Início » Celular » Emuladores de Android para PC: veja os melhores em rodar jogos e apps

Emuladores de Android para PC: veja os melhores em rodar jogos e apps

BlueStacks, NoxPlayer, MEmu Play são três opções de programas para rodar Android no computador

Diego Melo Por
TB Responde

Rodar um emulador de Android no PC pode ser uma boa alternativa para quem quer experimentar apps sem gastar o plano de dados, ou para quem deseja jogar seus jogos mobile favoritos, como o PUBG Mobile, com o conforto e a precisão do teclado e mouse.

Outra vantagem é poder utilizar um teclado “de verdade” em aplicativos que exigem mais dedicação ao digitar, como o Evernote ou o Word. E, como a maioria destes apps funcionam bem em vários dispositivos Android, basta configurar sua conta Google para ter todos os seus dados sincronizados entre o emulador e seus aparelhos.

Como escolher o melhor emulador de Android no PC

Os emuladores foram testados no Windows 10 em um PC com processador Core i5-6600. Apesar de não serem tão exigentes nos requisitos mínimos, é bom verificar se a CPU da sua máquina suporta tecnologia de virtualização (VT), pois quase todos os emuladores afirmam rodar melhor ou até mesmo exigem esta opção.

Como nosso foco são os jogos, todos os emuladores Android citados já vêm pré-configurados com suporte à Google Play, teclado e mouse, e até algumas configurações específicas para melhorar o desempenho nos games. Existem opções próprias para desenvolvedores e, na maioria dos casos, o próprio Android Studio dá conta do recado.

1. BlueStacks

O BlueStacks é um dos emuladores Android para PC mais antigos e conhecidos do mercado. O BlueStacks 3, sua última versão estável, vem com Android 7.1.1 e uma interface própria, que pode desagradar alguns usuários por também conter vários aplicativos pré-instalados e, na versão gratuita, muita publicidade irritante.

O BlueStacks oferece “pacotes de download” com configurações específicas para jogos populares como Clash of Clans, e até um modo de jogo especial para os games tipo battle royale, como PUBG Mobile e Rules of Survival.

O suporte à Google Play permite instalar apps como o Instagram e o Facebook, mas aplicativos como o WhatsApp podem não funcionar por exigirem um número de telefone válido. Veja como baixar APKs do Google Play neste tutorial.

O processo de instalação de APKs é simples, e basta apenas alguns cliques para abrir outras instâncias do emulador. No entanto, o BlueStacks não oferece tanta liberdade para alterar outras configurações, como câmera e GPS, quanto seus concorrentes. O BlueStacks N, versão mais recente do emulador, está disponível gratuitamente para testes.

2. NoxPlayer

Talvez um dos principais concorrentes do BlueStacks seja o NoxPlayer, outro emulador de Android para PC com boa performance focado em jogos e aplicativos. Ele permite explorar mais o potencial do Android com várias configurações, mas com uma interface menos amigável.

Apesar de vir com a versão 4.4.2 do Android por padrão, é possível criar uma nova instância do emulador com o Android 5.1.1 e utilizá-lo da mesma maneira.

O NoxPlayer é o emulador com a melhor integração com Windows, criando atalhos na área de trabalho para os apps instalados na máquina virtual e utilizando as notificações do próprio sistema operacional.

3. MEmu Play

Com menos publicidade pré-instalada e uma interface praticamente idêntica a do NoxPlayer, o MEmu Play vem com Android 5.1.1 e teve o desempenho mais satisfatório entre as três opções testadas.

A integração com o teclado e mouse e o suporte ao mapeamento de teclas é excelente. Assim como no NoxPlayer, o MEmu Play também oferece configurações avançadas, como definir a quantidade de CPUs a ser emulada, memória RAM disponível, e gravação de macros para automação de tarefas no Android.

Para instalar APKs, basta arrastá-las ao emulador. Se você quiser transferir um app do MEmu Play para o seu celular, é só conectá-lo ao PC via cabo USB e instalá-lo pelo próprio programa.

Qual é o melhor emulador de Android para PC?

Todos os emuladores testados possuem características em comum, como:

  • Opção de rodar em modo tela-cheia;
  • Integração com a Google Play Store;
  • Facilidade para instalar APKs;
  • Ferramenta de captura de tela;
  • Transferência de arquivos entre o Android e o PC;
  • Possibilidade de rodar várias instâncias do emulador;
  • Foco em games mobile, como Candy Crush, Clash Royale, PUBG, Rules of Survivor, etc.

Enquanto alguns oferecem uma versão mais recente do Android (como o Nougat no BlueStacks 3), outros são mais configuráveis (como o NoxPlayer) ou menos infestados de publicidade (como o MEmu Play).

Em nossos testes, o que mais agradou em termos de desempenho, facilidade de uso e liberdade de configuração foi o MEmu Play.

No entanto, seja você um desenvolvedor, um entusiasta dos aplicativos Android, ou um gamer querendo jogar seu jogo mobile favorito no computador, sinta-se livre para testar e escolher o melhor emulador Android para PC. Depois, compartilhe com a gente nos comentários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eleandro

Sim

John Constantine

nenhum deles pega mais infelizmente mesmo que vc tente trava sempre antes de instalar ou depois de usar algumas vezes ! eu tenho um melhor como recomendação chama-se Leapdroid esta sendo melhor que estes ainda mas ainda assim ele requer que seu processador suporte o VT-X recomendo fazer este teste antes pelo site da Intel !

Otavio Augusto

Esse programa é só para espelhar né??

Otavio Augusto

Esse programa é só para espelhar o celular no PC e vice versa né??

Fernanda Lima Lemos

Bluestacks já foi realmente uma boa opção. Acho que com o tempo, tudo fica obsoleto haha e o mercado sempre traz coisas novas... eu tenho usado o ApowerMirror e funciona mt bem!

Tudo Aqui!!

VOU TESTA O MEMU, TOMARA QUE FUNCIONE BEM, MINHA CONFIGURAÇÃO É I7 16GB DE RAM SSD 120 SSD 240 HD 1TB HD 500GB RX580

Nandes Santos Nandes

o bluestacks nao abre no meu, testando os outros dois ........

Wesley Rafael

Tenho esse problema no bluestacks tmb... o teclado e o mouse durante um confronto, para de funcionar ou buga indo pros lados... Irei testar os outros emuladores.

kemesson bmp

gostei de todos 1° partida depois q fecho e reinicio o pc muito lags simplesmente não dar pra jogar
testei Bluestaks 3, 4 , Nox, Memu, Koplayer. Todos a mesma coisa
minha configuração
core i5
Ram 8GB 2x4Gb
HDD 120GB dedicado sistema
HDD 160GB dedicado jogos
Placa d video GeForce GT 630
Alguma ideia ou recomendação.

Bruno HR

testem o MOMO Ldplayer eu atualmente uso ele da pra jogar de boa porem ele tem alguns bugs como o direcional ativar para esquerda ou direita sozinho e as vezes o sistema de teclado para de funcionar durante a partida e quando ativa o microfone da lag e tambem pode parar de funcionar o teclado tendo que reiniciar o emulador no modo raiz .. esses bugs acontecem quando estou jogando freefire nao sei se com outros jogos terão esse problema ... mas vou testar o Nox pra ver como e.

Fernanda Lima Lemos

Sempre que eu quero jogar alguma coisa do celular pro pc (e viceee versa) eu uso um software que chama apowermirror da apowersoft. Show de bola, funciona mtmtmtmt bem #ficadica!
https://www.apowersoft.com....

Saulo Guardiao

esqueça essa porcaria trava e ainda por cima joga um monte de vírus pra dentro do pc começa a instalar um monte de coisa sem sua permissão !

Charles Silva

Ja baixei o Bluestacks, porem nem cheguei a entrar de tao pesado que é a aplicação. fui tentar com memu funcionou tranquilamente mas a internet no emulador sempre dizia q nao tinha conexão mas ai as vezes conectava, e outro problema q tinha era de sicronizar a conta no Google Play que sempre dava erro.

rodrigo alves

Bluestacks era muito bom com virtualização do processador ligado tinha um bom desempenho , mas com ultima Atualização ficou uma porcaria fica pedindo para reniciar demora muito ficou bem lixo .

leomilani

e eu sou no clash of clans

Exibir mais comentários