessas horas eu fico feliz de ser cliente OI, afinal, a empresa é tão fudida que nem controlar a minha banda eles conseguem.

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Controlar o consumo de dados na banda larga fixa é muito mais difícil do que na móvel. Por isso, a Oi não limita ainda o consumo de dados.
      Se as operadoras quiserem cobrar por dados, não limitem o acesso e façam igual na eletricidade, cobrando um valor X por GB trafegado.

      • Fábio Moser

        Não dê essa ideia, peloamor de Deus rs…..

        • Leandro Brito

          A ideia e cobrar por GB trafegado é ótima para quem mora no interior, onde a internet é uma porcaria, esse modelo de cobrança forçaria as operadoras a investirem na infraestrutura, caso contrario o lucro deles despencaria. Minha conexão é de 1Mb e pago R$ 70, e só chega a essa velocidade na madrugada, estão meu consumo por GB é quase nada.

          • Fábio Moser

            Neste sentido é bom. Mas e quem tem 10 Mb? E usa para ver filmes e ouvir musicas por streaming, salvar documentos e um grande volume de imagens online… ia complicar.

          • Mas ai é responsabilidade da ANATEL cobrar um melhor serviço e não passar para o cliente este pepino. Porque se cobrar por mega vai ser que nem gasolina a cada mês um aumento.

          • Reginaldo Marques

            Inocente

          • Fábio Silva De Souza Filho

            Ótima onde? Se UM jogo hoje pode ter quase 100GB? Ta de brincadeira, além de pagar o jogo, tem que pagar mais pra baixar. Sem falar que o streaming vai morrer no Brasil, o que é um retrocesso perante o mundo. Nada é bom nessa mudança, absolutamente nada.

          • Renato Gomes

            Aí que vem a concorrência, se aparecer outra operadora oferecendo 10Mbps por R$ 70,00 aí onde vc mora, você não iria trocar??

            A velocidade da conexão na banda larga já é o motivo de concorrência e melhoria na rede, não precisam usar mais um regulador.

          • rodrigotrck Rodrigo

            Pra VC ainda vai ser mais caro pois VC aceita isso na boa

      • Keaton

        Ah… só esta semana gastei 233.76GB com o Netflix… (férias ftw)
        E se fosse 50 centavos o GB? Seriam 117 reais só nisso…
        Agora imagina se eu uso 230GB/semana… 460 reais/mes…. lol…

        • Arley Martins

          É amigo eu baixo muita coisa em torrent e deixo fazendo upload pois é site privado e preciso “pagar” meu download, uso youtube, netflix. Ja teve dia que consumi entre down e up em torno de 600GB. (VIVO Fibra 100/50mbps). Do jeito que as coisas estão indo até a nossa liberdade de consumir dados com o que agente bem entende vai ser prejudicada. Jaja vai vem tarifa sobre o oxigênio respirado e se tiver o nariz grande paga taxa extra. Brasil so se ve aumento e nunca vem um beneficio legal em nada.

          • Marcelo Martins

            Arley, bora lermos um livro “ah… Não poderá ser digital (online)” Um absurdo quererem exigir algo em um país que os serviços prestados são verdadeiras mer das. Basta um país corrupto, crise econômica, contas aumentando, e agora vamos limitar o que poderemos acessar em nossos smartphones e desktops?

            Quem tem Q subdiar parte destes custos são essas webs de streaming e não a gente!

          • Renato Gomes

            Tem mais essa né, a gente vê só o consumo de download, mas a cota de consumo de dados também considera o tráfego de upload, nesse caso se vc contratar um plano de 10GB no final do mês vai ver que não efetuou 10GB de download, mas sim 9GB Down e 1GB Up.

      • Renato Arena

        Exatamente. Falou tudo: consumi, paguei; não consumi, não paguei. Essa estória de pacotes e pacotes é estória pra boi dormir. E a nossa agência reguladora vendida…

  • Bruno Valente

    ANALtel… empresa corrupta e pró-corporações. Vão perder mais clientes do que já estão perdendo. Espero que a TV paga venha à falência. Eu por exemplo, nunca mais vou pagar pra assistir propaganda. Vamos sabotar . Netflix <3

  • Alvaro

    Pau no @&:$& da Anatel que em vez de defender o consumidor chupa [email protected]&[email protected]$ das operadoras DESCE A LENHA MP!

  • Euler Sant’Anna Ferreira

    Imagine se as pizzarias quiserem entrar na onda das operadoras, “olha a pizza que vc pagou para comer a gente não vai deixar vc comer mais, ta bom?, afinal vc ja comeu o suficiente” ¬¬

    • Jeito é boicote. Que nem precisa ser previamente combinado.

      Todos acabaram migrando para as operadoras que não impõem limites. Logo esse método estará fadado ao fracasso.

      Mas antes que a 💩 bata no ventilador, espero que o Ministério Público enfie uma notificação bem grande, goela a baixo dessa bosta de Anatel que só serve de fantoche pras operadoras fazerem o que quiserem…

      Afinal, nós pagamos, nós mandamos..

      🙂

      • Homero Gamer

        Nossa acho que vou boicotar a OI aqui na minha cidade e vou para a OI, ou melhor vou mudar para a cidade ao lado da minha e vou usar a OI de lá…

        Já parou pra pensar que 70% do Brasil não tem muita opção? Ou usa uma merda de internet ou usa uma internet de merda?

        • Islan Oliveira

          Exato, aqui no meu estado é desse jeito. Minha cidade é a 4ª ou 5ª mais importante, e só tem ou Oi ou via rádio, na 2ª principal cidade do estado, do mesmo jeito. Só na capital que ouvi dizer que tem a Net lá.

        • Pode ser, mas Vivo Fibra e Gvt não tem em ligares remotos. Logo sua análise sem sentido, é sem sentido..

          • Yago G.

            Cara, só existe concorrência assim em cidade grande. Não precisa ser “lugar remoto” não, tem cidade grande com infraestrutura enorme e que só é atendida por uma operadora.

          • Jefferson Rodrigues

            Na minha rua, só tem a Oi Velox. Ruas depois da minha, tem a Oi Velox, Net e a GVT. Sou obrigado a ter a Velox, mas ainda não sou assinante dela.

          • Adriano De Lima

            Não se iluda!
            São Paulo por exemplo só tem livre concorrência em 10 bairros!!!
            Os demais bairros estão cada um num monopólio.
            A cidade de São Paulo até parece um tabuleiro de MONOPOLY!

          • Homero Gamer

            A sua idéia é ridícula isso sim. Não estou analisando nada, estou tirando o sarro com uma idéia besta que não vai mudar em nada. Boicotar um conjunto de empresas que formam oligopólio e que a maior parte do Brasil não tem como mudar de serviço…
            Os sócios dessas empresas vão se mijar de rir pois boicota elas tendo que usar elas…

          • Ridícula aqui só tem sua maturidade, parceiro.

            Nem leio o resto, porque um comentário sem embasamento é no mínimo desperdício de tempo.

          • Homero Gamer

            Porra preciso ter embasamento científico pra saber que na minha cidade só tem internet da oi e que nas cidades ao lado da minha só tem internet da oi.

            Depois eu que sou imaturo.

            Tá certo.

          • Continua sendo com linguajar esdrúxulo, meu caro.

          • Homero Gamer

            Nossa sou esdruxúlo porque só tem oi na minha cidade e eu preciso de embasamento científico para poder provar isso.

            Porra velho pede licença pra cagar e desaparece, fica menos retardado.

          • Glenn Araujo

            Esse Caio Oliva é “uma comédia”, não tem senso de humor e ainda chama o cara de ignorante, o cara apenas tirou um sarro da situação dele que é sim a situação de muitos. Se alguém foi ignorante aqui foi o Caio que deve se sentir um jedi, porque não se chama alguém de ignorante e mal educado, “humilhando qualquer cidadão dizendo que sua “cidadezinha nem chegou luz ainda”, pra mim isto é não saber discutir e sim impor sua opinião “goela abaixo” como sugestionou ao MP.

            Infelizmente Homero, você perdeu a linha desnecessariamente, porque seria muito legal ver você deixar o Caio mostrar que é mal resolvido sozinho. Uma pena.

            Para piorar, nenhum dos comentários aqui, inclusive o meu, resolvem a situação da internet. Então vamos procurar fazer ago mais útil, encaminhar abaixo assinado, ou no mínimo ser um cidadão que respeita o próximo, já é um grande início.

            Meu comentário vem por minha indignação a respeito da troca de valores.
            Ofender o próximo é fazer o mesmo que estas empresas farão conosco se conseguirem limitar a banda larga, olhar só para si!
            E aí será o “sujo falando do mal lavado”.

          • Caro ignorante,

            Além de ser mal educado, aparenta ser ruim de interpretação de texto a nível jedi. Eu me referi que exdrúxulo é seu linguajar, de baixo nível.

            Você não sabe se expressa e discutir idéias, e fica de ofensa.

            Sim, agora quem está cagando sou eu para sua opinião de bosta, seu a ironia né, e sua cidadezinha do interior que não chegou nem a luz ainda, o que dirá internet.

            Por favor, se está estressado, retire-se da internet e vá jogar bola. Aqui é local para discussão (interpretando para você: Local onde se troca idéia e não destrata os outros). Quando tiver maturidade equivalente aos dos demais leitores daqui, pode voltar a comentar em minhas opiniões, do contrário sentirei prazer em lhe denunciar.

            Obs: Desculpe qualquer linguajar ofensivo, mas você é ignorante e isso dá nos nervos.

          • Homero Gamer

            Sou ignorante, mal educado mas não sou débil mental de querer exigir embasamento de uma pessoa sobre existir operadora de telefonia na cidade dela. Tu deve ser mais um desses molequinhos que escreve merda na internet e depois fica criticando as pessoas quando elas te mostram a merda que escreveu.

            E denuncia minha rola também…

          • Se descreveu com a destreza de uma princesa !

          • Homero Gamer

            E mesmo assim continuo não sendo um retardado que exige embasamento para que uma pessoa saiba que na cidade dela tenha apenas uma operadora de telefone.

        • Alexandra

          Oi 🙂
          Eu moro numa cidade bem pequena. Tem 40.000 habitantes e aqui tem uns 4 serviços de fibra que não são da oi, vivo… Funciona bem. Inicialmente eles distribuíam sinal a rádio e há uns 2 anos começou a surgir a fibra. Não tem algo assim aí? Pq daí, dá pra se desvincular desse oligopólio, 0800 sem fim e que não resolve, essas coisas.

          • Adriano De Lima

            Muito afortunada a sua cidade.

          • Alexandra

            Opa, bom saber! 🙂
            Sinceramente, achei que fosse uma realidade comum, por isso não entendi o pq do pessoal se ver preso à Oi e às outras.

          • Marcos Nunes Moreira

            Vivo em uma cidade de 90 mil habitantes, tem 2 provedores meia boca cobrando uma conexão de 1M a 80 reais por mês onde não se chega 300kbps e a internet da oi onde pago 118 reais entre fixo e 10Mb, ai me diga, deixar de pagar 10MB por 118 pra pagar 3M fulero por 130?

            Como o amigo disse, tem cidades como a minha do interior que não se tem opções…

          • Moon Knight

            Em São Paulo você tem por opção:

            Vivo Fibra/Speedy ADSL
            GVT (que a vivo comprou)
            NET Virtua
            TIM Fibra
            OI

            Todas são ruins e caras. Tive NET e era um lixo, caía toda hora, foram uns 5 técnicos em casa e nenhum sabia resolver, cancelamos. Adotamos a VIVO ADSL e depois a VIVO Fibra, em termos de confiabilidade é melhor, não cai toda hora, a conexão é estável e tem boa velocidade, agora se vierem com essa palhaçada fodeu geral. Em casa temos 4 computadores que ficam conectados à internet direto, fora Smart TV, Smartphones e meu PS4.

            150GB é consumo diário lá em casa.

          • Marcelo Martins

            150 gb /dia foi ótimo

            Moro em SP tbm, porém em minha rua só tenho Vivo ADSL ou Net via Satélite. Verdadeiras drogas

            F r u s t r a d o

          • Renato Gomes

            Dessas aí a TIM informou que não vai aderir ao limite de conexão, que inclusive não possuí nos contratos atuais cláusula que limite a conexão.

            Não possuo internet fixa da TIM, mas pelo que ví na internet ela é considerada pelo Netflix ISP Speed Index (sistema de qualidade de internet da própria netflix) como sendo a melhor operadora para se usar com os serviços da Netflix.

            Link – https://ispspeedindex.netflix.com/country/brazil/

        • Adriano De Lima

          70%!?
          Que otimista da sua parte!
          🙁

        • Otavio Cezar

          Eu diria que só as áreas Nobres dos estados possuem todas as opções disponíveis.

          Aqui onde moro, só OI e Net.

      • nicolas gleiser

        uhuuu boicote , deixar eu ver minhas opções …

        GVT x
        Oi x
        Net x
        Vivo ☑
        Acho que vai ficar para a próxima .

        • Petró

          GVT é Vivo.

          • Johnny Walker Junior

            Infelizmente, notei que o serviço está decaindo demais. Vivo é um lixo, deveria se chamar morto ou morta. Mas isto é culpa do Brasil que não exigiu o investimento em infraestrutura.

          • Khaos vi Brittania

            a minha net é da CTBC

        • Moon Knight

          Na minha rua tenho a opção da VIVO ou da Net, não chegou TIM nem GVT ainda :/

      • Marcelo Martins

        Pior é certas regiões que não há poder de escolha!

        Aqui na droga de meu bairro só dependo da Vivo. Dera eu ter um Live Tim, não pensaria 2x

      • Renato Gomes

        O problema é que a melhor operadora em âmbito nacional com o melhor serviço, e que era completamente a favor de manter o acesso sem limites, essa operadora agora pertence a VIVO. #saudadesdaGVT

    • Oliveira17

      Kkkklkkk

    • ajude no abaixo assinado contra a vivo http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88207

    • Moon Knight

      Você pagou 8 pedaços, mas a franquia é de 2 pedaços, se quiser comer mais, você pode contratar uma franquia adicional de 2 pedaços por 20 reais.

    • Renato Gomes

      por falar em pizzaria, isso vai acabar com os hotspot (acesso wifi gratuito nos comércios), ou seja, aquele wifi de graça no hotel, no aeroporto, nos restaurantes, nas pizzarias… vão tudo acabar em “pizza”.

  • Tony Ferreira

    Eu sabia que era medinho da netflix e outras, só poderia ser mesmo.

    • Islan Oliveira

      A maioria dessas empresas ou suas controladoras tem negócios de TV Paga, então faz sentido usarem essa medida como boicote ao Netflix.

      • Marcos Guilherme

        #exato É exatamente isso que está acontecendo! #Cartel

  • Ricardo – Vaz Lobo

    Golaço do #Tecnoblog!

  • Joaomanoel

    Anatel devia ser cancelada…

  • Igor Azevedo

    Acho péssima essa atitude das empresas e das agências reguladoras. Na minha cidade há uma rede de fibra que põe limite como nos planos móveis também. A empresa é a maior do sul do estado do Rio (Zamix/SuperOnda). Será que o MP vai focar só nas empresas citadas ou pode afetar outras empresas menores?

    • ochateador

      Se o MP obrigar as maiores empresas a parar de fazer putaria e a respeitar a neutralidade da rede e a não colocar franquia na banda larga fixa, não tem provedor médio/pequeno que vá fazer isso, pois quando os grandes perdem uma batalha os pequenos perdem junto (um exemplo seria o caso FBI x Apple, se a Apple perder todos fabricantes de OS móvel perdem, se a Apple ganhar só o FBI perde).

  • tuts

    Se eles vendessem megabits até faria sentido isso, mas eles vendem velocidade, eles escolhem o que querem cobrar, porque os dois é abuso.

  • Josenilson Matos da Silva

    “quem consome menos paga por quem consome mais” – Uma afirmação tão burra que provocaria indignação em Caetano Veloso. As operadoras não vendem um plano universal para todos os seus clientes. Quem consome menos, logicamente opta por planos com uma largura de banda menor e portanto mais barata. Quem opta por planos com largura de banda maior paga caro por isso e deve ter o direito de usá-la plenamente.

    • Luiz P. R. Miranda

      E na verdade, acaba pagando mais caro, porque quanto maior a franquia, menor é o preço em relação a quantidade. Imaginar que as operadoras nos cobraria a metade do preço se usássemos a metade dos dados que se usa com internet é ser tapado. Claro que as empresas cobraram a mesma coisa, visam só o lucro essas pilastras.

  • Bruno Barbosa

    Sobre a redução de velocidade, deveria ter um limite para isso… de no máximo 50% por exemplo… assim quem em 10mb e consumiu toda franquia navegaria com 5mb até o próximo ciclo. Mas o bom mesmo seria sem essa bobeira de franquia de dados…

    • Anderson Antonio Santos Costa

      Se as operadoras quisessem beneficiar quem consome menos dados, elas poderiam cobrar um valor X por GB trafegado igual o que se faz com a energia elétrica e entregar a maior velocidade possível para todos. Mas, na internet fixa, é bem mais difícil limitar o consumo de dados trafegado, devido aos “gatos” de internet, que já existem nas operadoras móveis e também pelo fato de computadores possuírem uma maior abertura, o que faz com que a franquia internet seja facilmente burlada

  • JGui

    Geral comentando indignados.
    Mas alguém aí mandou, ao menos, um email demonstrando seu desconforto para as empresas que você contratou?
    Eu tenho vivo fibra e já entrei em contato com eles por diversos meios. Aepnas para demonstrar minha opinião, e falar que vou cancelar mesmo, e dane-se!

    Se as pessoas ficarem de bla bla em blogs e apenas isso, é a mesma coisa que gritar com a mão na boca.

    Tecnoblog de parabéns pelo trabalho! Merecem muito mais reconhecimento!

    • então ajude a espalhar o abaixo assinado contra a vivo! http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88207

      • abraaocaldas

        Desculpa, mas eu acho email para a operadora/ouvidoria melhor que petição publica que nunca deu em nada.

        • e email alguma vez resolveu? na petição pública a imagem dela está em jogo, é uma carta aberta

          • abraaocaldas

            Mande para a ouvidoria, petição pública não vale nada, vide que a Oi tá cagando para o reclame aqui por exemplo, mas ligue para sua operadora e ameaçe cancelar para você ver.

    • Jefferson Rodrigues

      Elas tão cagando para nós!

      • JGui

        E se nós ficarmos em silência, é exatamente a mesma coisa. Estariamos cagando para a decisão deles.

      • JGui

        E se nós ficarmos em silêncio, é exatamente a mesma coisa.
        Estariamos cagando para a decisão deles.

  • prcl

    Paulo Roberto Binicheski nosso herói

    • Joaomanoel

      Ele deve ser um usuário, como nós. E como usuário, deve correr atrás em nome de todos.

  • Vamos aos pontos cobrar por GB consumidos seria tão absudo quanto cobrar por pacote de dados, mesmo porque tem mês que assisto mais o netflix e youtube do que outros.

    Dadas as condições não só minhas mas de muitos brasileiros meu salario não sobra mais nem 1 centavo final do mês isso porque ainda parei de tomar uns remedios. Agora imagina não saber quanto vou pagar de internet como vou controlar meus gastos além do que já controlo?

    Fora o modelo proposto o de plano de 1 mega ter apenas 10GB de consumo, isso é ridiculo essa pessoa esgotaria o plano dela em poucos dias assistindo netflix.

    Quem tem internet vivo ADSL sabe que em tempos de chuva o serviço fica completamente instavel com quedas de sinal ADSL e muitas vezes tendo que chamar o técnico mais de 5 vezes até assionar o cabista para arrumar o problema de quedas constantes. O serviço da vivo é o pior entre Net e Live Tim , não vale o preço e ainda qurem limitar seus clientes.

    Agora quem tem Vivo Fibra ter 130GB de consumo é um abrusdo ter alta velocidade e não poder fazer nada, vai assistir video em 4K pra ver se em 6~10 dias essa franquia já não acabou.

  • seria uma boa oportunidade pra dar força ao abaixo assinado contra a vivo http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR88207

  • Joe Carvalho

    Eu ODEIO a 3G brasileira e nunca a uso. Um dia estava no trabalho e ficamos sem internet, daí precisei consultar o Google do celular. Ativei e tive a desagradável surpresa de ter TODA a minha franquia utilizada em menos de 1 minuto. Como pode isso se eu nunca ativava?
    Eu só estava precisando entrar na busca do Google para procurar um assunto e isso me consumiu TODA a franquia?

    Se o sistema é falho assim, pq usar isso para a internet fixa?

    • Antonio Araújo

      Eu uso o TimBeta, tem 100mbs/dia de franquia de dados. É excelente, pena que ainda é restrito ao publico. Parei de usar por algum tempo, voltei e pude notar um desempenho excelente no 3G da minha cidade. Ping medio de 150ms.

    • Tatiana

      Isso acontece porque as operadoras roubam os consumidores. Instale um medidor de tráfego no seu celular. A Vivo tava me dando o golpe assim também. Depois que reclamei e disse que tenho medidor, nunca mais…

  • Antonio Araújo

    Vamos apoiar o excelentíssimo Paulo Roberto Binicheski.

  • Antonio Araújo

    Depois dessa, me animei em cancelar todo o serviço de tv acabo.

    • Tatiana

      Tbm vou fazer isso em protesto. Querem boicotar? Pois bem….

  • abraaocaldas

    “Até a última atualização desta matéria, Oi e NET não haviam nos respondido.”

    É que eles estão tentando abrir o Gmail mas não conseguem porque tá lento…

    • Tatiana

      HUEahuehaUEHU boa

  • Jefferson Rodrigues

    Isso não vai dar em nada! Como não deu em nada o corte da Internet móvel.

    • Tatiana

      Como não deu? Eles estão cortando o_O

  • Se isso acontecer vai ser um tiro no pé! Muita gente vai cancelar a assinatura, inclusive eu!

  • ochateador

    O final do PDF é lindo…

    “Requisite-se da ANATEL para informar quais foram os estudos realizados no âmbito da agência reguladora para permitir a opinião do seu técnico e qual o marco regulatório sobre o tema.”

    Qual será a resposta?

    • Marcos Guilherme

      Já sabemos..
      Anatel: – Nóis averiguamos os fatos e nossos técnicos concluiram que é procedente e totalmente favorável ao consumidor.

  • Cara, sabe o que muita gente não sacou nisso? É o quanto esta sendo explorado pelas empresas que vendem acesso a internet.

    Se a vivo quer limitar 25 mb/s a 130 gigas, quer dizer que hoje, você pagaria mais de R$ 102,96 (considerando que esse preço é o plano de 10 megas, imagine o de 25?) pela bagatela de 11 horas, 49 minutos e 58 segundos, de uso.

    Ele comparou que em outros países, isso é comum, mas, não me lembro de países avançados tecnologicamente isso acontecer (nem com esse tipo de franquia ridícula), e nem muito menos.. algum lugar do mundo que cobre esse valor, por quase 12 hrs de internet.

    Em outra noticia, ele comparou a serviços de energia elétrica e gás…

    Quis “comparar” com gás, nesse valor compro dois (a ainda sobra pra comprar algumas coisas) e cada um dura no minimo 4 meses.

    Também quis comparar com energia elétrica, esse valor me paga por quase 3 meses.

    Só que tem uma diferença nisso.

    Se não bastasse o modo de comparação idiota (que denota pela própria burrice da comparação o quanto é um valor alto), ainda podemos usar outra coisa como comparação, seguindo o mesmo raciocínio:

    Moro em um bairro em uma cidade com mais de 600 mil habitantes, com o 20º maior PIB do Brasil. Tem gás (botijão e encanado), tem energia elétrica… mas, não tem internet… e ai? Que tal comparar as coisas direito?

    Comparar maças com batatas e ainda levar uma banana, não tem preço!

  • EDER BATERA

    Eu te pergunto:Então se a intenção é não deixar quem usa pouco pagar por quem usa mais,Quem usa muito pouco vai pagar menos?
    Duvido!Só vai encarecer mais o uso que já é o mais caro do mundo.É uma maneira de tapiar o cliente mediante a crise.

    • Tatiana

      Exatamente o q eu pensei! Não vão baixar o preço dos pacotes básicos para que o atual fique +- no mesmo preço, JAMAIS! É desculpa pra aumentar exorbitantemente os preços. O que o colega Marcelo Diotto ali em cima falou está mais do que evidenciando o absurdo disso!

  • Sergio Moreira

    Só no Brasil isso…. Ridículo limitar banda larga!

  • Matheus Valadares Gomes

    Na opinião de vocês, qual é a melhor banda larga atualmente no brasil?

    • Marcos Guilherme

      Atualmente aqui no meu Bairro é NET sem dúvida!

  • Isaias Freitas

    Brabu. Imagina todos estabelecimentos hj tem WiFi … num da nem pra imaginar isso. Tem q melhorar a estrutura e não ficar inventando moda.fdp.

  • Márcio Camilo

    E aquele velho papo de “10 mega por 24/dia …7 dias por semana ilimitado”, não será mais, propaganda enganosa….em outros países isso rola também???

  • Branco Dunn

    De volta aos anos 90

  • Marko Aniki

    Por que não criam um site oficial para assistir TV Online através dos serviços de telefonia? Sairia mais barato tanto para o consumidor como para as operadoras, não seria necessário técnico ir em casa fazer instalação nem nada! Só logar, escolher o canal e assistir! Até poderiam criar um programa para smart tvs e computador também, assim como a NETFLIX! Eu tenho o serviço da NETFLIX, além do Crunchyroll (Stream de anime), mas assinaria um stream de canais pagos, principalmente para assistir canais como NHK, Cartoon Network (sim, tenho 26 anos, sou casado, mas gosto dos desenhos da cartoon, e daí?), assistir filmes que, muitas vezes, não tem no NETFLIX, ou séries! As operadoras não veem a facilidade para o público, apenas para eles, além de visar o dinheiro. Se for mesmo passar a ser franquia de internet o consumidor irá pagar o mesmo valor por um produto inferior, e é capaz de eles fazerem pacotes, como do whatsapp ilimitado na móvel, para utilizar NETFLIX e YouTube ilimitado, vai acabar sendo a mesma coisa de antes só que pagando muito mais (internet + pacotes), será uma exploração ao bolso do consumidor.
    Ah sim, eles ainda pensam em passar esse tipo de serviço para a internet de fibra ótica, mais utilizada por empresas que, acredito eu, não são usuárias de NETFLIX. Daí eu pergunto: Qual a desculpa para sacanear as empresas também?

  • Carlos

    #Partiu cortar as fibras que passam pela região! Se 1 pessoa em cada cidade fizer em protesto quero só ver! FODENDO COM GERAL! “Brasil só se vê aumento e nunca vem um beneficio legal em nada.”

  • ANATEL filha da puta! Em vez das porras das operadoras aumentarem seus serviço querem diminuir o custo deles em?? VTnC!

  • Otavio Cezar

    Ou seja, se vc joga online, se vc vê filmes, series e etc… Pague o preço que normalmente eles cobravam em suas TVs fechadas. MP precisa intervir nisso para ontem!

  • Marcelo Diotto

    Um cálculo rápido em “papel de pão” aqui. Se eu tiver Vivo 25Mb (que tem cota de 130GB). Eu consigo uma taxa de transferência de 3.12 Mb/S. O que, multiplicado por minutos, horas e dias dá cerca de 7.72 TeraBytes que poderiam ser trafegados se eu usasse minha internet ao extremo durante o mês todo, o que penso ser algo justo, afinal se eu contratei um serviço mensal é porque espero ter ele disponível durante o mês todo.
    Então os 130 GB de cota vão dar só 2% do tráfego potencial que eu poderia ter com minha internet. É como se eu pagasse a mensalidade do clube mas só pudesse usufruir do mesmo por 14 horas no mês. Absurdo isso!!!!!!

    • Johnny Worricker

      Marcelo, eles nivelam os benefícios sempre por baixo. Lá fora é nessa média por que lá a programação na tv é melhor, faculdades tem link dedicado, a maioria trabalha fora de casa, opções de entretimento ao ar livre aos montes, enfim, outra realidade que faz as pessoas usarem pouco em casa a internet. As operadoras querem apenas copiar o que é benéfico a elas, a franquia baixa. Se for batido nesta tecla cai a franquia ou no mínimo, aumentam o limite para a realidade brasileira.

  • Marcelo Martins

    Em princípio só recebemos 40% por obrigação da velocidade contratada, e agora as operadoras se vêem no direito de limitar o uso de banda larga?

    Sabe quem vai sair ganhando????? As operadoras que não limitarem o uso inicialmente, pois ampliará os números de clientes. Agora responsáveis da Anatel dizer que é benéfico, pois quem usa pouco acaba pagando por quem usa muito???? E minha TV a cabo que pago 160 Dilma por mês e ligo a TV raramente?

    Q retrocesso, só neste país para tantas idéias de mer das surgirem unidas. Não temos um serviço de qualidade, para impor regras.

  • João Henrique

    Interessante a vivo, tudo que é de ruim para o consumidor brota dessa operadora.Se for ver o histórico dessa operadora ate impossibilitar a transferência de musica entre celulares ela já fez.A penúltima foi com wahtsza anterior foi o limite de dados que a mesma deu a ideia de ser cortado o tráfego na telefonia móvel,agora vem com essa de limitar a internet fixa.

  • Juliano Lima

    Isso tudo acontece devido a passividade excessiva do povo brasileiro!!!

    Brasileiro aceita tudo só pra não sair da zoninha do conforto dele. Enquanto essa cultura não mudar, vamos ser escravizados SEMPRE….

  • Fred Urtica

    Só aqui mesmo. Por isto que as empresas ganham o que ganham de dinheiro. Olha que disparate a Net falar que se quiser o cliente compra um plano mais caro para ter mais franquia…. poxa, isto é venda casada. Isto é empurrar goela abaixo um “seus otários”. Sou cliente GVT e, antes de mudar para Vivo, eles nunca tiveram esta franquia e sempre tive excelentes velocidades. E até onde eu sei, as pessoas que eu conheço que possuem GVT nunca reclamaram de queda de velocidade, ou seja, eles sabem gerenciar o tráfego muito bem. Essa de cortar a velocidade para baixo é falta de conhecimento técnico para gerir a rede muito bem. Isto é ciúmes dos conteúdos online (Netflix) pois as operadoras hoje, praticamente todas, possuem Internet + Fixo + TV. Espero que o MP julgue isto abusivo.

    • Tatiana

      Exatamente! Isso é conluio!! Todas as provedoras de TV a cabo se uniram (e provavelmente até Record e SBT entraram nessa) para colocar franquia na banda larga para tentar derrubar o Netflix. País da palhaçada.

  • Tatiana

    Se eles realmente cobrassem para onerar apenas empresas que usam MUITO, ainda vai.. mas qualquer coisa menor que 500Gb/mês afeta QUALQUER usuário médio que usa netflix e assiste youtube, por exemplo. Teria que passar a controlar o que vê, exatamente como o promotor disse, perdendo a liberdade de acesso. E ainda 500Gb/mês afeta os jogadores online (que não são poucos, na verdade são muitos), pois se usar netflix e youtube E jogar todos os dias, o consumo é bem maior que 500Gb/mês. OU SEJA: eles não querem onerar quem usar muito mais do que o cidadão comum, não querem onerar empresas com grandes tráficos, querem onerar TODO MUNDO e encher os bolsos, explorando o consumidor. Brasileiro é explorado em tudo, já era explorado por essas empresas horríveis com serviço péssimo e atendimento pior ainda, agora, então, literalmente HUMILADO por todas elas.

  • carine

    É so mais um agente publico que usa o cargo para favorecer empresarios e encher o bolso!!! Palhaço!!!

  • Allan R. Lacerda

    É o governo querendo impor limite no acesso a internet, aos vídeos do Youtube, Daylemotion, Facebook, para assim impedir o acesso da maioria das pessoas de baixa renda, etc. Tentaram controlar as mídias sociais, como não conseguiram, usam a Anatel.

  • Anti-Comunista
  • Oséias Sando

    se quiserem limitar assim, então cobrem por GB baixado e/ou upload, quem nunca usa no mês não paga por não ter usado, isso estes ladrões não querem né?!

  • michel lima

    Só falo uma coisa se isso acontecer mesmo com a vivo fibra eu mudo para a NET isso é um descaso com um cliente cortar a internet só porque ele usou uma coisa que ele está pagando e eu falo mesmo se isso acontecer mesmo vai haver cancelamentos em massa aí eu quero ver se a vivo não toma feito e respeita o consumidor direito.

  • José Pereira

    A limitação é incompatível com as novas tecnologias netflix, spotfy etc. O mundo avança e o Brasil volta à pré história, utilizando o lobby das donas de TV para parar a concorrência tecnológica. Aqui privilegia-se a ineficiência e o atraso em detrimento do avanço e do futuro. Internet ilimitada é o que se tem em qualquer país civilizado porque isso representa acesso à informação, à cultura e garante a liberdade de expressão.

  • DJ-Edie Mix

    O Brasil está jogado as traças tudo que quiserem fazer estão fazendo e não tem ninguém para dar um não todos aceitam tranquilamente porque o povo sempre tem que se lascar, ninguém governa para o povo e sim para as grandes empresas para algo que possa favorecer a ambos enquanto nós aqui em baixo se foda…

  • Narjan Rodes

    Assim que a Oi começa a limitar, eu cancelo meu VELOX, sei que ninguem consegue viver sem internet, mais façam isso por uns 3 a 5 meses que eles perdem receita e voltam atras.

  • Fábio Moser

    Assinado, amigo!

  • Junior Portella

    Vão matar os serviços de streaming no Brasil como donwload de jogos pelo ps3 e ps4 e até mesmo pela steam jogos pagos nao é pirataria, serviços como netflix e outros de streaming de video e sites renomados de video streaming a exemplo do youtube cara o brasil é um lixo com milhoes de pessoas enfiadas dentro do saco que palhaçada é essa que estamos vivendo vamos boicotar tudo e quebrar tudo nessa porra de país pra fuder logo o sistema todo depois de tantos anos em um modelo ja consagrado de venda de dados agora eles fazem uma loucura que nos remete aos anos noventa na internet discado vão se foder seus filho da puta de merda eu cancelo a minha no primeiro mes que vigorar essa bosta são 160 reais a menos no bolso de vocês fixo todos os meses multiplique isso por milhares de clientes insatisfeitos que irão cancelar os serviços vão perder milhoes fodam-se filhos da puta ratos nojentos estou enojado do país que vivo

  • Sandro De Moura Rossigalli

    Realmente estamos voltando nos anos 80!!!
    Porque já não começam a cobrar o volume de ar respirado também, já tem o credito carbono e só cobrar da população agora!!

    • Renato Gomes

      Na china é cobrado o ar que respiram (o ar ficou tão poluído que Ar Puro é vendido em sacos plásticos), é como comprar uma garrafa d’água, mas sem a água dentro.

  • Khaos vi Brittania

    Graças a Deus que existe a Ministério Público Federal, porque a Anatel é pau mandado dessas bostas de operadoras

    • Renato Gomes

      Nisso concordo plenamente, Anatel está aqui para servir as operadoras. Deve ter alguns lá levando muita grana pra fechar os olhos com isso tudo.

  • christophe lucken martins

    Só tem um jeito e começar a bombardear as operadoras que o talibã faz, vamos armar todos os cidadãos de bem e começar a matar esse governantes ai essa porra se ajeita de vês. Só assim

  • Aluisio Xavier

    Como ficara os cursos a distância?. Internet nos shopping? Os tablet e computadores que estão com os alunos da rede publica ?. Para o brasileiro sempre ha uma boa saida

  • Angelo Mattos

    Como sempre a mercenária da VIVO liderando a sacanagem com os consumidores.

  • Pruda

    Fazendo um calculo rapido… Numa velocidade constante modem discado 56kpsx 60segundos = 3,36Mb/Minuto x 60= 201,60Mb/Hora x 24= 4,83 Gb/Dia x 30 = 144 Gb por mes… Resumindo teremos uma internet que se dividida pelos segundos que temos no mes não chegara a 56kbps (internet via modem discado)

  • Mikeias Almeida

    Ta na cara que essas empresas querem fazer os consumidores de refém e obriga-los a utilizar seus serviços caros e ultrapassados. tais como: telefonia móvel ou fixa e TV por assinatura.
    devemos boicotar essas operadoras e utilizar outro meio no caso a TIM ainda não vai mudar seu modelos de prestação de serviços, se o MP não conseguir invalidar essa decisão abusiva dessas empresas o boicote é a arma final do consumidor.

  • Wilma Lucia

    O dilma disse que ia regular imposto ou tornar inviável empresas como a netflix e spotfy…não sabiamos como…mas agora to entendendo…deve ser mais uma medida comprada

  • marcelogons

    Quem quiser entrar na petição contra o limite é só clicar aqui:
    https://goo.gl/HC5Rc3
    Já entrei e são mais 1.542.000 pessoas que entraram, não abra mão do seu direito.

    Impor limites de comunicação a uma nação é absurdo.
    Na verdade deveria ser considerado um crime.
    E para piorar o governo tem sido um dos protagonistas mais uma vez contra a opinião publica, chega ate parecer que eles gostam de passeatas nas ruas com milhões de brasileiros, afinal chega ate ser bonito ver toda a nação reunida e revoltada vestindo verde e amarelo.
    Mas enfim, acredito que:
    As empresas que não tem condições de manter um serviço constante, instável e com qualidade, com baixo custo, que muda contratos diminuindo a qualidade de serviços para o consumidor ser obrigado a mudar de plano e só visa lucro não deve ser mantida aberta.
    Portanto deixar a comunicação de uma nação a cargo de empresas particulares e inescrupulosas é um risco incalculável a todo o pais, tanto na questão de segurança, saúde, cultura e de desenvolvimento que dependem hoje diretamente desse serviço.
    Um “gargalo” que vai diminuir arrecadações com as dificuldades a grandes, medias e pequenas empresas e autônomos prestadores de serviço ou que fazem vendas e negócios pela internet, portanto perda essa ate para o governo que poderá ser de bilhões enquanto busca ganhar valores bem menores através das operadoras.
    Acredito ainda que o governo devia ter uma linha de serviço como o Wifi livre por exemplo, em todas as ruas como primeira opção e em segunda a de empresas privadas a fim de garantir a comunicação a todos os brasileiros.
    Expondo ainda melhor, Imaginem o prejuízo que a limitação além dos atuais precários serviços de internet podem causar as empresas que dependem para transmissão de dados entre clientes, filiais, prestação de serviços e para com o governo diminuindo ate arrecadações de impostos. Imaginem o prejuízo que as operadoras irão causar para o desenvolvimento cultural de estudantes e universitários. Imaginem o prejuízo que será causado as pessoas que dependem da internet para se comunicarem com amigos e parentes a longas distancias, como uma mãe ou pai idoso ou um deficiente.
    As propagandas das operadoras privadas podem ser “bonitinhas” na TV, feitas por profissionais de marketing, e atores famosos, mas não refletem a realidade, a necessidade, e as condições da nação brasileira. E diferente do que as operadoras propagam, em vários outros países a internet é ilimitada e com uma qualidade muito melhor.
    Além do mais o Brasil não tem que ser igual a ninguém, mas sim, ter mais condições para seu desenvolvimento e regras próprias que ajudem a população.
    As operadoras que não estiverem de acordo podem fechar as portas que sempre haverá outra para tomar o lugar, como empresas canadenses e de outros países com internet ilimitada, com baixo custo e qualidade de serviço.
    Acredito que o governo acabar com o monopólio dessas operadoras privadas no país se tornou uma necessidade e uma prioridade.
    Poderia ate usar a prestação de serviço de ONGs,empresas sem fins lucrativos ate de outros setores com abatimento de impostos para fins de cultura e desenvolvimento, implantando um serviço de comunicação para todos com qualidade.
    O que não pode é deixar como esta, a mercê de operadoras oferecendo um serviço deficiente e caro, onde o Brasil hoje se encontra como um dos piores países do mundo nas pesquisas em qualidade de serviço de conexão, e ainda querem impor limites que só vai piorar essa condição extremamente precária. Que trará prejuízos irreversíveis para todo o país.
    Ate Boletim de Ocorrência hoje o Cidadão confecciona prestando depoimento dos fatos, pela internet através do Site da Segurança Pública, do Site da Policia Militar e Policia Civil.
    Outro fator pouco percebido ou lembrado ainda é que a comunicação de dados é serviço de Segurança Nacional, e não pode ser interrompido, haja vista que inclusive quando foi criado nos EUA, passando a ser chamado de internet depois, esse era e continua sendo seu principal objetivo, inclusive em nosso país.
    Portanto internet não é somente para mandar mensagens, brincar de joguinho e as operadoras ganhar dinheiro, sua verdadeira importância e finalidade e bem mais ampla, e a comunicação de dados é um serviço indispensável e não pode ser interrompido ou cobrado sem escrúpulos.

  • Alf Oet

    ainda bem que li esta materia… estava pensando em assinar um plano de 15mb NETCOMBO (PURA BUCHA) mas de que adianta com este limite de 30gb
    http://faq.netcombo.com.br/faq-2/pergunta-frequente/por-que-a-net-estabelece-franquia-para-os-produtos-net-virtua/

    eles estao vindo com conversinha… mas gente internet livre já era… acho que temos que voltar aos velhos tempos da conexão discada 15kbits que tal????!!! um RETROCESSO SEM PROCEDENTES isto, se quiser utilizar mais do que o limite tem ligar e solicitar um plano extra …

  • Alf Oet

    RESPOSTA DA NET !!!?????

    – Se o cliente identificar que seu plano atual de velocidade e franquia é
    insuficiente para o seu perfil de consumo, ele pode solicitar a
    contratação de um novo plano de banda larga mais adequado ou ainda,
    contratar uma franquia adicional para complementar o volume de dados
    trafegados no mês –
    vai ocorrer o aconteceu com a telefonia movel… seu limite acabou, quer mais, mais money,,,,